Ícone do site Hotelaria BLOG CONAMORE

Empresas de turismo crescem no primeiro trimestre de 2017

Aumenta interesse por viagens de carro

Bom para hotelaria: Aumenta também o interesse dos brasileiros por viagens de carro

Sempre de olho nas tendências e no desempenho do mercado, o Ministério do Turismo divulgou em junho o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET), que traz resultados positivos sobre as empresas de setor. De acordo com o estudo, o crescimento foi de 4,3% entre janeiro e março deste ano, quando comparado aos mesmos meses de 2016. Os destaques ficam por conta das organizadoras de eventos, que cresceram 6,9%, e das agências de viagens que tiveram aumento de 5,7% no faturamento.

 

Mais investimentos são previstos

Essa alta foi percebida pelas empresas de turismo como uma reação da economia e também devido à maior demanda interna por viagens. Um dos dados que comprova esse cenário é o incremento de 5,4% na realização de voos domésticos registrados pelas companhias aérea em março de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, a previsão é que o próximo trimestre também seja de ganhos: 70% do setor de turismo indicou que irá investir aproximadamente 10% da receita. Esses recursos deverão ser destinados especialmente para as áreas de marketing, vendas, treinamentos e aquisição de novos materiais.

 

Aumenta interesse por viagens de carro

Mais notícias animadoras vêm da pesquisa feita em parceria entre o ministério e a Fundação Getúlio Vargas em sete capitais: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.  Ao ouvir mais de duas mil famílias, os resultados apontam aumento de 15% na intenção dos brasileiros de viajarem e ainda mais disposição para viagens de carro. Cerca de 27% dos entrevistados demonstraram interesse em fazer as próximas viagens em automóveis, comportamento que fomenta o turismo nacional. Este índice representa um crescimento de 47% no comparativo com 2016.

No ranking das regiões que devem receber mais turistas estão:

 

Essa mesma pesquisa também indica a preferência dos entrevistados pela hospedagem em hotéis e pousadas, intenção que teve a maioria de 52,7% das respostas, seguida de 36,3% que pretendem se hospedar na casa de parentes ou amigos, e 11% que devem se ficar em residência própria ou alugada.

Momento para analisar e se preparar

Com as previsões favoráveis para o setor, é importante que as empresas analisem aspectos que merecem aprimoramento e se preparem para aproveitar as oportunidades, investindo em melhorias para oferecer atendimento, produtos e serviços de qualidade que surpreendam os turistas. Além de impressionar, uma experiência agradável pode significar rendimentos futuros com a lembrança positiva da empresa. Se você é proprietário de hotel, pousada ou disponibiliza um espaço no Airbnb, um dos principais pontos de atenção é  checar o enxoval de cama, mesa e banho e renovar as peças, já que itens como lençóis, toalhas, colchas, cobertores e protetores são essenciais para receber bem os hóspedes e  refletem o cuidado e a receptividade do estabelecimento.
Fonte: Hosteltur e Ministério do Turismo

Sair da versão mobile