É muito importante planejar diante do novo cenário. Agora, boas práticas e protocolos de prevenção são mais que bem-vindos e implantar novas medidas sanitárias e de higiene é tornar seu hotel seguro para os hóspedes e colaboradores. Afinal, é necessário ter cuidados redobrados para a segurança de todos e para a confiança dos hóspedes.
Para tornar essa tarefa mais fácil, listamos alguns cuidados e orientações que devem entrar na rotina de todos os setores do hotel, principalmente a limpeza. Confira a leitura e aproveite para colocá-las em prática em seu hotel a partir de hoje.
Vamos lá?
Recomendações gerais: oriente seus hóspedes e funcionários
Tanto os hóspedes como as pessoas envolvidas para manter seu hotel funcionando precisam de informações claras e objetivas sobre os procedimentos daqui para frente. Pode parecer repetitivo para muitos, mas é necessário seguir as recomendações gerais de higiene e orientar como estão sendo as regras em seu hotel.
Informar e conscientizar através dos informativos disponibilizados nos apartamentos é uma das formas de transmitir mais segurança. As recomendações são as seguintes:
- Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Evitar proximidade física;
- Orientar todos os colaboradores sobre os sintomas, transmissão e prevenção do coronavírus;
- Higienização constante de maçanetas, elevadores e outros locais de manuseio coletivo;
- Manter uma boa ventilação nos ambientes e disponibilizar álcool em gel em diversos pontos do estabelecimento para que todos mantenham as mãos limpas e descontaminadas;
Além disso, informe ao hóspede assim que chegar sobre a disponibilidade de álcool em gel nas áreas do hotel e também como está sendo feita a higienização nos quartos, no enxoval e nas áreas comuns.
Vigilância Sanitária: esteja em dia com os protocolos de prevenção
No dia 23/03/2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – que tem como finalidade promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário – publicou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 353/2020 que delega aos órgãos de vigilância sanitária ou equivalentes nos estados e no Distrito Federal a competência para recomendar ações de controle sanitário.
Dessa forma, cada estado/cidade passou a criar os seus próprios protocolos direcionados para o atendimento nos meios de hospedagem, a fim de garantir que as pessoas se mantenham seguras e minimamente expostas ao novo coronavírus.
Caso haja suspeita, notifique e encaminhe para unidades de saúde
Lembre-se que é imprescindível notificar a Vigilância Sanitária e encaminhar para unidades de saúde caso haja suspeita de hóspedes e/ou colaboradores com sintomas, afinal, ela está presente em todo o território nacional e tem por finalidade promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário.
Governança do hotel: como deve funcionar em tempos de pandemia
Neste período, uma das áreas mais importantes do hotel é a governança, já que esse setor passa a ser o protagonista dessa fase que estamos vivendo. Dessa forma, os profissionais que atuam nessa área devem estar preparados para garantir que as mudança e práticas orientadas pelos protocolos de saúde sejam implementadas no hotel.
As condições de higiene, limpeza e conservação são essenciais para evitar a exposição dos hóspedes ao Covid-19. Além disso, os meios de hospedagem deverão ter os mesmos cuidados que existe em um ambiente hospitalar, com processos mais rigorosos e criteriosos com a limpeza, comprovando aos hóspedes que o ambiente não está apenas limpo, mas também totalmente desinfectado.
É também fundamental reforçar os treinamentos para o departamento de governança. Os funcionários devem estar devidamente preparados para lidar com o momento atual e, certamente, muitos desses processos serão aplicados mesmo quando tudo isso passar.
Protocolos de higiene durante o período de quarentena
Neste momento, sabemos que o planejamento é necessário. Por isso, não se esqueça do protocolo de higiene para o seu hotel, que deve ser feito tanto para quem trabalha como para os hóspedes. Caso você ainda não tenha pré-estabelecido, aproveite para elaborar um documento com as medidas e regras que devem ser seguidas. Clique aqui para saber mais.
Além disso, a ANVISA disponibilizou um Protocolo para quarentena de viajantes em hotéis com orientações sobre o monitoramento da situação de saúde dos viajantes, orientações para refeições, atenção psicossocial e cuidados preventivos em saúde mental, climatização, desinfecção de ambientes e superfícies, entre outros.
O enxoval é o cartão de visitas de seu hotel: mantenha tudo bem cuidado e higienizado
Agora, mais do que nunca, é preciso ter cuidados redobrados com o enxoval. Além dos itens serem designados para fins profissionais, a empresa deve verificar, junto ao hotel, a disponibilidade e as providências a serem adotadas para o atendimento às medidas de higiene necessárias:
- O profissional designado para a realização da retirada ou troca da roupa de cama deverá utilizar os seguintes Equipamentos de Proteção Individual: luvas de procedimento, óculos, avental e máscara cirúrgica.
- Preferencialmente a troca de roupa de cama deve ser realizada pelo próprio viajante. Em caso de impossibilidade física, será realizada pelo profissional designado conforme anterior.
- Na retirada da roupa de cama deve haver o mínimo de agitação e manuseio.
- A lavanderia deve recolher e trocar as roupas sujas (cama e uso pessoal), no mínimo, 2 vezes por semana. As roupas pessoais devem ser embaladas em sacos específicos e identificadas com o nome do viajante.
- O hotel pode realizar a lavagem das roupas de cama e pessoais no estabelecimento, se houver serviço de lavanderia disponível. A roupa suja de uma pessoa doente pode ser lavada com os itens de outras pessoas.
- A máquina de lavar deve ser programada para utilizar o ciclo de lavagem com água em temperatura mais quente e o secador na configuração mais alta. É recomendado o uso de desinfetante a base de cloro ou álcool.
- As roupas (cama e uso pessoal) dos viajantes em isolamento devem ser lavadas separadamente das demais.
- Os carrinhos ou equipamentos utilizados no transporte da roupa suja, até a lavanderia, devem ser limpos e desinfetados após cada uso.
- Caso seja contratada lavanderia externa, ela deve ser informada dos procedimentos de quarentena que estão sendo adotados pelo hotel e criar um fluxo diferenciado para as roupas recolhidas dos quartos em quarentena.
Pós pandemia: garanta o certificado “COVID Free Hotels”
Alguns estudos de mercado constam que, a partir de agora, a escolha dos hotéis poderá ser definida pelas políticas de limpeza que eles implementam. É por isso que o setor hoteleiro espanhol já está trabalhando em um certificado pós-pandemia para que os hóspedes se sintam mais seguros e confiantes na escolha da hospedagem: o “COVID Free Hotels”.
Este certificado será fornecido aos hotéis que estiverem aptos a garantir a proteção da saúde de hóspedes e funcionários na retomada das atividades e irá avaliar as medidas adotadas para a padronização de limpeza dos quartos e áreas comuns, além de cozinhas, bares, cafeterias, restaurantes, recepção e outras áreas do hotel.
No Brasil, a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) está observando essas mudanças e tem como referência essa ideia para adotar com seus associados. Afinal, a constatação é uma das formas de prevenir e minimizar os riscos envolvidos neste momento aos hóspedes e colaboradores.
Nossas informações sobre boas práticas para prevenção ao Coronavírus foram importantes para você? Lembre-se que seu olhar atento e responsável faz toda diferença para recepcionar bem e garantir a volta dos hóspedes. Continue acompanhando mais dicas e informações sobre hotelaria em nosso blog. ?