A presença no mundo digital é essencial para qualquer negócio, inclusive no setor de hotelaria. E com um mercado cada vez mais competitivo, entender como atrair mais hóspedes e otimizar reservas pode ser o caminho para o sucesso do seu negócio.
O Google Search Console é uma opção incrível para alcançar grandes objetivos profissionais e muitos nem conhecem. Neste artigo vamos explorar como essa ferramenta pode ser utilizada para melhorar a visibilidade do seu hotel nos resultados de busca, monitorar o desempenho do seu site e corrigir problemas que podem impactar a experiência do usuário e as conversões.
O que é esta ferramenta?
Trata-se de uma plataforma gratuita do Google que permite monitorar e otimizar o desempenho do seu site nos resultados de busca orgânica. Ou seja, essa ferramenta oferece insights detalhados sobre como o Google vê o seu site e oferece dados valiosos que podem ser usados para melhorar a visibilidade e o desempenho do seu negócio.
Pensando nisso, para o setor hoteleiro, o GSC é uma ferramenta importante na hora de ajudar a entender quais palavras-chave estão gerando fluxo para o seu site, quais páginas estão sendo mais acessadas e até mesmo se o seu espaço virtual está apresentando problemas técnicos que podem prejudicar a experiência do usuário e até nas reservas.
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Veja como monitorar o desempenho do site
O primeiro passo para aproveitar o máximo do Google Search Console é adicionando o seu site à plataforma e depois verificar a propriedade. Com isso, será possível acessar diversos relatórios que ajudam a monitorar o desempenho da sua página.
Entre os principais dados que o GSC oferece estão o desempenho de pesquisa, cobertura do índice, experiência da página, links internos e externos.
O relatório de desempenho de pesquisa exibe as palavras-chave que geram tráfego para o seu site, mostrando quais termos de pesquisa direcionam usuários, quais páginas recebem mais cliques e a taxa de cliques de cada uma.
Para hotéis e pousadas, isso significa entender quais serviços ou características do seu hotel ou pousada estão mais atraentes para os visitantes. Um exemplo: ao perceber que sua página sobre “hospedagem pet-friendly” está gerando muitos cliques, pode ser um sinal para investir mais nesse tipo de conteúdo e serviço para os hóspedes. Um trabalho conjunto entre a internet e a entrega no dia a dia.
A cobertura do índice indica se o Google consegue acessar e organizar corretamente as páginas do seu site. Se houver problemas, o GSC irá alertá-lo para que seja possível corrigi-los rapidamente. Garantindo que as páginas de reservas e informações sobre o hotel ou pousada estejam sendo colocadas corretamente.
Sobre a experiência da página, com a atualização de Core Web Vitals, o Google passou a priorizar páginas que oferecem uma boa experiência ao visitante. Ou seja, essa ferramenta de graça consegue analisar a velocidade de carregamento das páginas, a estabilidade visual e a interação. Sites de hotelaria devem prestar atenção nesse ponto, afinal uma página lenta ou difícil de navegar pode resultar em uma perda significativa de conversões e de reservas.
É possível também visualizar os links que apontam para o seu site, tanto internos quanto externos. Nessa área, obter links de outros sites de turismo ou influenciadores pode aumentar a autoridade e a visibilidade do seu espaço nos resultados de pesquisa.
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Descubra quais erros corrigir
O GSC é ótimo para identificar erros que podem prejudicar a experiência do usuário e a classificação nos motores de busca. Alguns dos problemas mais comuns que você deve monitorar e corrigir alguns erros.
Se o Google não consegue rastrear certas páginas do seu site (por exemplo, páginas de reservas ou informações de contato), isso pode prejudicar a visibilidade do seu hotel ou pousada. Com o GSC é possível identificar quais páginas estão apresentando erros de rastreamento e corrigir depressa.
A maioria dos usuários realiza buscas no Google por meio de aparelhos móveis, com isso é preciso garantir que seu site seja totalmente envolvente. A ferramenta pode apontar se há problemas de uso nestes dispositivos móveis, como botões difíceis de clicar ou conteúdo que fica cortado.
Outro ponto importante é que a ferramenta ajuda a solucionar problemas de velocidade. Afinal, se um site está demorando para carregar, isso pode afetar diretamente a taxa de conversão.
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Além disso, criar conteúdos relevantes é uma das maneiras mais eficazes de atrair mais visitantes para sua página e aumentar as reservas e com os dados precisos é possível determinar quando e como criar novos conteúdos para seu site. E mais, a partir do relatório de desempenho, você pode descobrir quais palavras-chave estão gerando tráfego e quais têm alto volume de pesquisa, mas pouca concorrência.
Outro ponto em relação ao conteúdo, o GSC permite identificar páginas com baixa taxa de cliques, apesar de estarem bem posicionadas nos resultados de pesquisa. Alertando se, por exemplo, se o título ou a meta descrita não estão atraentes o suficiente. Dando a chance de atualizar o conteúdo com títulos mais persuasivos.
Aproveite ao máximo o Google Search Console
Como você pode ver, essa é uma ferramenta acessível e poderosa, mas muitas vezes os profissionais do setor não exploram seu potencial completo. Pensando nisso, considere investir em treinamentos da sua equipe para que todos saibam como usar a plataforma para tirar o máximo proveito dela, realizar monitoramentos regulares e sempre fazer ajustes e melhorias diárias.
O Google Search Console é uma ferramenta essencial para qualquer hotel que queira melhorar sua presença online, atrair mais hóspedes e otimizar as reservas. Ao monitorar o desempenho do seu site, corrigir erros técnicos e criar conteúdos direcionados, você estará no caminho certo para aumentar a visibilidade do seu hotel nos resultados de busca e oferecer uma experiência online de alta qualidade para os usuários. Aproveite os dados do GSC para tomar decisões informadas e levar o seu negócio para o próximo nível.
Aproveite a ferramenta e inclua conteúdos que se concentre em atrações locais, eventos e experiências exclusivas na sua cidade pode ajudar a atrair hóspedes interessados em aproveitar o que a região tem a oferecer. Cadastre seu hotel no Google Search Console agora mesmo e descubra como otimizar suas reservas! Já que sabemos que para hotéis e pousadas, o conteúdo local é muito importante.
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