Índice de intenção de viajar dos brasileiros bate recorde

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Boa notícia para a Hotelaria

A pesquisa “Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem” realizada mensalmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com o Ministério do Turismo, traz excelentes resultados para animar ainda mais o setor de turismo nacional! Além do crescimento das empresas de turismo e do maior interesse pelas viagens de carro, a mais recente pesquisa de intenção, feita em junho, aponta que os brasileiros que pensam em viajar nos próximos seis meses chegou a aproximadamente 25%. As entrevistas foram em sete capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, que representam 70% do fluxo turístico doméstico do Brasil.

Destinos nacionais em alta

Esse número de 25% é considerado recorde no ano e também mostra aumento em relação aos 19,7% referentes a junho de 2016. Outras notícias muito boas que a pesquisa revelou é que esse crescimento aconteceu nas quatro faixas de renda que fizeram parte da análise e que 79,4% dos entrevistados planejam viajar para destinos nacionais. As três regiões que mais devem receber turistas até dezembro são: Nordeste, que tem 50,6% das intenções, Sudeste com 22,5% e Sul, que ficou com 10% das respostas.

A preferência pelo meio de transporte para as viagens é o avião, que ficou com a fatia de 57,5% dentre as opções, incremento de um pouco mais de 2% em relação ao mesmo mês do ano passado. No quesito hospedagem, mais uma vez os hotéis e pousadas ganharam a maioria das intenções, com 52,3%, seguido dos 34,9% que pretendem ficar em casas de parentes ou amigos.

 

País tem maior oferta de hospedagem

Falando em hospedagem, desde a realização dos grandes eventos esportivos que o país recebeu (Copa das Confederações, em 2013; Copa do Mundo, em 2014; e Olimpíadas, em 2016), a oferta de hospedagem vem crescendo muito. Hoje, o Brasil pode hospedar 2,4 milhões de pessoas ao mesmo tempo, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para se ter uma melhor noção do aumento, em 2011 eram 373.673 vagas, e chegou a 639.352 em 2016, o que significa crescimento mais de 70% nos últimos cinco anos.

De acordo com Roberto Saldanha, gerente da pesquisa, “Com toda certeza os grandes eventos contribuíram para o aumento da rede hoteleira do país. Mas não só para o aumento da rede, como também para a melhoria da qualidade da oferta. Nós tivemos um incremento em algumas capitais não só no número de estabelecimentos, como no de leitos também”.  

 

Com isso, fica claro que, juntando as informações de aumento na intenção das viagens no próximo semestre e a maior oferta de hospedagem, se torna ainda mais importante que os estabelecimentos como hotéis e pousadas se destaquem para conquistar mais hóspedes. E para isso, os proprietários precisam trabalhar diversos aspectos que passam pelas etapas de atrair, impressionar e fidelizar. Se você quer saber ideias para colocar em prática, baixe o eBook “Marketing para Hotelaria” da Conamore, especialista em cama, mesa e banho para hotelaria, clicando aqui.
Fonte: Ministério do Turismo e Hosteltur

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