Turismo e hotelaria estão com fôlego novo

COMPARTILHE

As viagens adiadas estão ficando no retrovisor e o turismo e a hotelaria avançam por um caminho de céu limpo e tempo bom. Com o andamento da vacinação contra a Covid-19 – cerca de 44% da população adulta brasileira imunizada com as duas doses da vacina ou dose única, segundo o Ministério da Saúde -, e com a queda no número de mortes e de internações, os viajantes estão colocando em prática os planos de viagens e o turismo e a hotelaria vem recuperando o fôlego neste segundo semestre de 2021. 

As perspectivas para o setor são otimistas e mostram que o desejo de viajar, de viver as experiências de hospedagem e de explorar novos lugares, até então reprimido por conta da pandemia, está mais vivo do que nunca. Acompanhe a leitura e veja como o cenário está se abrindo para o turismo e a hotelaria nos próximos meses. 

Imunização avança, viagens também 

Um dos fatores que tem contribuído para a retomada do turismo é o avanço da vacinação. Com cerca de 142,2 milhões de brasileiros adultos vacinados com ao menos uma dose dos imunizantes, o que corresponde a mais de 90% da população, há maior segurança para colocar o pé na estrada. 

A imunização completa no Brasil está em 44% da população adulta, ou seja, cerca de 70 milhões de brasileiros imunizados com as duas doses da vacina ou dose única. A proteção da vacina reduz casos de internações graves e mortes. 

Assim, as viagens podem ser feitas com mais tranquilidade, mas ainda respeitando e seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscara e álcool gel e evitando aglomerações. 

Férias de julho como mola propulsora 

Bem, como vimos, a vacinação avança e as viagens seguem o fluxo. Os dados do levantamento realizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) confirmam a retomada de fôlego do turismo. 

Segundo a pesquisa, houve uma alta de 19,4% na taxa de ocupação hoteleira entre junho e julho deste ano. O índice registrado no mês de férias, de 44,23%, é o maior desde o início da crise sanitária, desencadeada pela pandemia do novo coronavírus.

Entre as regiões do País, o destaque vai para o Nordeste, que registrou aumento de 40% na taxa de ocupação de seus hotéis, índice que ultrapassa mais da metade dos quartos utilizados no período.

No Sul do país, a taxa de ocupação hoteleira apresentou alta de cerca de 32%. Já no Sudeste, o crescimento chegou a 15,3%, e no Centro-Oeste, o índice avançou 9,4%. A região Norte registrou um tímido aumento de 0,46%. 

Para reforçar a inclinação à retomada, um outro levantamento realizado pelo Ministério do Turismo junto às representações regionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) também apontou para um canária otimista, a partir das experiências de quartos ocupados no mês de julho deste ano:

  • Salvador (BA) – mais de 48% dos quartos ocupados;
  • Alagoas – 76,92% de suas unidades preenchidas;
  • Rio Grande do Norte – 51%;
  • São Luís (MA) e Fortaleza (CE) – 60% e 61%, respectivamente.

Faturamento do turismo cresce no ano

As reservas de quartos refletem o movimento de viajar e o retorno disso também aparece no faturamento do turismo. 

De acordo o Conselho de Turismo (CT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor registrou um faturamento de R$ 12,7 bilhões, alta de 46,6%, em relação a julho do ano passado. 

O índice representa, em termos absolutos, R$4 bilhões a mais do que no mesmo período do ano passado, quando a situação era mais crítica em relação à pandemia e às restrições de viagens. 

Segundo demais entidades do setor, a expectativa é de fechar 2021 com algo em torno de 70% do faturamento de 2019. 

Assim, o horizonte que se avista é de boas novas. Por isso, é hora de preparar seu hotel ou pousada para receber os viajantes com todos os cuidados, muito conforto e energias renovadas. 

Por fim, para mais informações sobre o setor de turismo e hotelaria e para dicas sobre enxoval profissional para hospedagens, acesse nosso blog 😉

 

Fontes:

Ministério da Saúde 

Ministério do Turismo

Estado de Minas Gerais 

Fecomércio SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS