Com a retomada do turismo pós-covid, entender o perfil dos viajantes será determinante para a hotelaria e para as empresas que desejam atuar durante a retomada das atividades após o isolamento social.
Empresas atuantes no mundo digital, segurança, higienização e fortalecimento da sua marca online são algumas questões fundamentais para que seu hotel ou pousada se mantenham relevantes e atuantes no mercado.
Neste artigo você encontrará os melhores insights para a hotelaria e destinos inspirados no ebook Turismo Pós Covid-19 para Empresas e Destinos do SEBRAE, sobre as principais ideias e tendência do turismo pós-covid 19.
Vamos ao conteúdo?
Qual o perfil do viajante pós-covid?
Ainda não sabemos como será o consumo do turismo no futuro, mas devido às novas perspectivas acredita-se que os viajantes pós-covid terão as seguintes características:
Mais conectado: o viajante 4.0 sempre esteve conectado para pesquisar, comprar e planejar suas viagens online. Pós-covid esta característica ficará ainda mais evidente. Sendo assim, se a empresa ou destino não estiver na internet ela provavelmente será esquecida e substituída pela concorrência.
Consumo consciente: estamos mais atentos em relação ao que compramos. Portanto, acredita-se que este não é um bom momento para gastar dinheiro com coisas desnecessárias.
Medo de aglomerações: Famílias buscarão se hospedar em lugares mais conectados com a natureza para se distanciar das aglomerações das grandes cidades;
Sustentabilidade: pessoas darão mais valor a empresas e marcas que tem compromisso com o meio ambiente e comunidades locais.
Redução da renda: os consumidores darão maior atenção para segmentos que tenham preços mais acessíveis e com maior relação custo-benefício, inclusive os turísticos.
Crescimento das compras online: por meio das compras online é possível ter de tudo, até experiências turísticas. Atualmente já é possível comprar aulas de gastronomia, fotografia e diversas outras experiências a um clique de distância.
Higiene: os cuidados com a segurança sanitária em hospedagens, alimentação e experiências não passarão despercebidos pelos consumidores. Esses procedimentos se tornarão um diferencial nas empresas e marcas.
Alimentação: Voltar ao hábito de comer em casa ou em quarto de hotel será um hábito a ser retomado.
Consumo de produtos locais: maior consumo de produtos locais, como gastronomia (pratos salgados, doces e bebidas) e artesanato, também será destaque.
Para onde viajaremos pós-covid?
Acredita-se que, neste momento do turismo pós-covid, alguns destinos mais tranquilos e exclusivos ganharão mais destaque devido à tranquilidade de pessoas, passeios e experiências.
Sendo assim, as apostas estão em lugares com mais contato com a natureza, com experiências ao ar livre em pequenos grupos de amigos ou familiares.
Conheça os 5 principais segmentos turísticos que estarão em alta pós-covid:
- Turismo rural;
- Turismo de natureza;
- Ecoturismo;
- Turismo de aventura;
- Turismo gastronômico.
As experiências exclusivas durante o primeiro período pós-covid tomarão grandes destaques e serão altamente valorizadas. Sendo assim, essa será uma oportunidade ideal para os fornecedores investirem em serviços turísticos.
Como serão as viagens pós-covid?
As viagens pós-covid serão marcadas por novos protocolos de segurança na hotelaria, nos aeroportos, bares e lugares turísticos.
Sendo assim, uma das obrigatoriedades será o uso de máscaras e a atenção à necessidade de higienizar as mãos com álcool em gel 70% ao entrar em lojas, restaurantes e ambientes fechados.
Além disso, veja quais novos protocolos de segurança serão destaques em viagens pós-covid:
- Cuidados sanitários transportes públicos;
- Cuidados sanitários em museus, monumentos e atrativos turísticos;
- Redução da capacidade dos estabelecimentos;
- Medidas extras de limpeza e higienização em hotéis, bares e restaurantes;
- Aumento de seguro viagens que cubram a pandemia também;
- Cuidados redobrados em restrições imigratórias;
- Aumento nas medidas de higienização das companhias aéreas em aviões e nas salas de embarque.
Insights para hotéis e pousadas pós-covid
Neste novo cenário é necessário entender qual o tipo de turismo e o perfil do viajante sua empresa pretende atender, para que seu posicionamento seja de acordo com o seu nicho de mercado.
