Dicas para preparar seu hotel para as festas de fim de ano

COMPARTILHE

Os enfeites de Natal expostos nas vitrines do comércio dão os primeiros sinais de que o ano está chegando ao fim e de que é hora de se preparar para as festas. Depois de um longo período de restrições e isolamento, o movimento é de expansão e muita gente está sedenta por colocar o pé na estrada e fazer aquela viagem tantas vezes adiada. Por isso, agora é a hora de hotéis e pousadas ficarem com tudo pronto para receber com conforto, comodidade e segurança seus hóspedes.

Então, para te ajudar nos preparativos e te lembrar de tudo que não pode faltar no seu hotel para as festas de final de ano, preparamos este artigo. As dicas são práticas e podem servir como um guia. Lembre-se de que planejar é fundamental para evitar estresses e contratempos e que, diante do cenário que ainda atravessamos, os cuidados com a saúde da equipe e dos clientes são indispensáveis, certo?  

Acompanhe a leitura e aproveite nossas dicas! 

Demanda reprimida e mais vontade de viajar 

Vamos começar com a tendência de um final de ano movimentado para a hotelaria e, por isso, a necessidade de estar com o hotel ou pousada preparado. 

Estimulado pela vacinação avançada contra a Covid-19 no Brasil, o turismo vem com a promessa de uma retomada importante, alavancada, principalmente, pelos feriados e festas de final de ano.

As restrições mais brandas, a queda nos casos de Covid-19 e a demanda reprimida por viagens formam uma combinação que tem estimulado o desejo e a busca por dias de lazer e descanso em destinos nacionais. 

Dessa forma, pouco a pouco o turismo vem reduzindo os danos causados nos últimos meses. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no último mês de agosto, a diferença entre as receitas e o potencial de geração do setor diminuiu pelo quinto mês consecutivo. 

Informações de buscas do Google mostram que o interesse dos brasileiros por viagens chegou, em setembro deste ano, ao maior patamar desde março de 2020. E, como falamos no início, a procura tem como principal foco as datas de Natal e Ano Novo. 

Dólar alto = destinos nacionais em alta 

Outro fator importante que reflete nas buscas por viagens e hospedagens nacionais é o valor do dólar e do euro. Em alta, as moedas estrangeiras voltam a atenção dos turistas para os deslocamentos em território nacional.

Por isso, a procura por hospedagens no final de ano deve ser maior nas cidades brasileiras e, como de costume, as praias do Nordeste estão entre as preferidas para a temporada de verão. 

Além do litoral, cidades pequenas também pipocam mais no radar dos turistas. De acordo com o Airbnb, a participação de municípios de até 50 mil habitantes aumentou mais de 50% no segundo trimestre deste ano, no total de reservas. E a tendência é que a procura deve se manter nos meses de dezembro e janeiro.

Assim, diante desses cenários, está mais do que na hora de organizar tudo no seu hotel ou pousada e garantir uma estadia a altura dos hóspedes entusiasmados e ansiosos por dias de paz e tranquilidade.  

Dicas para preparar seu hotel para o final do ano 

  • Planejamento sempre 

Primeiro, é preciso planejar. Colocar no papel – ou na planilha – todos os itens que precisam ser considerados para a temporada. Preparar um checklist é fundamental para não deixar nada escapar. 

Das iniciativas, como eventos e atividades no hotel, até os produtos oferecidos na hospedagem, passando pelas ações de marketing, tudo deve ser pensado, planejado e desenhado com detalhes por parte da administração e governança do hotel. 

É preciso pensar no orçamento que tem disponível, identificar quais os investimentos mais importantes e prioritários e qual a expectativa dos hóspedes. Fazer as contas e realizar com antecedência é uma forma de evitar prejuízos e dores de cabeça.

  • No clima das festas 

Para receber os hóspedes no final do ano, é importante que o hotel ou pousada ofereça um ambiente diferente de todos os outros meses. Pensar em uma decoração natalina e de Réveillon torna a estadia mais especial e insere as pessoas no clima de festas e celebrações.

Não se trata apenas de algo bonito para os olhos, mas também de algo que preencha o coração e desperte sensações características do momento, como união, confraternização e harmonia. 

