Higiene máxima: o futuro da hotelaria após a pandemia

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Diante dos cuidados a serem tomados após pandemia, um dos mais importantes é a higiene. Afinal, os procedimentos de higiene e segurança sanitária mudaram e serão ainda mais valorizados pelos hóspedes. Por isso, é preciso estar com seu hotel preparado. 

Criar um processo de higienização padronizado e seguir os protocolos de higiene, informar os hóspedes sobre a limpeza do hotel e manter seu hotel sempre bem higienizado são alguns dos itens que devem ser analisados e incluídos neste momento.

Veja as recomendações gerais de higiene que preparamos para seu hotel após a pandemia para garantir a segurança dos colaboradores e hóspedes. Acompanhe a leitura!

Organização entre a equipe do hotel: crie um processo de higienização padronizado

Agora, é hora de organizar todas as equipes do hotel e criar um processo de higienização padronizado. Para isso, você pode realizar um tratamento prático mostrando como funciona o processo correto da limpeza para toda a equipe.

Realizar a troca de uniformes, lavar as mãos e utilizar álcool em gel antes e após os trabalhos e limpeza nos apartamentos são alguns deles. Uma dica muito importante é informar à equipe de limpeza diariamente, através de um relatório, os apartamentos com hóspedes que possam conter maiores riscos de infecção (como hóspedes estrangeiros, hóspedes gripados e hóspedes de cidades com mais casos no Brasil).

Para quem cuida da parte financeira do hotel, recomenda-se higienizar as mãos com álcool em gel sempre após manusear o dinheiro, higienizar o cofre no final de cada dia de trabalho e tentar trabalhar com distância mínima de 2 metros entre os colaboradores. O uso de álcool em gel vale para todos e deve ser incluído como medida preventiva.

Inclua amenities: disponibilize álcool em gel nos quartos

Agora, mais que nunca, é necessário investir e incluir amenities em seu hotel. Afinal, a higiene é muito importante e demonstra que você se preocupa com a saúde dos colaboradores e hóspedes. 

Para a higienização das mãos e de ambientes, disponibilize álcool em gel 70%. Procure por produtos que sejam fabricados respeitando as regras de produção antissépticas e sanitizantes oficiais.

Além disso, você também pode investir em sabonetes, shampoos e condicionadores que são ótimos aliadas para complementar e deixar o espaço ainda mais agradável já que transmitem, além da saúde, uma sensação boa aos hóspedes.

Protocolos de higiene: o que deve ser feito?

Neste momento, é necessário planejar. Dessa forma, deve-se ter um protocolo de higiene para o seu hotel, tanto para quem trabalha como para os hóspedes. Aproveite agora para elaborar um documento com as medidas e regras que devem ser seguidas:

Procedimentos de limpeza e desinfecção de superfícies (quartos, banheiros e áreas comuns)

Crie uma lista de verificação de limpeza com a frequência de limpeza de áreas específicas, monitore e revise as diretrizes já existentes e ajuste ou aprimore conforme necessário. Confira algumas delas:

  • Estabeleça um horário pré-definido para a limpeza e desinfecção dos quartos visando a organização da rotina dos viajantes;
  • Inclua na limpeza e desinfecção as áreas mais tocadas como maçanetas, controle de televisão, corrimão de escadas, botões de elevadores, entre outros. Neste caso, é indicado a utilização de álcool 60 a 80%;
  • A limpeza e desinfecção deve considerar o perfil de transmissibilidade da doença, especialmente por contato ou gotículas;
  • Os responsáveis pelos procedimentos definidos no Plano de Limpeza e Desinfecção (PLD) devem utilizar os Equipamentos de Proteção Individual – EPI
  • As superfícies como carpetes, tapetes e cortinas devem ser higienizadas utilizando água e sabão ou outros produtos de limpeza apropriados para uso nessas superfícies;
  • Para os itens laváveis, recomenda-se lavá-los (se possível) de acordo com as instruções do fabricante;
  • A máquina de lavar deve ser programada para utilizar o ciclo de lavagem com água em temperatura mais quente e o secador na configuração mais alta.

Confira aqui todas as recomendações da Anvisa para hotéis e pousadas que são válidas tanto para o período de quarentena como após a pandemia.

Informe os hóspedes sobre a higiene do hotel

Informe os hóspedes sobre a higiene do hotel

Informar e conscientizar os hóspedes na hora do check-in e através dos informativos disponibilizados nos apartamentos sobre como está sendo feita a higienização também é uma das formas de transmitir mais segurança. 

Ao chegar, informe ao hóspede sobre a disponibilidade de álcool em gel nas áreas do hotel e também como está sendo feita a higienização nos quartos, no enxoval e nas áreas comuns.

Segurança para os hóspedes: a preocupação com a limpeza é mais que bem-vinda

Sabemos que uma boa higiene impacta no retorno dos hóspedes ao hotel, sobretudo neste momento. Higiene significa saúde, por isso, é tão considerada pelos hóspedes.  Por isso, além da higienização dos ambientes, a limpeza deve englobar também as peças do enxoval. 

Higienização das toalhas e lençóis

Fique atento à periodicidade das lavagens e trocas. Caso a lavagem do enxoval do seu hotel seja feita por uma empresa terceirizada, a orientação, se possível, é acompanhar o processo de perto, para saber quais produtos e recursos são utilizados. 

Além disso, o armazenamento e a manutenção correta das peças do enxoval da hotelaria são essenciais não só para garantir uma boa higiene, mas também para diminuir gastos e garantir boas experiências aos hóspedes.

Veja aqui como deve ser feita a higienização do enxoval na hotelaria para oferecer mais saúde e conforto 

Deixe tudo preparado: mantenha seu hotel sempre higienizado

Agora que você sabe todas as medidas, é hora de deixar tudo preparado. Para isso, é preciso dar continuidade aos cuidados de limpeza necessários para a chegada dos hóspedes e sabemos que isso inclui a boa higienização de todos os ambientes. 

O primeiro passo é certificar que toda a equipe esteja familiarizada com as medidas básicas de prevenção como a higienização das mãos constante, evitando contato próximo aos olhos, nariz e boca. 

Além disso, ressaltamos a necessidade de determinar áreas que requerem limpeza mais frequente e completa, ou seja, superfícies tocadas com frequência tal como a instalação de álcool em gel para as mãos de superfícies e objetos tocados como na entrada dos elevadores.

Considere também o uso de pulverizadores eletrostáticos com desinfetante para a higienização, opções da tecnologia de limpeza do ar como a pulverização de filtros de ar condicionado e avalie os fornecedores de soluções de limpeza para obter as recomendações mais recentes. 

 

Nossas informações sobre higienização foram importantes para você? Lembre-se que seu olhar atento e responsável faz toda diferença para recepcionar bem e garantir a volta dos hóspedes. Continue acompanhando mais dicas e informações sobre hotelaria em nosso blog. 😉

 

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