Por Hospedin
Ganhar tempo. Algo que parece ser improvável nos dias de hoje, e principalmente em meio a tantos processos do dia a dia de um hotel. Mas, graças às façanhas da tecnologia, novidades surgem a todo instante para facilitar nossas vidas, e assim, fazer render aqueles preciosos minutos.
E o protagonista de hoje, é um carinha que surgiu já faz algum tempo no mercado tecnológico, porém nem sempre recebe o devido valor pelos hoteleiros. Estamos falando do sistema de gestão hoteleira, uma ferramenta que veio para simplificar e auxiliar, não somente na recepção, mas em diversos setores do seu hotel.
Não apenas para facilitar, o sistema hoteleiro serve para organizar os processos do meio de hospedagem, e profissionalizar a gestão dos hoteleiros. Ganhar tempo no check-in, encontrar o número de um hóspede rapidamente e saber quantos quartos estão livres para o fim de semana, são apenas algumas das vantagens que o sistema lhe garante.
Pensando nisso, separamos alguns pontos para lhe mostrar de que forma um sistema de gestão hoteleira atua nos processos do dia a dia do seu hotel. Confira!
Melhor visibilidade sobre as reservas e situação dos quartos
Uma entre as principais funcionalidades que atrai os hoteleiros a aderirem um sistema de gestão hoteleira, é a automação na gestão das reservas. E eles estão com toda razão. Depois que conhecem a facilidade que é, não se imaginam mais gerenciando suas reservas em agendas e planilhas.
Isso porque o mapa de reservas garante uma visão clara do período, situação e ocupação dos quartos, mantendo tudo organizado, agilizando o atendimento e principalmente, evitando o temido overbooking.
Poder visualizar a situação dos quartos de imediato, é de extrema importância para garantir o bom andamento no processo das reservas. Com o sistema, o hoteleiro tem controle total para gerenciar os quartos que estão livres, ocupados, reservados, limpos ou a serem encaminhados para a limpeza.
Assim é possível evitar que haja qualquer imprevisto com os hóspedes, como por exemplo, o quarto não estar pronto e limpo no horário de um check-in, algo inadmissível na gestão de um hotel, mas que com o bom uso de um sistema hoteleiro, se torna algo muito difícil de ocorrer.
Controle financeiro preciso
Só quem administra um estabelecimento sabe o que é ter que lidar com tanta informação, documentos e contas. E nesse emaranhado de papéis, esquecer de pagar algo, se torna quase que frequente. Mas a dor de cabeça e os juros que esses esquecimentos geram, é algo que você não precisa tolerar.
Além disso, lidar com dinheiro não é uma questão muito fácil, e uma má administração financeira, pode jogar todo o esforço investido no seu hotel, por água abaixo. A boa notícia, é que com o auxílio de um sistema de gestão hoteleira você pode gerenciar suas receitas e despesas com muito mais facilidade.
Com ele você poderá gerenciar as contas a vencer, além de ter uma previsão precisa de todas as entradas, de acordo com as reservas do mês. Dependendo do sistema escolhido, este poderá ainda apresentar gráficos e relatórios de desempenho, profissionalizando ainda mais a gestão financeira do seu hotel.
Nesse caso, antes de escolher um sistema de gestão, pesquise, faça testes, compare, e opte por aquele que lhe oferece funcionalidades avançadas, auxiliando em questões como essas citadas.
O Hospedin, por exemplo é um sistema de gestão hoteleira que tem um ótimo custo benefício. Além de ter um valor acessível, oferece recursos avançados para profissionalizar sua gestão hoteleira, auxiliando inclusive na gestão financeira do seu hotel.
Fácil acesso ao cadastro de hóspedes
Ter um cadastro de hóspedes hoje em dia não é mais uma opção, e sim uma grande oportunidade para os hotéis. Estrategicamente falando, este é um processo que poderá lhe trazer muitas vantagens, seja em agilizar o check-in daquele hóspede frequente, ou surpreender com um mimo, aquele que se hospeda pela segunda vez.
O cadastro de hóspedes também é ideal para fazer campanhas de e-mail marketing, atuando na fidelização de clientes, e atraindo mais reservas diretas. Portanto se você não tem o cadastro de hóspede como processo definido na recepção do seu hotel, deve começar hoje mesmo!
E é aí que entra o sistema de gestão hoteleira, para simplificar o seu cadastro de hóspedes.
O sistema funciona como um banco de dados, e toda vez que uma nova reserva for realizada, todas as informações do hóspede ficam salvas. Se o hóspede já esteve no seu hotel anteriormente, ao colocar o nome ou cpf, o sistema puxará automaticamente todos os dados do cliente, agilizando assim o processo do check-in, tanto para o hóspede que poderá se acomodar rapidamente, como para o recepcionista que poderá atender o próximo cliente o quanto antes.
Desse modo você também terá informações relacionadas a passagem deste pelo seu hotel e a recorrência em que ele o visita. Além de ter um histórico completo sobre suas preferências, restrições e até reclamações. Tudo isso, além de otimizar o tempo do processo, melhora o relacionamento entre o seu hotel e o hóspede, causando uma boa impressão desde o início da estadia.
E muito mais!
Essas são apenas algumas das facilidades que um sistema de gestão hoteleira pode oferecer aos processos do seu hotel. Além disso existem muitas outras funcionalidades para somar a sua administração, tornando-a muito mais eficiente. Com o uso de um bom sistema, e os processos bem definidos, você como gestor poderá garantir aquilo que tem de mais preciso: o seu tempo!