Como aproveitar melhor os canais de venda para seu hotel ou pousada?

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A dinâmica das reservas mudou e muito com a chegada de diversos recursos tecnológicos. Agora, além de contar com o atendimento telefônico e agentes de turismo, hotéis e pousadas têm um muito mais capilaridade para vender por meio de novos canais como site próprio, OTAs, redes sociais e até mesmo WhatsApp. Você está atuando nesses meios, mas ainda não tem certeza se está conseguindo aproveitar da melhor forma os canais de venda para seu hotel? Fique tranquilo! Neste artigo, vamos dar algumas dicas importantes para que você aumente as chances de conversão e também otimize a rentabilidade do seu estabelecimento. Continue com a gente e saiba mais!

 

Seu site é seu postal

O site sempre funcionará como um centralizador de informações e referência para compra. Por ser um espaço proprietário, é neste local que você deve explorar ao máximo os diferenciais do seu hotel ou pousada e proporcionar a melhor experiência de navegação ao usuário. Se estiver pensando em montar ou atualizar seu domínio, tenha atenção aos seguintes pontos:

  • preze pela estética x funcionalidade: fotos bem produzidas, que mostrem detalhes e paisagem são ótimas pedidas, mas lembre-se de aliar a isso informações organizadas e fáceis de serem encontradas!
  • adapte para acesso mobile: pesquisas para planejamento de viagens acontecem com frequência pelos smartphones. Então, desenvolva o site considerando a usabilidade para devices móveis. Uma apresentação desconfigurada pode espantar um futuro hóspede!
  • siga os protocolos de segurança: compras pela internet podem gerar certo receio para alguns usuários, por isso, garanta os certificados e faça seus potenciais hóspedes ficarem tranquilos para passarem os dados de pagamento.
  • aposte em um blog: é o lugar certo para você fornecer informações relevantes que ajudem os visitantes do site a planejarem suas viagens. Dessa forma, seu hotel se mostra proativo e, com os conteúdos certos, poderá se tornar referência para a busca por dicas, fortalecendo, assim, o vínculo com o público.

Um dos principais motivos para se investir em um site são as menores taxas – ou até mesmo a ausência delas-, tornando o canal mais rentável em relação aos sites de reserva que cobram um percentual em cima do valor pago pelo hóspede. E como atrai-lo para realizar a compra neste meio? Ofereça vantagens exclusivas! Programa de fidelidade ou pacotes diferenciados para estadia costumam ser bastante atrativos.

 

Converse e feche reservas no WhatsApp

Agilidade é a palavra de ordem em tempos de internet. E como aliado para se relacionar e também vender, o WhatsApp vem conquistando um lugar especial quando falamos em reservas diretas. Com esta ferramenta, além de se livrar das taxas de OTAs, você também consegue se aproximar mais do seu público, tratar cada usuário de forma personalizada e, portanto, aumentar suas chances de fechar negócio.

Porém, como dissemos, os usuários buscam este contato porque querem respostas rápidas. Então, tenha um profissional dedicado a atender as interações e, se possível, faça um esquema rotativo para retornar no período da noite. Caso não seja viável, deixe na descrição do perfil quais são os horários de atendimento para que o usuário não se frustre.

 

Presença confirmada nas Online Travel Agencies
Presença confirmada nas Online Travel Agencies

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Elas são responsáveis por muita polêmica no meio hoteleiro, mas não temos como negar que disponibilizar reservas nas OTAs é indispensável para a sua estratégia de vendas. A orientação-chave aqui é analisar a quantidade certa de quartos para oferecer nessas plataformas. Ainda que a haja taxas (que variam entre 15% a 45%), o tráfego de visitantes por dia nesses canais de venda para hotéis e pousadas é altíssimo. Ou seja, faça um estudo dos resultados que você obtém com as agências online e encontre o equilíbrio: afinal, melhor pagar um pouco para conseguir reservas e ter chances de fidelizar os clientes do que ficar com quartos desocupados.

Além disso, muitos usuários que estão planejando a próxima viagem gostam de visitar estes sites porque encontram avaliações de outros hóspedes. É por isso que, mais do que nunca, é preciso garantir que a estadia seja satisfatória (e surpreendente!) para que essa reputação se espalhe. Caso contrário, os comentários negativos podem jogar contra suas vendas! Responda todas as mensagens sempre com cordialidade e proatividade, combinado?

 

Gestão faz a diferença

Como vimos, as alternativas para vendas cresceram, e administrar todos os pontos de contato com os futuros hóspedes é algo que exige tempo. Negociações, métricas, relatórios, troca de mensagens… são várias as atividades para quem está à frente do negócio. É aí que a tecnologia, mais uma vez, oferece uma grande ajuda.

Justamente para otimizar os esforços, foi desenvolvido o Channel Manager, um recurso que centraliza a gestão de reserva de todos os canais de vendas do seu hotel ou pousada. Com a opção que integra com o sistema que você utiliza (PMS), é possível ter muito mais controle dos resultados e também acompanhar em tempo real as transações, evitando, assim, o chamado overbooking.

Agora que o ano ainda está começando, vale se planejar para ter um 2019 de sucesso! Aproveite as dicas e explore os canais de venda para seu hotel decolar na geração de receita. Para saber dicas imperdíveis de marketing para hotelaria, faça o download do nosso e-book especial com orientações simples e eficazes!

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