O funcionamento continua. Na hotelaria, as unidades não têm ordens para fechar. Por isso, é preciso saber o que fazer diante da pandemia de coronavírus e estar atento. Afinal, ter um olhar minucioso e responsável é a melhor forma de prevenção.
Disponibilizar álcool gel para os hóspedes e funcionários, lavar as mãos com frequência após cada atendimento para manter as mãos limpas e descontaminadas são algumas recomendações repassadas aos hotéis do país.
Neste momento, a recomendação é que os hoteleiros de todo o país implementem as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ajudar a diminuir os impactos negativos.
Vamos a elas? Confira!
Álcool gel para os hóspedes e funcionários
O uso de álcool gel é uma das medidas mais eficazes para prevenção. Aqueles que têm contato direto com o público como recepcionistas, funcionários que trabalham com a governança do hotel e responsáveis por outras áreas como a cozinha, por exemplo, devem estar sempre com as mãos devidamente higienizadas antes e após cada atendimento.
Por isso, mantenha disponível nas dependências dos estabelecimentos de seu hotel álcool gel. Além disso, as agências de saúde também recomendam lavar as mãos com frequência com água e sabão, especialmente após utilizar o banheiro, antes de comer, assoar o nariz, tossir ou espirrar.
Recomendações para os hóspedes e funcionários: o que eles devem saber?
Como já sabemos, esse vírus se espalha de forma semelhante à gripe, através do ar e do contato físico. A melhor forma de receber bem os hóspedes é preparar algumas recomendações para evitar riscos desnecessários a todos.
Aqui, listamos algumas medidas simples que devem ser informadas para eles e também para os funcionários. Afinal, é necessário treinar os colaboradores de todos os setores sobre o coronavírus como a origem, os sintomas, os meios de transmissão e prevenção caso surjam dúvidas.
Orientações para hóspedes e funcionários
Aos hóspedes:
- Utilizar álcool gel com frequência;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos com água e sabão com frequência;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Cuidado no manuseio de enxoval, roupas sujas e de objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter o quarto bem ventilado.
Aos funcionários:
- Higienizar as mãos com água e sabão com frequência;
- Sempre após contato com o hóspede, higienizar as mãos com álcool gel 70%;
- O cliente com suspeita de coronavírus, deverá ficar dentro do seu quarto. Não pode circular pelas áreas em comum do hotel;
- As refeições deverão ser entregues no quarto, o cliente não poderá descer para a área de alimentação;
- Questionar se o hóspede viajou para China e outros locais com casos confirmados e/ou se teve contato com secreções contaminadas;
- Oferecer ao cliente uma máscara cirúrgica, se ele apresentar: tosse, falta de ar, febre, coriza;
- Ter maior rigor na limpeza dos quartos, banheiros e locais de uso público;
- Higienização constante de maçanetas, elevadores e outros locais de manuseio coletivo;
- Manter os ambientes bem ventilados.
Em caso de hóspedes ou colaboradores com sintomas, é necessário orientar para que seja encaminhado para unidades de saúde. Além disso, não esqueça de higienizar os locais que foram utilizados por eles durante o período de trabalho ou estadia.
Notificar a Vigilância Sanitária de possíveis casos suspeitos de hóspedes e colaboradores, especialmente se a procedência da viagem anterior seja de países com casos confirmados também é muito importante.
Nossas informações foram importantes para você? Lembre-se que seu olhar atento e responsável faz toda diferença para recepcionar bem e até mesmo garantir a volta dos hóspedes. Para saber mais dicas e informações sobre hotelaria, é só continuar acessando nosso blog. ?