Por que investir em marketing digital para hotelaria?
Você provavelmente já pesquisou na internet empresas e produtos antes de realizar uma compra ou até mesmo aproveitou a comodidade para fazer a compra ali mesmo pelo computador, não é mesmo? Por isso é importante investir no marketing digital do seu hotel ou pousada.
Esse é o comportamento de 65% das pessoas que, segundo a pesquisa do Google Travelers Road to Decision, começam a planejar viagens de lazer por meio de buscas online. Portanto, não seria exagero dizer que seus potenciais hóspedes querem encontrar informações com rapidez e objetividade e que para conquistá-los é fundamental estar presente no ambiente online. O futuro do marketing hoteleiro está na internet não só pela busca de informações, mas também porque é uma forma de promover seu hotel com custos acessíveis. Existem ferramentas gratuitas e você não precisa desembolsar fortunas para aparecer nos resultados de busca ou fazer anúncios. Mas se lembre de que a primeira impressão é a que fica, por isso, não abra mão da qualidade da comunicação. O design, a escrita e a criatividade irão formar a primeira percepção do usuário sobre o seu hotel e isso contará para ele dar o próximo passo.
Conectividade: Ao tirar férias, mais de 90% das pessoas viajam com pelo menos um dispositivo móvel, como um smartphone, por exemplo. Mas esse número chega a quase 100% se a viagem for motivada pelo trabalho. Ou seja, oferecer internet wi-fi é indispensável!
A seguir, reunimos algumas das principais ferramentas do marketing digital para você descobrir como torná-las verdadeiras aliadas do seu negócio.
Google: você tem que aparecer
Pense no Google como uma grande vitrine virtual. As empresas que estão ali, logo nos primeiros resultados, são as que mais terão chances de ganhar a atenção e a intenção do usuário. O primeiro passo para sua pousada ou hotel aparecer no Google é inclui-lo no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que permitirá com que seus futuros hóspedes encontrem seu estabelecimento em pesquisas no Google, Google Maps (localização) ou Google+ (rede social).
Você já deve ter reparado também naqueles anúncios que aparecem no topo dos resultados de busca. O recurso responsável por isso é o Google AdWords que, por meio de palavras-chave relacionadas à busca por hospedagem, faz com que seu negócio seja encontrado no momento em que uma pessoa tem interesse por esse assunto, logo, mais propensa a efetuar a reserva. Para usar essa ferramenta é necessário investimento, porém, o custo só acontece quando o usuário clica em seu anúncio para acessar o site ou fazer uma ligação. O custo pelo clique é bastante flexível e você ainda pode definir o quanto deseja investir.
Website: a voz do seu estabelecimento na internet
São inúmeros hotéis, pousadas, hostels e albergues que você encontra em uma busca rápida na internet. Logo, vem a pergunta: como se destacar diante de tanta concorrência sendo que 90% das reservas são feitas online? A resposta com certeza tem ponto de partida no seu website como instrumento para atrair novos hóspedes. Vamos às dicas!
1. Invista em um site profissional e adaptado para dispositivos móveis
Ter um site profissional significa pensar no design, na distribuição de informações, nas imagens bem feitas e na usabilidade. Na era digital, é muito importante que os usuários possam acessá-lo em tablets e smartphones em uma configuração adaptada para esses dispositivos.
2. Navegação limpa e leve
A apresentação do seu site é o cartão de visita no meio virtual. Cadê o telefone ou e-mail de contato? Onde vejo as fotos e as tarifas? Qual a localização? São respostas claras e bem formuladas que o visitante espera encontrar. Um design “limpo” e que reflita a imagem que o seu estabelecimento quer passar é ideal para convidar o visitante a navegar pelo site e descobrir argumentos para fechar a reserva.
3. Otimização nas buscas
Os buscadores, principalmente o Google, usam alguns parâmetros para encontrar e definir a ordem de relevância dos resultados, sendo um deles o uso de palavras-chave. Sabendo disso, é possível utilizar o SEO (Search Engine Optimization) ou otimização do site, que consiste em um conjunto de técnicas e estratégias para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados orgânicos (não pagos). Uma dica simples é inserir palavras-chave e termos em títulos e descrições nos textos como, por exemplo, “hotel em Paraty” ou “onde ficar em Paraty”.
4. Aposte nas fotos
As fotos também são uma forma de se comunicar e, com certeza, são decisivas para uma pessoa fazer a reserva em um hotel ou pousada.