Uma dica para decoração é espalhar quadros ou cartazes com textos afetivos, com mensagens positivas, que estimulem os hóspedes a compartilharem nas redes sociais, por exemplo. 

  • Cuidados com a saúde 

Ainda que as medidas restritivas estejam mais brandas e a pandemia se mostre controlada, não há como descuidar das práticas de segurança sanitária. 

Por isso, é fundamental manter o hotel preparado, nas festas de final de ano, com todos os cuidados de saúde. Dispositivos de álcool em gel nas áreas comuns, uso de máscaras nas áreas coletivas e limpeza e higiene rígida dos ambientes

Com o maior movimento de Natal e Ano Novo, as ações para manter as pessoas da equipe e os hóspedes protegidos devem ser redobradas e a atenção à saúde segue sendo primordial nas hospedagens. 

  • Pente fino na estrutura 

Outro ponto importante para receber os clientes no final do ano é passar um pente fino na estrutura do seu hotel ou pousada. A dica é buscar por uma pessoa especialista em instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo, e fazer as manutenções necessárias.

Além disso, é o momento de fazer o reparos de danos, como rachaduras nas paredes, testar o funcionamento dos aparelhos dos quartos, da piscina, sauna, etc. Enfim, deixar tudo em ordem para não ter problemas quando o hotel estiver cheio. 

  • Enxoval em dia

Como parte desse pente fino na estrutura do hotel, destacamos o preparo do enxoval de hotelaria para receber os hóspedes durante as festas de final de ano. É preciso checar o estoque de lençol, toalha, colcha, cobreleito, toalha de piso e amenities para ver a necessidade de reposições e novos pedidos. 

Caso haja peças do enxoval com danos, como furos e rasgos, o ideal é substituir o artigo por um novo, de melhor qualidade, para garantir mais conforto e comodidade ao hóspede, certo? Além disso, produtos rasgados e com manchas vão prejudicar a imagem do seu negócio. Lembre-se disso!

  • Equipe preparada e motivada 

Bem, depois das dicas sobre o ambiente, produtos e serviços, vamos ao pessoal do hotel. As pessoas são indispensáveis para que tudo aconteça. Elas são a alma do lugar, são elas que vão transmitir a essência e o propósito do espaço. Então, é importante valorizar a equipe do seu hotel e prepará-la para dar conta do aumento de hóspedes nas festas de fim de ano. 

Talvez seja necessário contratar mais gente, rever escalas de trabalho, alterar horários e a organização da equipe. Mesmo com a alta demanda, é preciso focar na qualidade do atendimento e também no bem-estar dos colaboradores. Assim, estabeleça planos de trabalhos equilibrados e forneça treinamentos extras para criar um ambiente de colaboração e motivação. 

  • Aposte no diferencial

Aqui a dica é usar e abusar da criatividade para pensar em atividades, mimos e outras coisinhas mais que possam agradar seu público. Busque por ações que vão te colocar na frente da concorrência e despertar o interesse dos clientes.

Oferecer ceias de Natal e Ano Novo com ano novo um cardápio diferenciado pode ser uma boa estratégia. O peru e o tender podem estar ali, mas pense também em outras opções que fujam do comum, que tal?

Outra possibilidade é deixar um mimo para os hóspedes, como chocolates ou produtos locais, bem característicos da região. Música, manifestações artísticas e outras iniciativas típicas da comunidade também podem compor uma programação diferenciada de final de ano. 

  • Comunique-se!

Por fim, coloque tudo isso no mundo. Divulgue suas atividades, diferenciais, promoções e tudo que o seu hotel está preparando para as reservas de final de ano. 

Elabore um plano de marketing com ações nas redes sociais – Instagram, Facebook e WhatsApp; no site do hotel; via e-mail marketing; e nos materiais físicos – como panfletos e anúncios em jornais e revistas.  

Envie comunicados para seus hóspedes já cadastrados e convide-os a compartilhar da experiência com os amigos e familiares. 

Bem, agora que você tem aqui dicas importantes para preparar seu hotel para o final de ano, é hora de colocar a mão na massa e aproveitar as boas novas que a temporada promete! 

 

Para mais dicas, acesse o blog da Conamore e conte com nossos produtos de enxoval de hotelaria profissional para agradar com o melhor custo-benefício. 🙂 

Até o próximo! 

Fonte: 

Folha de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS