Ícone do site Hotelaria BLOG CONAMORE

Governança em hotel: o que faz e por que é tão importante?

Governança em hotel

Governança em hotel

Não é à toa que a área designada a preparar o ambiente para receber os hóspedes tenha este nome. A governança em um hotel tem, de fato, o papel de governar todos os aspectos que se relacionam à organização, limpeza e arrumação dos quartos. Longe de ser meramente operacional, a equipe e, especialmente a governanta do hotel, pousada ou hostel, deve contar com uma atuação estratégica e motivada a fazer o melhor serviço.

Diante disso, como você acha que esse setor do seu hotel está indo? Poderia ser mais otimizado, com mais efetividade e menos “modo automático”? Então, acompanhe a leitura e conheça mais sobre como tornar a governança do seu hotel um verdadeiro diferencial.

 

Responsabilidades da governança em um hotel

Hóspedes entram e saem diariamente dos hotéis. Logo que um quarto é desocupado, é necessário limpá-lo, trocar a roupa de cama e de banho, repor o frigobar e as amenidades que são oferecidas para que os novos visitantes sintam-se bem recebidos e acolhidos. Até aí, parece simples, não é mesmo? Mas antes de tudo isso acontecer, é preciso garantir que os insumos de limpeza estejam em dia, que o enxoval de hotelaria esteja limpo e impecável, ter um checklist para certificar de que todas as etapas de arrumação sejam cumpridas, além de confirmar que todos os equipamentos do quarto estejam em pleno funcionamento e que a rotina de faxina em outras áreas do hotel jamais atrapalhe a circulação dos hóspedes.

É por isso que a governanta, profissional que carrega todas essas atribuições, é tão imprescindível para o bom funcionamento do hotel. Sem ela, todo esse gerenciamento não aconteceria de forma harmônica e estratégica. A governança em hotelaria é fundamental para que todo o sistema de organização seja, impecavelmente, realizado. Afinal, hóspede nenhum levará a sério um hotel que tenha um ambiente com um mínimo sinal de sujeira ou desorganização, certo?

Mas as responsabilidades da governanta não terminam por aí. Esse profissional ainda precisa preencher relatórios,  fazer a gestão de pessoas (controle de folgas e escalas, por exemplo), inspecionar o trabalho da equipe de camareiros e zeladores e prezar pelos acessos (chaves, cartões etc.).

 

Governança em hotelaria: checklist para arrumação dos quartos

Critérios para a escolha de uma governanta

Ainda que muitos imaginem que este trabalho se restrinja à limpeza, é cada vez mais importante para os resultados de um hotel contar com um profissional capacitado para tal função. Hoje em dia, é possível encontrar cursos técnicos específicos para atuar com governança de hotel, já que o dia a dia exige conhecimentos diversos como gestão de uma equipe, atendimento ao cliente, prevenção de acidentes e uso adequado de produtos químicos. De acordo com o HospedIn, parceiro da Conamore, o salário de uma governanta de hotel em média no Brasil é de R$ 2.586,11, podendo variar de região para região e porte do hotel.

Vale destacar aqui que o perfil também contribui – e muito – para o bom desempenho dessa profissão. Cordialidade, liderança, proatividade, senso crítico, alto nível de organização e comprometimento são características muito requisitadas para quem deseja exercer esse papel de ouro em um hotel, pois mesmo com a ajuda de sistemas de computador, nada substitui a arrumação e o trabalho realizado pelo time da governança.

 

Liderança para extrair o melhor

Por falar em time, a equipe de camareiros, atendentes e zeladores estão sob a gestão da governanta do hotel. Ou seja, mais uma missão: manter todos eles motivados e dedicados a proporcionar o mais limpo, bonito e aconchegante lugar para os hóspedes. Para isso, a governança deve olhar com atenção para os treinamentos constantes dos colaboradores, além de oferecer reconhecimentos e feedbacks frequentemente para deixá-los mais confiantes e conscientes de que o trabalho de cada um é o carinho que o hóspede sente quando abre a porta do quarto.

Nesse aspecto, a governança do hotel ganha ainda mais uma carga estratégica, pois com funcionários motivados e empenhados, com certeza, o nível de produtividade será maior e a satisfação das estadias será recompensada com excelentes avaliações.

 

E então, viu como a governança em um hotel vai muito além de uma atuação de operação, sendo capaz de ganhar destaque nos resultados se bem estruturada e conduzida? Invista em pessoas qualificadas, que tenham técnica e perfil, agregue otimização dos recursos do seu hotel e ganhe a recomendação dos seus hóspedes para seu estabelecimento brilhar – tanto na organização quanto nos sites de reserva!

Sair da versão mobile