O ideal é contratar um profissional que saberá explorar todo o potencial do seu estabelecimento e terá os equipamentos necessários para produzir fotos de qualidade. Prepare o local, deixando-o limpo e organizado. Use diversas perspectivas para que o visitante tenha uma noção completa do ambiente. Poucas fotos ou fotos desfocadas, por exemplo, podem facilmente desestimular seu futuro hóspede a concluir a reserva.
5. Facilite o contato
Seja convidativo e forneça claramente informações como localização, telefone, e-mail e também perfis nas redes sociais. Disponibilizar esses dados é muito importante, mas garanta que você poderá fazer o atendimento em todos os canais. Muitas pessoas não se sentem seguras se não sabem como entrar em contato, mas a frustração de não receber retorno pode ser ainda pior. Cuidado ao definir a sua conta de e-mail: evite usar contas Gmail, Hotmail, Yahoo para não soar amador. Prefira endereços semelhantes à “contato@meuhotel.com.br”. Outra dica interessante é criar um formulário no site para o visitante enviar perguntas e até mesmo fazer a reserva. Assim, você terá acesso aos dados de seu hóspede e poderá trabalhar em ações de relacionamento.
6. Como chegar
Para facilitar ainda mais a vida do seu hóspede em potencial, além de informar o endereço completo, inclua um mapa com a localização exata do seu estabelecimento. Dê referências do caminho e sugira rotas de como chegar. Isso ajudará o visitante a se sentir mais confiante. Você pode usar o Google Maps ou o Waze, um aplicativo que funciona como GPS, para ajudá-lo a encontrar o local.
7. Conecte-se às redes sociais
Ter perfis em redes sociais significa criar pontes de contato com possíveis hóspedes e prolongar o relacionamento com pessoas que já se hospedaram em seu hotel, pousada ou hostel. Atualmente, a rede social mais relevante para os negócios é o Facebook. Por meio de uma página, você poderá divulgar novidades, fotos e promoções; interagir com clientes em potencial; receber avaliações; e disponibilizar diversas informações. Existem outras redes sociais como Instagram, Twitter, Pinterest, Google+, mas antes de sair criando perfis em todas elas, analise quais são mais adequadas para o seu negócio e se você conseguirá mantê-las sempre ativas. Pense nas redes sociais como uma nova forma de “boca a boca” no mundo digital.
8. Divulgue preços
A verdade é que os hóspedes não querem perder tempo ligando ou enviando e-mail para descobrir os valores. Divulgar os preços elimina essa barreira e evita que o visitante se desinteresse pelo seu hotel. Como a maioria dos sites de hotéis e pousadas não fornecem esse tipo de informação, aproveite para se destacar e incluir preços promocionais e pacotes. Destine também um espaço do site para que o visitante assine a newsletter e receba as novidades e promoções por e-mail.
9. Dicas locais
A maioria das pessoas viaja a lazer durante as férias ou feriados. Então, que tal dar sugestões de passeios turísticos, restaurantes, museus ou atividades interessantes para o seu hóspede aproveitar ainda mais o passeio? Isso com certeza será visto com muita simpatia!
10. Capte o contato do visitante
Mesmo que o visitante do site não se hospede em seu hotel, ele já teve um contato inicial e conhece seu estabelecimento. Por isso, obter o e-mail do visitante é uma maneira de trabalhar o relacionamento com o envio de ofertas e benefícios, por exemplo. Além de disponibilizar um breve formulário, é possível programar um pop-up – aquelas janelinhas que aparecem na tela – com uma mensagem atrativa para o visitante deixar o e-mail. Estimule a ação oferecendo um desconto e conquiste hóspedes em potencial!
Veja outro artigo sobre o assunto: Capriche no site do seu hotel e atraia novos clientes
Facebook: a rede social mais popular
Por ser a rede social que está em alta na internet, muitas pessoas também usam o Facebook para encontrar informações sobre empresas. Com diversos recursos como o compartilhamento de mensagens, links, fotos e vídeos, você pode divulgar os diferenciais do seu hotel de uma forma mais próxima e pessoal.
O Facebook também permite a criação de anúncios, que irão aparecer para pessoas com o perfil que você deseja atrair. Se você ainda não tem uma fanpage para seu estabelecimento, crie agora mesmo clicando aqui e coloque em prática as dicas a seguir para transformar interação em vendas!
