Ícone do site Hotelaria BLOG CONAMORE

Como ser um bom anfitrião em tempos de Covid?

Como ser um bom anfitrião em tempos de Covid?

Receber e hospedar com cuidado, atenção e criatividade. Ser anfitrião em tempos de Covid é um desafio que exige novas práticas de conduta para tornar o espaço seguro, atraente e acolhedor. O isolamento social, o home office e os dias que viraram meses em casa têm pedido uma válvula de escape, uma fuga breve para um lugar diferente, que possibilite uma nova paisagem pela janela. 

Dessa forma, as hospedagens do Airbnb, que possibilitam a reserva de um espaço inteiro e exclusivo, em destinos próximos – de no máximo 300 km da residência do viajante -, em meio a natureza, têm sido cada vez mais buscadas para uma escapada – um respiro – durante a pandemia. 

Por isso, para ser um anfitrião digno de boas avaliações dentro do novo normal, os responsáveis por esses espaços devem estar bem preparados para receber a demanda de viajantes ávidos por dias de paz. Pensando nisso, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e saiba oferecer uma estadia segura e agradável. 

Uma escapa para desopilar 

Antes de começarmos a falar das ações possíveis para ser um bom anfitrião em tempos de Covid-19, vale destacarmos o motivo que, aparentemente, parece ser o principal entre os viajantes nesse momento: a necessidade de escapar da rotina do isolamento. 

Os dias em casa, sempre no mesmo ambiente, com a mesma rotina, longe da família e dos amigos e com a mesma paisagem pela janela podem ser maçantes demais. O estresse e a depressão podem surgir como efeitos desse confinamento.

Assim, muitas pessoas têm buscado por viagens para destinos próximos de casa, bem locais, que permitam o deslocamento de carro, com o desejo de dormir e acordar – e trabalhar – em um lugar diferente. O desejo é desanuviar e desopilar, mesmo que por um período curto, do caos e das incertezas.

Pelos levantamentos realizados em plataformas de reservas como Booking e Airbnb, os viajantes, atualmente, têm priorizado destinos chamados “hiperlocais” e afastados de grandes centros urbanos e de aglomerações. 

No perfil dos turistas do momento, há famílias que buscam por um refúgio próximo à natureza, mas que ofereça autonomia – um espaço privado, inteiro reservado – com uma boa infraestrutura, conforto e conexão à internet. 

A ideia, pelo que se vê, é poder transferir o home office para outras homes.

Pra perto e perto da natureza

Como vimos acima, os viajantes têm procurado por destinos próximos e para os quais possam ir de carro – uma segurança importante em meio a pandemia. Por isso, as viagens nacionais são a bola da vez.

Para confirmar isso, temos uma pesquisa do Booking que mostrou que os destinos domésticos estavam presentes em 83% das listas de desejos de seus usuários nos meses de maio e junho de 2020. O índice representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2019. 

E, entre os lugares preferidos de quem coloca o carro na estrada, estão as hospedagens de espaços inteiros em áreas rurais e de montanhas – como chácaras e sítios – e em cidades de praia.

A necessidade de estar perto da natureza parece ter se acentuado durante a pandemia e a busca por esse contato com o verde se mostra como caminho para o bem-estar. 

No Airbnb, por exemplo, um levantamento destacou as 15 cidades do país para 2021 e cinco delas eram destinos litorâneos em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Como ser um bom anfitrião na pandemia?

Bem, agora que entendemos o comportamento de quem está em busca de uma hospedagem durante a pandemia, vamos às dicas de como ser um bom anfitrião e receber os hóspedes com segurança, cuidado e causar uma boa impressão em todos os sentidos. 

Quem sai de casa à procura de um lugar tranquilo e afastado do burburinho da cidade para passar alguns dias, muitas vezes, segue com a rotina de trabalho remota. Por isso, vai precisar ter à disposição uma boa rede de internet capaz de sustentar as chamadas vídeo. 

Oferecer um Wifi potente é fundamental para ser considerado um bom anfitrião. No entanto, está longe de ser a única coisa que você pode fazer para garantir uma ótima hospedagem. 

Lembre-se que é sempre possível surpreender seu hóspede, oferecendo um mimo especial, uma lembrança, que dê as boas-vindas de uma jeito diferente. Você pode optar por oferecer chocolates e uma cartinha com uma mensagem acolhedora ou oferecer amenities especiais para a higiene pessoal, por exemplo.

Outra prática que pode te ajudar a ser um anfitrião melhor em tempos de Covid é o olhar para a comunidade e a valorização dos produtores locais. Em um momento desafiador para todos, unir forças passa a ser vital. 

Então, se você tem uma propriedade que será alugada, ofereça aos hóspedes as opções de compra de alimentos e produtos dos pequenos comércios da região. Deixe uma lista com os contatos de mercearias e padarias e dos prestadores de serviço da vizinhança, por exemplo. 

Além de ser um anfitrião consciente, você estimula o consumo e a economia locais e se torna uma ponte importante para conectar outras pessoas. Que tal?

Por fim, mas não por último, a higiene do local, os protocolos de segurança e as normas de conduta estabelecidas pelo Airbnb devem estar em dia. Nenhum item deve passar batido. 

É fundamental realizar a limpeza do espaço com produtos adequados, esperar o tempo indicado entre a saída de um hóspede e a entrada de outro, entre outras condutas essenciais para proteger a todos.

Para ser um bom anfitrião durante a pandemia é indispensável seguir à risca todas as recomendações de higiene estabelecidas pelos órgãos competentes, dispor de álcool em gel nas acomodações e exigir o uso de máscara por parte dos hóspedes sempre que houver contato com pessoas de fora – como no check in e no checkout, caso sejam presenciais.

Uma dica é deixar as regras de higienização escritas em um lugar visível para os hóspedes. Dessa maneira, eles ficam mais informados sobre quais procedimentos foram realizados e sobre o que precisa ser feito por parte deles. 

Você pode também deixar produtos de limpeza e utensílios para que o hóspede, quando desejar, possa reforçar a limpeza por conta própria. Assim, a hospedagem passa confiança, seriedade e compromisso com a saúde e o bem-estar e a estadia tem tudo para ser mais segura e respeitosa. 

Agora que você conhece as práticas possíveis e necessárias para ser um bom anfitrião em tempos de Covid, é hora de partir para a ação, certo?

 

Se gostou das dicas que trouxemos aqui, você pode conferir mais sugestões e informações sobre viagens, hospitalidade, cuidado e conforto em nosso blog.

Sair da versão mobile