Agora, é hora de se adaptar às circunstâncias. Tomar decisões rápidas e assertivas é uma das melhores maneiras de lidar com crises, como a provocada pelo Coronavírus. Mesmo em momentos difíceis, é através de ações simples que você pode reduzir os prejuízos deste período em seu hotel ou pousada.
Focar no médio prazo e reorganizar estratégias para diminuir os impactos são alguns dos passos iniciais que podem ser dados pelo hotel para passar por esse momento.
Vamos às dicas?
Diminua os impactos no seu hotel ou pousada
Com a redução de hóspedes, é natural que ocorra um faturamento menor nos hotéis e pousadas, diminuição na produção, entre outros fatores. Por isso, é preciso fazer com que, durante a quarentena, estes impactos sejam reduzidos.
A primeira medida é fazer uma previsão das despesas do seu hotel ou pousada para os próximos dois ou três meses. Assim, é possível priorizar aquelas fundamentais para o seu negócio.
Ajuste as despesas de acordo com a situação
Neste momento, é necessário evitar gastos, a não ser que seja seu hotel ou pousada realmente precise. Para isso, você pode negociar um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos com fornecedores e instituições financeiras.
Adote medidas que permitam um aumento do seu faturamento
Uma das medidas que podem ser adotadas neste momento é a criação de promoções e distribuição de vouchers para que os hóspedes possam utilizar depois. Dessa forma, ninguém sai no prejuízo.
Além disso, também é muito importante fazer a gestão do fluxo de caixa da empresa para não correr o risco de não ter dinheiro para pagar os gastos utilizados nas despesas do hotel.
Confira o curso online e gratuito com um guia sobre gestão financeira no site do Sebrae.
Ofereça vouchers para os hóspedes usarem depois
Sim, os vouchers são uma boa opção neste momento. Na tentativa de conseguir a ajuda de clientes mais fiéis, alguns estabelecimentos estão adotando a venda de vouchers como solução.
Dessa forma, você pode vender voucher de diárias e pacotes interessantes para que os hóspedes comprem agora e usufruam depois. Assim, quando seu hotel ou pousada estiver liberado para funcionar, o cupom adquirido semanas antes poderá ser utilizado no pagamento.
Dia a dia, lado a lado: continue mantendo contato com seus hóspedes nas redes sociais
Manter o contato com o hóspede é a melhor forma de empatia, principalmente em meio à pandemia. Você pode se comunicar com eles através do e-mail com conteúdos que serão interessantes para ele como dicas de viagem no blog, promoções do seu hotel no site e outras formas de conteúdo nas redes sociais. Confira abaixo:
Divulgue nas redes sociais as medidas de proteção implementadas pelo hotel
Todos gostam de saber que o hotel ou pousada se preocupa com a segurança de funcionários e hóspedes. Isso é possível através de posts nas redes sociais, onde você pode mostrar todas as medidas que seu hotel está adotando para passar pela pandemia sem colocar em risco a saúde dos hóspedes.
Neste artigo, você deve colocar todas as medidas preventivas da Organização Mundial de Saúde para a preservação da saúde coletiva em combate ao Coronavírus.
Veja aqui nossas dicas de como prevenir o Coronavírus na hotelaria
Conte com o e-mail marketing
Uma alternativa bastante eficiente para informar hóspedes, clientes fiéis e pessoas que já fizeram reserva no hotel é a criação de campanhas de e-mail marketing. Por isso, envie e-mails informando o posicionamento do hotel, principalmente quanto ao seu funcionamento nos próximos dias e meses.
Pós-quarentena: deixe tudo preparado
Não foque só no caos. Este momento pode ser uma ótima oportunidade de deixar tudo preparado para os hóspedes. Ainda que seja essencial a redução de gastos, você não pode esquecer de pensar no conforto e bem-estar dos hóspedes.
Se o seu hotel ou pousada não oferece café da manhã, por exemplo, essa é uma ótima hora de começar a pensar em diversas formas para implementar daqui uns meses para caprichar nas boas-vindas.
Checklist para arrumação dos quartos
Uma boa arrumação de quartos faz toda a diferença. Você pode aproveitar este momento para otimizar a gestão com uma rotina prática para facilitar a execução. Lembre-se que limpeza, higiene e organização não podem, de jeito nenhum, desapontá-los. Deixe tudo bem preparado e confortável para a chegada deles.
Veja aqui um checklist prático para ajudar na arrumação dos quartos no dia a dia do hotel
Pense em estratégias sustentáveis
Além disso, a fim de reduzir gastos, você também pode aplicar estratégias sustentáveis no hotel como programa de reuso de toalhas, incentivo a separação do lixo orgânico e reciclável e também a diminuir as embalagens plásticas.
Confira todos os serviços da hotelaria mais valorizados pelos hóspedes aqui.
Lembre-se que não é hora de parar. Todas as suas atitudes, sobretudo em meio à pandemia, são muito bem-vindas e bem vistas aos olhos dos hóspedes.
Nossas dicas para reduzir os prejuízos durante a quarentena foram importantes para você? Lembre-se que seu olhar atento e responsável faz toda diferença para recepcionar bem e garantir a volta dos hóspedes. Continue acompanhando mais dicas e informações sobre hotelaria em nosso blog. ?