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Como usar o Instagram na hotelaria? 10 dicas para alavancar seu negócio

Como usar o Instagram na hotelaria

Um mar de imagens que falam, comunicam e vendem. São milhares de contas, bilhões de curtidas e um mundo de pessoas conectadas a todo instante. O Instagram é como uma recepção bem planejada e decorada. Um espaço que dá as melhores boas-vindas e convida, de forma quase que irrecusável, para entrar e desfrutar. Na hotelaria, as redes sociais são fortes aliadas e criar uma conta no Instagram para seu hotel ou pousada é fundamental para que seu estabelecimento seja visto, conhecido e requisitado. Veja abaixo algumas dicas de como usá-lo no seu negócio e, assim, estabelecer sua marca e atrair mais hóspedes.

 

1. Boas imagens falam melhor

No Instagram, as imagens são a essência. A primeira dica fala, justamente, da qualidade delas. Fotos bem produzidas, com qualidade, fazem toda diferença. Por isso, invista em um profissional para realizar as imagens do seu hotel ou pousada. As fotos poderão ser utilizadas para outras finalidades também, como site e panfletos. Assim, vale a pena ter um material feito por quem entende do assunto. Imagens caseiras podem prejudicar a imagem que quer passar para seus seguidores, colocando seu negócio em dúvida. Aqui cabe também a dica de estabelecer parcerias entre seu hotel e fotógrafos e artistas da região para a decoração dos ambientes e produção dos cliques.

 

2. Dê vida aos espaços do hotel

Fotos das acomodações são indispensáveis no Instagram do seu hotel. É preciso mostrar o quê e como você oferece a estadia ao seu hóspede. Mas, nas áreas comuns, como piscina, quadras, salão de eventos, por exemplo, ao invés de postar uma imagem desses locais vazios e estáticos, publique fotos com as pessoas desfrutando desses ambientes. A piscina com os hóspedes se divertindo e o salão com algum evento sendo realizado. Enfim, traga vida para a imagem, coloque a emoção vivida ali para que as pessoas possam sentir por meio dela.

 

3. Destaque o café da manhã e as refeições oferecidas

Dizer que seu hotel ou pousada oferece café da manhã é uma coisa. Mostrar com uma bela imagem no Instagram como é o café da manhã do seu hotel é outra bem melhor. Mostrar os pratos que seu restaurante serve aos hóspedes com fotos bem produzidas é garantia de muitas curtidas. O sabor dos alimentos transmitido pelas fotos aguça o paladar e a vontade de experimentar, levando às interações e comentários. Quem não ama um café da manhã de hotel? Todo mundo vai querer provar!

 

Use o instagram para seu hotel: Bastidores
Use o instagram para seu hotel: Bastidores

4. Bastidores são o coração do hotel

As redes sociais aproximam e trazem o dia a dia para a tela. Mostrar como são os bastidores do seu hotel ou pousada é uma forma de levar ao seu público um pouco da essência que rege e faz pulsar o local. É convidar para entrar em casa e sentir-se parte daquilo. Por isso, a dica aqui é fazer posts com a camareira arrumando as camas, organizando o quarto para receber o hóspede, fazer fotos do jardim sendo cuidado e dos pratos no restaurante sendo preparados pelo chef. Um jeito de tornar seu lugar cada vez mais real para os seguidores.

 

 

 

5. Traga dicas e curiosidades da região

Falar sobre o local onde seu estabelecimento está localizado é valorizar a região e informar seus hóspedes sobre história, cultura e lazer. Contar sobre a fauna e flora que cercam o hotel, falar sobre curiosidades da rua, do bairro, dos habitantes dali e das opções de turismo enriquecem seu conteúdo e despertam a atenção de quem o acompanha.

 

6. Compartilhe as experiências do hóspedes

Um hóspede publicou uma foto no perfil pessoal do Instagram em um momento no seu hotel? Você pode compartilhar essa imagem, junto ao texto e com o crédito do autor, utilizando o aplicativo Repost. É muito simples. É um jeito de dar vida ao seu perfil comercial, colocando ali uma experiência real, e é também uma forma de mostrar quem são pessoas que frequentam seu estabelecimento. Você pode incentivar essas fotos dos hóspedes criando hashtags próprias (#), para ele marcar no post, e cenários com seu logo ou belas imagens para selfies.

 

7. Conte histórias vividas ali

Um pedido de casamento, o primeiro passinho do bebê, um encontro de gerações. Histórias vividas por seus hóspedes no seu hotel merecem ser contadas e compartilhadas. Momentos especiais geram emoção e tornam o dia a dia mais leve. As pessoas gostam de ouvir e ver histórias de vida e ter seu hotel como cenário é um grande mérito.

 

8. Prêmios e publicações na imprensa

Por falar em mérito, divulgue os prêmios que receber, as boas notas e colocações nos sites de hospedagem e venda seu peixe. Compartilhe também reportagens na qual seu estabelecimento é citado. Essas ações dão credibilidade à sua marca. Celebre e poste suas vitórias.

 

9. Promoções e concursos

Seja criativo no Instagram. Dê movimento e gere interações. Faça sorteio de diárias na baixa temporada, por exemplo. Na rede social, as promoções funcionam como alavanca para novos seguidores e clientes em potencial. Veja aqui o aplicativo que realiza sorteios de forma segura e clara no Instagram. É importante ressaltar, no entanto, que a questão dos sorteios deve ser feita com cuidado, especificando bem as regras de participação, prêmios, condições para ganhar etc. Pouca gente sabe, mas no Brasil os sorteios são fiscalizados pela Caixa Econômica Federal. Sendo assim, é preciso seguir os protocolos exigidos. Outra ideia é criar um concurso, por exemplo, para eleger a foto mais bonita tirada por um hóspede é presenteá-lo. As ações aproximam e valorizam os clientes.

 

10. Use e abuse dos stories

A funcionalidade Story do Instagram é um maneira de divulgar vídeos e imagens temporários em um outro espaço da rede social. Dinâmico e rotativo, os stories informam e mostram cenas com o simples tocar dos dedos. Coloque neles seus diferenciais. Transmissões ao vivo também levam o seguidor para perto, como se ele viajasse por ali. Pelos stories, muitas pessoas acabam se comunicando com o perfil, enviando mensagens via Direct. É um novo canal de comunicação que se abre. Explore!

 

Gostou das nossas dicas para o Instagram do seu hotel? Como dissemos, trata-se  de um oceano. Nele, pode se navegar por um infinito de conexões e transformá-las em relações reais. Baixe grátis nosso eBook Marketing para Hotelaria com dicas sobre Facebook, Google etc e alavanque seu negócio.

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