1. Invista na personalidade
Deixe a fanpage com a cara do seu estabelecimento e toque único. Isso significa inserir todas as informações básicas como site, telefone, localização, horário de funcionamento, e-mail e uma bela descrição. Para a foto do perfil, use uma imagem bem atrativa ou opte pelo logotipo para dar um ar mais profissional. Na foto de capa, que tal uma paisagem bem bonita da vista que o hóspede só poderá apreciar do seu hotel?
2. Diferencial no atendimento
As pessoas buscam informações e esperam a interação com as empresas nas redes sociais. No Facebook, ao manter sua página ativa, certamente você receberá perguntas de seus possíveis clientes. Ofereça o melhor atendimento, respondendo às mensagens com simpatia e objetividade e, claro, sem fazer o usuário esperar muito por um retorno.
3. Naturalidade é a chave
A forma de se comunicar no Facebook é informal e descontraída. Formular conteúdos e respostas com o tom sério que estamos acostumados a pensar ser o certo para empresas foge da proposta de interação e dinamismo, características da rede. Prefira abordagens personalizadas, leves e crie uma conversa agradável com seu hóspede em potencial.
4. Divulgue suas promoções
O brasileiro adora ofertas, ainda mais na atual fase que o país atravessa. Aproveite o interesse dos usuários por esse tipo de ação e o estimule a fazer reservas divulgando os pacotes promocionais que você criar, especialmente em épocas de baixa temporada. Uma dica é fazer anúncios para que o usuário seja levado direto a uma página do seu site com todos os detalhes sobre a oferta e ainda possa fazer a reserva com poucos cliques!
5. Compartilhando de experiências
Ao viajar e conhecer novos lugares, as pessoas querem viver experiências! Para seus futuros hóspedes sentirem que vão encontrar isso ao fazerem a reserva em seu hotel, nada melhor do que pessoas dizerem isso a eles. Peça aos seus clientes mais fiéis que deixem depoimentos contando sobre como foi estar em seu estabelecimento e façam avaliações positivas sobre a estadia, classificando o serviço com cinco estrelas na escala do Facebook. As indicações funcionam muito bem nas redes sociais.
6. Conteúdo relevante
O Facebook gira em torno de conteúdo. Postagens criativas, com imagens bonitas e textos bem escritos atraem a atenção dos usuários e fazem com que sua página ganhe relevância entre tantos posts. Prefira temas relacionados ao seu negócio e não exagere na frequência, publique diariamente ou algumas vezes na semana. É mais importante a qualidade do conteúdo do que a quantidade. Crie um tom de linguagem e busque referência do que fazem outros hotéis e marcas para se inspirar.
7. Anuncie
Uma das vantagens de anunciar nas redes sociais é a segmentação. No Facebook, você pode criar anúncios específicos para falar com públicos diferentes ao mesmo tempo. Selecione a localização, a faixa etária, o estado civil e interesses diversos. Por exemplo, você pode fazer um anúncio para pessoas que estão em um relacionamento sério as convidando para comemorar o Dia dos Namorados em uma suíte especial ou direcionar para pessoas que têm filhos e divulgar as atrações que seu hotel oferece para as crianças. Tudo isso com um orçamento diário fixo.
Veja outra matéria sobre Facebook: Como gerar mais reservas para seu hotel pelo Facebook
TripAdvisor: avaliações de quem mais importa
Viajantes do mundo todo passam pelo TripAdvisor para compartilhar experiências e indicações de roteiros e hospedagem. O site reúne informações de todos os tipos para que os visitantes possam planejar suas viagens baseadas nas experiências e percepções de pessoas dos quatro cantos do mundo. Agências de viagens também buscam referências nas avaliações para selecionar hotéis e pousadas para oferecer em seus pacotes.
Criar um perfil básico no TripAdvisor é simples e gratuito. Essa ferramenta ajudará seu estabelecimento a ganhar visibilidade em um espaço no qual quem visita já está interessado em fazer as malas. Os hotéis e pousadas devem cumprir algumas regras para participar da comunidade e você pode consultá-las aqui.
Lembre-se de que para se destacar, você precisa que seus hóspedes façam avaliações positivas, então, os incentive sempre que possível a publicar bons comentários. Recomendamos responder todas as avaliações e, caso sejam negativas, se posicione educadamente e mostre que a opinião do cliente é importante para melhorar aspectos do seu estabelecimento. Dedicando-se da melhor forma aos seus hóspedes, você poderá levar o título de melhor meio de hospedagem na campanha Travellers’ Choice, que anualmente escolhe os melhores destinos, hospedagem por categorias, restaurantes e atrações.
Um excelente reconhecimento, não é mesmo?
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