Portanto, o planejamento estratégico e a criatividade será primordial nesse cenário pós-covid 19.
Sendo assim, conheça alguns insights que ajudarão nesta adaptação:
Segurança
A segurança sempre foi uma preocupação no turismo, entretanto, de agora em diante a preocupação será dobrada, seja na segurança alimentar, sanitária ou social.
Se você tem uma empresa que recebe clientes, é importante saber comunicar e estabelecer quais os novos meios de segurança serão adotados além da limpeza e higienização, uso de máscara, álcool em gel 70% e demais serviços.
Presença online
Estamos usando a internet para praticamente tudo no dia a dia, sendo assim, se uma empresa não está no online os consumidores se esquecerão dela e de seus produtos.
É por isso que toda empresa de turismo precisa ter um site, estar nas redes sociais e plataformas de busca.
Essas plataformas além de ajudarem na divulgação do seu estabelecimento cria um relacionamento e uma prova social de incentivo para que outras pessoas busquem por seus serviços.
E-Commerce/M-Commerce
Oferecer oportunidades de compra online facilitam para o consumidor. Empresas que deixam de fazer esse tipo de venda podem perdem clientes para empresas que oferecem esse serviço.
Se não souber usar a ferramenta de vendas online, opte por usar o WhatsApp, grupos no Telegram e pagamentos via transferência bancária.
Experiências
Torna-se mais importante a preocupação em oferecer um serviço de turismo que traga a sensação de experiência única, pois é nesse segmento que os hotéis e restaurantes devem se dedicar para trazer novas experiências ao viajante.
Uma dica importante é mostrar um diferencial da sua cidade ou empresa que o turista não faria ou encontraria em outro lugar.
Flexibilidade
Com essa mudança radical devido à pandemia, a flexibilidade para cancelamentos e reagendamentos é um grande diferencial. Por isso, deixe as regras de sua política de cancelamento objetivas e sempre publicada em seu site.
Pacotes Inovadores
Lugares menos conhecidos tem grande potencial de destaque. O Brasil tem destinos lindos! Se as agências de viagens pensarem em pacotes inovadores com destinos diferentes se destacarão por seu diferencial.
Sustentabilidade
Se antes já era algo relevante para se pensar, agora é ainda mais importante estabelecer algumas soluções sustentáveis para seus consumidores.
Sendo assim, pense em uma política de sustentabilidade para sua empresa que junto possa ajudar sua comunidade, grupo de crianças carentes, mulheres desempregadas, entre outras questões.
Higienização
A limpeza e a higienização deve estar presente em todos os protocolos atuais de segurança, desde na lavagem dos enxovais até na recepção do hotel.
Por isso, lave todos os lençóis, fronhas, capas de colchão, toalhas de banho, toalhas de rosto e demais itens do enxoval de hotelaria na temperatura mais alta recomendada pelo fabricante.
Além disso, atente-se ao manusear esses tecidos, e principalmente, evite agitar a roupa, pois esse movimento pode aumentar a propagação de germes.
Como o marketing de turismo pode ajudar no pós-covid?
Quem não é visto, não é lembrado! Por isso sua empresa precisa manter uma comunicação constante com seus consumidores. Esse não é o momento para o turismo vender e sim de formar e informar leads, portanto, saiba quais conteúdos serão importantes para seus leitores:
- Demonstrem os valores da empresa; (relação com funcionários, clientes e fornecedores);
- Crie vínculo com os clientes;
- Mostre suporte ao combate à Covid-19;
- Conteúdos que crie vínculo emocional com os clientes;
- Gastronomia (receitas típicas para fazer em casa);
- Inspirações (documentários, filmes, curtas online sobre viagens e destinos);
- Visitas virtuais, quiz, testes e jogos para a família toda;
- Dicas de esportes e atividades para fazer em casa;
- Dicas de bem estar;
É essencial nesse momento transmitir confiança e inspirar desejo por novas viagens.
Agora, a tendência de busca por destinos será mais detalhada e as agências e hotéis que tenham um vínculo de confiança com o consumidor será o primeira a ser procurada.
Agora que você já leu diversos insights é hora de colocar a mão na massa. Esperamos que tenha muito sucesso com suas novas estratégias de negócios.
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