Day use na hotelaria: alternativa para driblar a sazonalidade

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Aproveitar a piscina, o bar, a sauna, o passeio a cavalo, a trilha pela mata. Desfrutar dos serviços, dos espaços e das atividades de um hotel mas sem estar hospedado nele. Para além da alta temporada, os hotéis podem apostar no chamado day use para atrair clientes, lucrar e driblar os meses mais “frios” do calendário hoteleiro.

Manter o fluxo de hóspedes constante diante da sazonalidade pode ser um desafio para hotéis e pousadas. Então, encontrar alternativas – como o caso do day use – é garantir a rotatividade e a lucratividade do estabelecimento, além de abrir possibilidades para conquistar futuros hóspedes. 

Quer saber mais sobre o que é day use, como torná-lo atraente e como agregar mais valor aos seu hotel com esse serviço? Então, siga a leitura deste artigo que preparamos. 

O que é day use?

Para começar, vamos fazer checkin no conceito de day use e entender o que ele significa. A expressão em inglês quer dizer “uso por um dia”. Assim, fica fácil entender que se trata de desfrutar de algo pelo período de um dia, certo?

Quando falamos em hotéis, falamos em day use como um tipo de serviço no qual a pessoa faz uso de determinados espaços e atividades da estadia, porém sem ter que se hospedar nela. 

Ou seja, é um cliente para o hotel e não um hóspede. Para fazer uso das dependências e das comodidades, paga-se um valor – um valor inferior ao preço de uma diária. 

No início, o day use foi um recurso encontrado por hotéis próximos aos aeroportos, estações e rodoviárias para atender a demanda de viajantes que desejavam apenas descansar entre um novo deslocamento e outro, como outro voo ou a partida do próximo trem. 

Assim, com o passar do tempo e as novas configurações da hotelaria e do turismo, o day use foi expandindo e alcançando novos públicos – como as famílias que buscavam um lugar seguro, confortável e agradável para passar um dia diferente na semana. 

Day use e pandemia 

Como vimos acima, o day use surgiu diante de uma demanda do setor hoteleiro para atender determinado público, certo?

E o atravessamos nos dias de hoje é uma nova demanda que surge em busca de alternativas de lazer e descanso em meio ao caos, às incertezas e às restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus. 

O day use vem se destacando como uma saída atraente tanto para o público como para os hoteleiros. 

Em pesquisa realizada recentemente pelo Hotéis Ri, em parceria com seus associados, o serviço de day use teve um crescimento de cerca de 20% entre setembro de 2020 e fevereiro deste ano.

Como funciona o day use?

Bem, mas qual o funcionamento do day use? Como devo fazer no meu hotel – ou pousada – para oferecer o serviço?

Antes de começar a disponibilizar o day use – ou qualquer outro serviço -, é preciso ter conhecimento do seu público e estrutura adequada para receber as pessoas interessadas.

Ao entender qual o público de maior interesse no serviço – como por exemplo famílias com crianças em busca de lazer ou pessoas em busca de um ambiente tranquilo para uma reunião online – é possível pensar e organizar as possibilidades para o day use.

Entre as opções de lazer, podemos destacar o uso da piscina, da sauna, do salão de jogos e do restaurante do hotel, além de passeios e serviços de SPA. 

Já quando se trata de um cliente corporativo, o day use pode contar com a disponibilidade de uma sala confortável, com móveis adequados, acesso WiFi de qualidade, além do uso do quarto para um banho e a preparação para um compromisso. 

As ideias podem ser incrementadas cada vez mais, com o intuito de despertar o interesse e o desejo pelo day use, mas não se esqueça de estabelecer e deixar claro, mesmo na contratação desse modelo de serviço, as condições de uso, os preços, as regras e os serviços inclusos, certo?

É preciso deixar tudo bem certinho, como se fosse uma estadia, para ter problemas. 

Quais as vantagens do day use para o hoteleiro? 

Mas por que oferecer day use? Você pode se questionar, mas o fato é que o day use é uma forma inteligente de manter a rotatividade no hotel nos meses de baixa demanda. 

