Capriche no café da manhã do hotel

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Você sabia que o café da manhã é um dos itens mais valorizados pelos hóspedes? Seja a trabalho ou a lazer, todo mundo gosta de começar o dia com uma boa refeição para passar bem o dia. O café da manhã é importante para repor as energias e dar disposição para um ótimo dia. Como cada pessoa tem hábitos e gostos diferentes quando o assunto é café da manhã, diversificar é essencial. Um cardápio atrativo, de qualidade e variado é essencial para transformar a estadia do seu hóspede em uma verdadeira experiência.

Então, como montar um café da manhã para surpreender seus clientes?

 

Toalha de mesa - harmonia no café da manhã do hotel
Toalha de mesa – harmonia no café da manhã do hotel

Ambiente acolhedor e organizado

A primeira dica é aproveitar bem o espaço onde ele será servido. O buffet dos alimentos e as mesas devem ficar posicionados de forma acolhedora, organizada e distribuídos para que facilitem a circulação e, principalmente, evite longas filas além de facilitar a reposição.

A decoração deve ser feita com cuidado, de acordo com a identidade do hotel, de forma harmoniosa, atrativa e leve. As mesas devem estar aconchegantes, com toalhas ou jogos americanos. Aposte na música ambiente, evite as agitadas e os televisores devem ficar em um volume que não incomode quem prefere não assistir e, lembre-se de cuidar dos barulhos que podem vir da cozinha.

 

O que não pode faltar no cardápio?  

No cardápio de um bom café da manhã não podem faltar aqueles itens imprescindíveis e básicos que agradam a todos os gostos.

 

Frutas

Aposte na variedade de frutas, elas são bastante versáteis pois podem ser servidas in natura –  picadinhas ou prontas para o consumo, em sucos, vitaminas, compotas, com cereais ou iogurte. Prefira as frutas da estação e opções típicas da região que podem surpreender o paladar dos hóspedes. Não esqueça as queridinhas do público: banana, mamão, laranja e melão são as que têm maior saída.

 

Bebidas quentes para todos os gostos

As bebidas quentes merecem atenção especial no café da manhã do hotel. É importante ter opções além do tradicional café (espresso, coado ou descafeinado). Ofereça também o leite quente e na temperatura ambiente para misturar com o café ou para aquele chocolate quente ou frio. Chás variados também são uma boa opção.

 

Delícias de pães e bolos fresquinhos

Para um dia cheio de energia, os pães e bolos caem muito bem. O pão francês é o mais comum, mas que tal investir em opções integrais, pães de forma, croissants, pães de queijo ou doces? Bolos mais simples, como o de fubá ou o de laranja, assim como receitas regionais, são boas opções e sempre agradam. Ninguém resiste. Para os pães, se possível, disponibilize alguns equipamentos elétricos como sanduicheiras e torradeiras. Muitas pessoas gostam de comer o pão quentinho.

 

Pratos quentes para reforçar o desjejum

Os pratos quentes devem ser escolhidos com cuidado pois dependem muito dos hábitos dos hóspedes e da região. O mais comum é servir ovos mexidos, salsichas picadas etc. Eles devem ser mantidos quentes, com o cuidado constante de não os deixar secar demais pelo calor.

 

Frios e laticínios frescos para acompanhar

Os frios e laticínios são importantes para a primeira refeição do dia e devem estar sempre frescos para garantir sabor e qualidade. Muçarela, queijo branco, presunto, peito de peru, manteiga e iogurtes devem estar presentes. Valorize os produtores locais.

Lembre-se de oferecer opções sem lactose para quem não pode consumir derivados do leite.

 

Identifique os alimentos no buffet do café da manhã
Identifique os alimentos no buffet do café da manhã do hotel

Identifique os alimentos

É sempre bom lembrar que identificar os alimentos, além de facilitar a escolha, diminui os desperdícios evitando enganos. Você pode utilizar plaquinhas ou etiquetas com o nome de cada item. É importante destacar os alimentos que não contém glúten ou lactose para que as pessoas que têm restrições alimentares ficarem à vontade e não correrem riscos de serem prejudicadas.

 

Disponibilize o café da manhã no quarto

Um diferencial para o seu hotel é dar aos hóspedes, talvez em uma ocasião especial como uma noite romântica, a opção de tomar café da manhã no quarto. Capriche na apresentação visual das bandejas e dos pratos que serão levados até o quarto e lembre-se de consultar o cliente previamente sobre suas preferências, evitando desperdícios desnecessários.

 

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