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Hotéis e pousadas: preparem-se para o fim de ano

Hotéis e pousadas: preparem-se para o fim de ano

São três meses para o final de 2021 e as viagens de final devem retornar aos planos por aqui, após quase dois anos de uma pandemia global. Com o avanço da vacinação e a queda nos números da Covid-19, as perspectivas para o turismo e a hotelaria são positivas e o desejo reprimido de viajar parece estar cada vez mais próximo de ser realizado. Próximo, inclusive, é a palavra que define o principal destino que desponta nessa retomada,  de acordo com especialista. 

As viagens nacionais e os deslocamentos mais curtos devem encabeçar os planos dos viajantes nas férias e festas de final de ano. E, diante do cenário animador que se anuncia, hotéis e pousadas, independente do porte, devem se preparar para receber os hóspedes e estar prontos para oferecer uma estadia à com segurança, conforto e comodidade.

Então, para te ajudar a preparar seu hotel ou pousada para atender à demanda que está prestes a pegar a estrada, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e veja o que fazer para estar de portas, janelas e peito aberto neste fim de ano. 

Perspectivas para as viagens de final de ano no Brasil 

Antes de falarmos sobre como os hotéis e pousadas devem se preparar para receber os hóspedes no fim de ano, vamos entender sobre como está o cenário do turismo por aqui.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), 60% dos empreendedores enxergam um aumento no faturamento até dezembro de 2021. 

As perspectivas são boas e colocam, principalmente, as viagens domésticas como responsáveis por essa volta por cima do turismo e da hotelaria. As falas de especialistas no setor são de otimismo e esperança. 

Dados levantados pelo Itaú Unibanco, com base nos gastos de seus clientes, na Análise do Comportamento de Consumo, e publicados na Revista Hotéis, mostraram que o turismo teve um crescimento de 257,3% no segundo trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. Já a hotelaria registou um aumento de 255,8%.

Outras projeções também apontam para recuperação ainda em 2021. De acordo com a pesquisa de um Grupo de Especialistas da OMT, a demanda doméstica deve se recuperar mais cedo do que a internacional. 

Tendo como ponto de partida crises enfrentadas no passado, os responsáveis pelo setor entendem que as viagens de lazer, especialmente as viagens para visitar amigos e familiares, podem se recuperar mais rapidamente do que as viagens de negócios.

Como vimos, os olhares do setor estão mirando um mesmo horizonte que tem como principal destino as atrações e lugares nacionais. Os ventos são bons e prósperos. Então, 

o momento é de se organizar e deixar tudo pronto para o check-in. 

Como preparar seu hotel ou pousada para o final de ano?

Vamos agora às dicas para que sua hospedagem possa estar em pleno funcionamento e com todos os produtos, serviços e espaços bem preparados para receber os hóspedes, certo?

Não há como estar de portas abertas para receber sem estar com todos os protocolos de limpeza e higienização de superfícies e ambientes em dia. Na tomada de decisão do hóspede, hoje, o fator segurança sanitária é o primeiro. 

Adotar uma política rígida de higiene e limpeza nas hospedagens é essencial para receber os hóspedes com segurança neste final de ano. 

Por isso, treine e capacite a equipe de camareiras e garanta a limpeza frequente dos espaços, a arrumação dos quartos, os cuidados com o enxoval e faça uso de protetores de colchão e travesseiro

Aproveite esse tempo antes do final do ano para renovar os itens do enxoval do seu hotel ou pousada. Invista em lençóis e toalhas novos, de qualidade profissional, para garantir uma experiência de mais conforto e cuidado ao seu hóspede. 

Troque as mantas e cobertores por colchas e cobreleitos mais leves, que combinam mais com o verão e o clima mais quente dos meses de dezembro e janeiro. 

Mini sabonetes, shampoos e condicionadores são capazes de despertar sensações que tornam a experiência do hóspede mais agradável. Os itens de amenities com fragrâncias delicadas e composições suaves são uma aposta que agrada e que representa um cuidado a mais logo de cara. 

Talvez dentro desse novo normal seja necessário rever a forma como são servidas as refeições no hotel, principalmente se irá oferecer ceia de Natal e Ano Novo.

Pensar em como servir de maneira mais individualizada o café da manhã e as demais refeições e disponibilizar mesas em áreas abertas podem ser iniciativas a serem implementadas, pensando no bem-estar e na proteção dos hóspedes. 

Pense em uma agenda de atividades que possam ser feitas de forma individual ou em pequenos grupos. 

Conheça as preferências e necessidades dos seus hóspedes e, a partir daí, crie um roteiro com dias e horários de encontros e serviços que sejam do interesse dos viajantes. 

Fale, divulgue, comunique sobre suas ações, sobre seus serviços, espaços, acomodações e diferenciais. Faça uso saudável das redes sociais para aproximar seu espaço do seu público. 

Invista no marketing digital com fotos de boa qualidade, com conteúdos relevantes e curiosos sobre o hotel e a comunidade, que possam despertar o interesse e o engajamento de quem acompanha virtualmente. 

Por meio dessa ponte digital, o hóspede poderá chegar até você e desfrutar da experiência real de sua hospedagem. 

Para finalizar, vale destacar que a retomada da hotelaria já pode ser percebida e os caminhos são ainda mais promissores com a proximidade do final do ano.

Então, hotéis e pousadas devem se preparar com responsabilidade para receber a demanda de hóspedes ávida por reviver a alegria de fazer as malas e descobrir novos lugares.   

 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Continue acompanhando mais dicas e informações sobre turismo e hotelaria em nosso blog. Até o próximo!

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