Isso porque a manutenção do espaço – com ou sem hóspedes – é praticamente a mesma, então, melhor ter pessoas usufruindo e consumindo nele, não?

Oferecer o day use pode incrementar ainda a renda do hotel por meio de produtos e serviços agregados, como as bebidas, determinados tratamentos no SPA ou ainda passeios mais elaborados e que podem pedir um investimento maior do cliente. 

Para facilitar a administração do day use, a dica é limitar um horário (período de horas), dias e opções de atividades inclusas no day use, de acordo com sua capacidade no momento. 

Outra vantagem do day use para o hoteleiro é a margem de lucro que pode sofrer um upgrade ao se trabalhar com preços inteligentes, sem deixar as áreas paradas do hotel, com pessoas usando e o estabelecimento rendendo.

Como deixar o day use em alta?

Você se lembra que falamos sobre conhecer o perfil do seu público? Pois então, será a partir dele, dessa segmentação, que o roteiro poderá ganhar mais destaque com seu day use. 

Pense nas necessidades de cada perfil e no que seu estabelecimento pode colaborar para oferecer um dia de mais conforto, diversão, tranquilidade ou experiências. Abra-se para a criatividade! 

Veja a seguir algumas ideias:

  • para quem está perto 

Com as viagens longas mais restritas, aposte na vizinhança do seu hotel. Pense numa comunicação voltada aos moradores próximos ao estabelecimento e ofereça um day use para quem deseja desfrutar das comodidades de um hotel, sem precisar pegar a estrada ou dormir fora de casa. 

Você pode incluir no day use, por exemplo, a experiência de um café da manhã de hotel servido no quarto, com todo conforto que um hóspede desfrutaria. 

  • home office no hotel

Pensando nas pessoas que estão há mais de um ano trabalhando no esquema de home office e de maneira remota, a possibilidade de day use pode ser atraente para sair um pouco do ambiente de casa – sala, quarto, cozinha.

O hotel precisa apenas disponibilizar uma sala – num formato parecido com de coworking – com mesas e cadeiras confortáveis, internet de alta velocidade e tranquilidade.

Servir um café com aperitivos também pode incrementar a experiência de trabalhar fora de casa, mas ainda em um espaço restrito e em segurança. 

  • para degustar 

No pacote de day use,  é possível incluir uma experiência gastronômica, oferecendo degustação de produtos locais, por exemplo. Ou de bebidas, como em cidades com vinícolas ou alambiques. 

  • para o melhor amigo

Outro público interessante para o day use é o de pessoas que gostam de passear e viajar com o pet. 

Pensar em serviços exclusivos para os cães é uma sacada e tanto. Assim, enquanto os tutores curtem o dia no hotel, o animalzinho ficará entretido e bem cuidado.

  • espaços para ler e criar 

Nos hotéis com área verde ou com uma estrutura mais ampla, é possível pensar no público que gosta de ler em um ambiente tranquilo e confortável. 

Então, o day use pode ser voltado às pessoas que têm esse hábito e que podem aproveitar o tempo e o lugar para ler, debater ideias, criar rodas de conversa e leitura – com número reduzido de participantes.

  • retiros, práticas de yoga e meditação 

Ter um dia de práticas voltadas à consciência, ao corpo e à mente? Programar um day use que inclua retiro de um dia, aulas de yoga e meditação pode atingir um público qualificado e disposto a vivenciar algo diferente. 

Para isso, você pode buscar por profissionais que atuam na área para propor uma parceria e organizar algo coletivo, que tal? 

Um serviço de day use atraente vai permitir uma estabilidade do negócio mesmo diante da sazonalidade e poderá ainda render futuros hóspedes. Aposte!

Por fim, mas não menos importante, é fundamental manter a segurança sanitária, os protocolos e os cuidados com a higiene do hotel, mesmo se tratando do day use, para garantir o bem-estar de todos. 

 

Nossas informações sobre day use como alternativa para driblar a sazonalidade foram úteis para você? Continue acompanhando mais dicas sobre hotelaria e turismo em nosso blog.

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