6 passos para empreender e abrir seu próprio hotel

COMPARTILHE

Ter um negócio para chamar de seu é o sonho de muita gente. Ter seu próprio hotel ou pousada e poder oferecer lazer, diversão e bem-estar é o desejo de mais gente. O turismo é responsável por uma fatia expressiva da economia brasileira, movimenta milhões e gera empregos. Os gastos com hospedagem em uma viagem representam 33% do investimento do turista.

O Brasil, com sua belezas naturais, seu clima agradável, diversidade de fauna e flora e suas diferentes culturas em um mesmo território, atrai turistas de fora e também de dentro, que vão em busca de descobrir outros Brasis além daquele que já conhecem.

Empreender no setor hoteleiro é um bom negócio, porém, exige planejamento, estratégias de marketing, conhecimento, criatividade, inovação e muita mão na massa. Para começar a tornar real esse sonho, trouxemos um passo a passo do Sebrae para facilitar a abertura do seu negócio. Acompanhe.  

 

1. Negócio inovador

Se já decidiu pelo ramo da hotelaria, você deve pesquisar de que forma seu hotel ou pousada pode ser diferente dos que já existem. Para abrir um negócio é preciso que ele seja inovador ou que, ao menos, tenha algum aspecto que seja o diferencial em relação ao concorrentes.  O mais do mesmo não vai ser visto. Nos menus Ideias de negócios e Tipos e Ramos do Sebrae, você pode conferir sugestões e ideias de atividades que podem complementar um projeto hoteleiro.

 

2. Você tem perfil?

Importante olhar para você e suas características pessoais para entender se é, de fato, um empreendedor. Conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios também é fundamental. Essas ações tem muito a ver com esse perfil de empreendedorismo.

 

3. Reúna informações

Pesquisar é palavra de ordem. Converse com as pessoas. Busque informações e referências para dar subsídio consistente à criação da empresa. Na página Reúna informações do Sebrae, é possível saber quais dados pesquisar e como fazer o levantamento. No caso da hotelaria, é importante fazer um levantamento de possíveis fornecedores, como de enxoval para hotelaria, móveis e eletrônicos.

 

4. Organize tudo

Com tudo em mãos, a terceira iniciativa é organizar as informações coletadas para, então, construir o plano de negócios. Nesta etapa, é hora de definir estratégias para posicionar corretamente a empreitada no mercado. Aqui é o momento também de procurar o lugar do seu hotel. Levantar as possibilidades de cidades e regiões com atrativos e que combinem com a proposta do seu estabelecimento. Podem ser as cidades mais conhecidas ou então locais menos explorados, mas com muito potencial turístico.

 

5. Crédito para o seu negócio

E o dinheiro? De onde vem? Você pode ter uma poupança guardada para investir. Mas pode ser também que precise de crédito nesse primeiro momento. Pesquise as melhores formas de obter aportes financeiros, quais as melhores taxas e as melhores condições para suprir suas necessidades, sem que depois se veja envolto em dívidas e cobranças. Uma boa gestão é imprescindível.

 

6. Mão na massa

A última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade. Você deve oficializar o nome, registrar a marca, abrir o CNPJ. Enfim, dar o pontapé inicial. Visite o menu Registre a empresa e saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento. Esse passo é fundamental e determinante para dar sequência a outras questões como abrir conta no banco, fazer as compras necessárias e começar a, enfim, dar forma ao sonho.

 

Esse passo a passo foi útil para você? Para que você tenha mais subsídios para abrir seu próprio hotel ou pousada, acesse o link e tenha acesso a uma cartilha completa do Sebrae.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS

O que esperar do turismo em 2024?

Como é boa a sensação de termos atravessado e conseguido chegar em  mais um final de ano, onde olhamos para trás e vemos o quanto o turismo neste ano foi