Atitudes simples para seu hotel ser mais sustentável e render mais

COMPARTILHE

Diante das transformações ambientais e os desgastes dos recursos que vêm sendo intensificados, cada vez mais exige-se uma mudança de atitude e mais preocupação das empresas com a sustentabilidade. Desenvolver uma política sustentável alinhada com a visão e objetivos da empresa, bem como integrar os funcionários do hotel para essa realidade desde a contratação contribui para gerar mudanças positivas expressivas e vislumbrar um futuro com menos impacto à natureza.

A Conamore traz dicas essenciais para aplicar diariamente no seu hotel ou pousada, implantando um programa mais sustentável e ainda lucrando mais. Acompanhe!

 

1- Economia de água

Para isso é interessante desenvolver um programa que diminua a demanda da lavagem de toalhas e lençóis, procurando lavar uma quantidade maior por vez. Adquirir roupa de cama e banho de qualidade e resistentes às lavagens também ajuda nesse sentido. Uma dica também importante é a instalação de torneiras de fluxo reduzido em todos os cômodos, apenas essa troca já faz uma grande diferença. Pense também em reutilizar a água da piscina e da chuva, instalar um mecanismo duplo de descarga nos sanitários e melhorar o sistema de irrigação.

 

2- Economia de energia

Substituir as lâmpadas comuns por outras mais eficientes e econômicas pode fazer com que se reduza o gasto de energia em longo prazo e, consequentemente, economize-se mais. Instalar sensores de presença pelo hotel também faz uma diferença considerável. Economizar o uso de elevadores sempre que possível é uma alternativa também para reduzir o consumo de energia, além de estimular a qualidade de vida dos funcionários. Outras dicas simples como desligar a tela do computador quando não está usando também são eficazes.

 

3- Reciclagem

Separe sempre os materiais para reciclagem: vidro, plástico, papel e metal. Os aparelhos eletrônicos, bateria e lâmpadas também devem ser destinados adequadamente. Lembre-se também de dar a destinação correta ao óleo de cozinha utilizado no restaurante.

 

4- Fornecedores comprometidos

Compras de equipamentos e insumos que respeitem o meio ambiente podem contribuir para toda uma cadeia sustentável. Opte por se associar a fornecedores comprometidos que tenham uma boa conduta ambiental e ofereçam soluções sustentáveis.

 

5- Relação com a comunidade

Além de se associar aos fornecedores locais, outras boas práticas são comprar alimentos produzidos na região estimulando o comércio local, contratar pessoas com deficiência, promover campanhas de doação para instituições locais, patrocinar eventos locais e trabalhar lado a lado com ONGs que se preocupem com a preservação ambiental.

 

6- Envolver os hóspedes

A consciência ecológica deve ser repassada aos funcionários e também hóspedes. Uma dica é deixar recados incentivando-os a utilizarem as toalhas mais de uma vez durante a estadia. Disponha de mapas e rotas de passeios à pé e considere implantar um sistema de aluguel de bikes no hotel para os hóspedes usufruírem dessa alternativa mais ecológica.

 

7- Toalhas e lençóis

Procure adquirir toalhas e lençóis brancos para o hotel, pois economizam mais água e demandam uma quantidade menor de produtos para a limpeza e manutenção da maciez e cor, além de ser mais bem visto visualmente.

 

Gostou das dicas de sustentabilidade para hotelaria?
Coloque-as em prática, fique com a consciência limpa com o meio ambiente e você ainda irá economizar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS

O que esperar do turismo em 2024?

Como é boa a sensação de termos atravessado e conseguido chegar em  mais um final de ano, onde olhamos para trás e vemos o quanto o turismo neste ano foi