As experiências de viagens têm ganhado novas caras e novos caminhos. As malas têm ficado menores e as distâncias também. Mas o desejo de colocar o pé na estrada segue grande. Diante do contexto atual, os viajantes ávidos por momentos de relaxamento e lazer têm optado por destinos mais próximos, em trajetos mais curtos, possíveis de serem realizados de carro e próximos à natureza. Assim, o turismo doméstico e regional tem dominado o cenário e ganhado cada vez mais força.
Por isso, hotéis, pousadas e casas de aluguel para temporada devem estar atentas a esse movimento de quem está bem próximo e investir no chamado marketing local. A estratégia de posicionamento perante esse público tem como objetivo fazer com que a hospedagem seja vista, conhecida e referenciada pelas pessoas e comércios locais e encontrada com mais facilidade e destaque nos mecanismos de buscas digitais e nas redes sociais.
Ao realizar iniciativas capazes de agregar valor junto à comunidade, nas quais estão inseridas, as estadias têm muito mais a ganhar em confiança e em reservas. Para saber como colocar em prática o marketing local, preparamos este artigo. Esperamos que seja uma porta aberta de possibilidades. Boa leitura!
Qual a tendência do turismo no novo normal?
Para começar, vamos falar de como o turismo deve se comportar nesses tempos de ressignificação nas formas de viver e consumir.
Proximidade de casa e contato com a natureza parecem ser dois fatores principais nas tendências de turismo do momento. Em razão da pandemia da Covid-19 e das medidas sanitárias de contenção da doença que incluem isolamento e distanciamento social, quem deseja viajar tem optado por destinos nos quais seja possível o acesso de carro, pois trata-se do meio mais seguro para os deslocamentos nesse contexto.
Além das viagens mais curtas, para lugares de no máximo 300 quilômetros de distância de casa, as hospedagens que oferecem contato direto com a natureza têm ganhado preferência dos viajantes na pandemia. Estar em um lugar com verde e animais demonstra ser um desejo de quem busca não só lazer, mas também respiro e fôlego novo.
Viagens hiperlocais
Chamadas de viagens hiperlocais, a tendência citada acima pode ser comprovada pela pesquisa realizada pelo Airbnb, na qual 62% das pessoas se mostraram interessadas nesse tipo de viagem.
Na comparação com setembro de 2019, em relação ao planejamento de viagens para 2020, os principais destinos para hóspedes norte-americanos foram cidades como Paris, Londres e Roma.
Já para 2021, os destinos domésticos entraram no radar, com ampla variedade de destinos, como parques nacionais, estações de esqui e cidades de praia.
Aqui no Brasil, a tendência de viagens hiperlocais no Airbnb está refletida no crescimento de reservas de casas inteiras no campo e em cidades menores no litoral, em um raio de até 300 quilômetros das maiores cidades.
Os turistas regionais vão de carro, com a família, e procuram não abrir mão do isolamento, além de priorizar estadias que se mostrem seguindo todas as regras de proteção e higienização.
Principais destinos no Brasil em 2021
Como vimos, a tendência que rege é a do turismo local. Diante disso, o Ministério do Turismo divulgou uma lista com os 21 destinos que devem encabeçar a lista de lugares dos viajantes este ano.
Segundo o levantamento – foi com base nos principais sites de pesquisa do setor – as cidades de Brasília (DF), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL) aparecem entre as principais buscas.
Na região Centro-Oeste do País aparecem, ainda, os municípios goianos de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, onde está localizado o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Assim, a pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo mostra a valorização do contato com a natureza e o desejo dos viajantes em realizar as viagens por aqui, sem a necessidade de pegar avião ou fazer grandes deslocamentos.
O que é marketing local?
Agora, vamos falar da estratégia que se mostra essencial para que hotéis e pousadas se beneficiem ainda mais do turismo local e estabeleçam uma conexão sólida e próspera com o novo turista. Vamos falar do marketing local!
O marketing local não é algo único, mas sim um leque de ações relacionadas à comunicação que tem como objetivo atingir um público próximo, vizinho, de uma região geográfica específica.
As estratégias para alcançar essas pessoas estão baseadas no acompanhamento e no olhar atento à rotina dos consumidores de perto, considerando seus hábitos, interesses e horários. Ao fazer essa abordagem integral do comportamento, fica mais fácil ter a percepção das suas necessidades e desejos.
