Ícone do site Hotelaria BLOG CONAMORE

Novos cenários para a hotelaria: 3 em cada 4 hotéis devem reabrir em julho

Novos cenários para a hotelaria: 3 em cada 4 hotéis devem reabrir em julho

Em um cenário inicial de retomada de atividades turísticas, a indústria hoteleira vai se redesenhando lentamente para que a qualidade de serviço não seja comprometida. Uma pesquisa realizada com 884 hotéis em 26 estados mostra que 3 em cada 4 hotéis devem retomar suas atividades em julho, sendo este um dos primeiros passos para a retomada do setor.

Acompanhe a leitura para saber como serão os novos cenários para a hotelaria e os protocolos de higiene e segurança que deverão ser tomados para a reabertura.

Reabertura dos hotéis: o setor de hospedagem pretende retomar suas atividades no mês de julho

Um novo estudo do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) reforçou o que levantamentos anteriores já apontavam: o setor de hospedagem deve retomar suas atividades em julho. Segundo a pesquisa realizada com 884 hotéis em 26 estados entre os dias 25 e 31 de maio, 37,1% indicaram julho como o período de retorno das operações.

Os dados foram divulgados pelo MTur (Ministério do Turismo), e o ministro Marcelo Álvaro Antônio ressaltou que este é um dos primeiros passos para a retomada do setor. “Já vemos o retorno gradual de alguns segmentos do turismo brasileiro, como o aéreo e a reabertura de algumas cidades pelo país. Nada mais justo que a hotelaria, também, entre nesse planejamento para o seu retorno, tomando todos os cuidados possíveis para a segurança e saúde dos hóspedes e funcionários”.

Para o Orlando de Souza, presidente do FOHB,  é fundamental que se possa iniciar as aberturas dos hotéis o mais rápido possível. “Estamos em um cenário em que não há receitas, mas as despesas continuam. Dar início às reaberturas é fundamental para começarmos a criar uma perspectiva de início de volta às operações”, pontuou. 

Ainda de acordo com o estudo, na última semana de maio, 63% das unidades hoteleiras estavam fechadas no país. Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba foram as cidades com os maiores percentuais de locais fechados. Por região, o Sul e o Nordeste foram o mais afetado, com 76% e 71% de seus hotéis fechados, respectivamente.

MTur e o Plano de Retomada do Turismo Brasileiro

Diante dos grandes impactos que a crise do coronavírus deixa no setor, o MTur desenvolveu o “Plano de Retomada do Turismo Brasileiro” através de um selo de biossegurança que busca chancelar as atividades turísticas que assegurar o cumprimento de, por exemplo, requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19 para minimizar as consequências e, aos poucos, organizar o retorno das atividades.

Certificação: selo de biossegurança para assegurar os requisitos básicos de higiene e limpeza

A medida é também uma forma e garantir a preocupação da pasta com protocolos de higiene e limpeza, promovendo, assim, o país como um destino turístico protegido e preocupado em oferecer cuidados aos seus visitantes nacionais e internacionais.

Sabemos que, com a propagação do coronavírus, novos hábitos de consumo foram gerados, prezando, inclusive, pela segurança coletiva. Dessa forma, todos os hotéis que retomarem suas atividades, devem seguir os protocolos de boas práticas, que buscarão ser segmentados de acordo com as especificidades de cada um dos setores atendidos como meios de hospedagem, agências de turismo, locadoras de veículos, transportadoras, parques temáticos, casas de espetáculo e guias de turismo.

Fonte: Hotelier News

Nossas informações foram importantes para você? Lembre-se que seu olhar atento e responsável com o hotel e com os hóspedes faz toda diferença. Continue acompanhando mais dicas e informações sobre hotelaria em nosso blog. ?

Sair da versão mobile