Comércios como padarias, mercados, restaurantes lançam mão dessas ações e, por meio de campanhas online, fortalecem os laços com a comunidade e expandem suas atividades pela vizinhança.
Mas como a hotelaria pode se beneficiar do marketing local?
Atravessando a rua e chegando ao hotel ou pousada, o marketing local também é um mecanismo importante para as hospedagens serem vistas e notadas pelas pessoas da região e para atraírem hóspedes do entorno.
Ao mapear as informações sobre clientes e compreender o comportamento deles, é possível oferecer de forma mais assertiva o que ele busca. Assim, as chances de impactá-la positivamente e da pessoa se identificar e se sentir mais segura para fazer sua escolha aumentam muito.
Dentro da hotelaria, o marketing local, mediante suas inúmeras ações, afina a relação da hospedagem com a comunidade na qual está inserida, aproxima as pessoas, estabelece um elo de confiança, gerando assim uma cadeia importante de referências e indicações da propriedade para quem chega em busca de um lugar para ficar.
A propaganda boca a boca se fortalece, mas não só ela. O marketing local quando praticado no mundo virtual serve para que as pesquisas online dos viajantes ofereçam o hotel ou pousada – quando bem explorados e colocados na rede – como uma das primeiras e melhores opções em estadia ao digitar no Google “locais mais próximos”.
Como colocar em prática o marketing local na hotelaria?
Hora de ir para a prática e fazer acontecer. Quais as ferramentas e caminhos possíveis para o marketing local na hotelaria? Podemos aqui citar duas rotas: as tradicionais e as digitais.
Quando falamos nas ações tradicionais, podemos pensar a marca da hospedagem presente de forma física nos estabelecimentos da região:
- deixe panfletos do hotel disponíveis em comércios locais, invista em propaganda em um outdoor e em anúncios em mídias como rádio, televisão, jornal). A presença nos espaços aumenta a visibilidade da estadia e crescem as chances de ser escolhida pelos viajantes que estão passando pelo lugar.
- apoie e incentive eventos da cidade para que seu estabelecimento seja conhecido entre as empresas e os moradores locais. As pessoas da região, certamente, vão considerar o hotel ou pousada como uma indicação para algum viajante à procura de hospedagem.
Já quando falamos em ações do marketing local no mundo digital, podemos pensar na presença do hotel ou pousada nas redes sociais, nos aplicativos e nas plataformas de busca de hospedagem. Para isso, veja quais os caminhos possíveis:
- cadastre seu estabelecimento no Google Meu Negócio. Trata-se de uma ferramenta gratuita que oferece mais visibilidade para seu hotel ou pousada. Nesta plataforma, é possível disponibilizar dados importantes como endereço – que favorece o encontro pela proximidade geográfica -, telefone, site, fotos, valor da diária, etc.
- faça do site do seu hotel ou pousada um portal de informações locais. Além das especificações sobre a hospedagem em si, como quartos, serviços, etc, lembre-se de destinar uma aba do site para compartilhar dicas sobre a cultura local, pontos turísticos, restaurantes, feiras, lugares para lazer, etc. A iniciativa pode ser feita por meio de uma parceria com os outros espaços para fortalecer o vínculo e criar algo coletivo, comunitário.
- use as suas redes sociais do hotel ou pousada para divulgar ações da comunidade. O que é passado pelo site pode ganhar mais dinamismo nas redes sociais. Então, compartilhe no Instagram, no Facebook, as dicas da região, os passeios, as datas comemorativas, as curiosidades e peculiaridades da região. As informações para além da estadia vão despertar interesse dos viajantes.
Em suma, o marketing local na hotelaria traz vantagens como:
- mostra a proximidade da hospedagem;
- destaque diante da concorrência;
- cria laços com a comunidade e passa confiança aos hóspedes;
- aproxima hotel ou pousada de seu público-alvo;
- tem custo mais baixo quando comparado às ações de abrangência nacional.
Portanto, há diversas maneiras de praticar o marketing local para se beneficiar das novas tendências de turismo e hospedagem no novo normal.
Então, aproveitar o momento e o que ele oferece é fundamental para se manter forte. Entender o contexto e explorar as novas formas de viajar, é encontrar novos sentidos para receber e hospedar. Certo?
O que achou das dicas que compartilhamos aqui? Foram importantes para você? Para saber mais sobre marketing na hotelaria e encontrar as melhores opções para sua hospedagem, acesse o blog da Conamore!