Por que seu hotel deve estar no Google Meu Negócio?

COMPARTILHE

Um clique no navegador e as possibilidades se abrem feito aquela boneca russa, a matrioska. Dentro de um clique, há diversos outros cliques e caminhos possíveis. Por isso, estar presente na web é ser encontrado por quem procura. 

Diante de tantas ferramentas digitais disponíveis atualmente para empresas e marcas  – como redes sociais, motores de busca, softwares de gerenciamento, entre outros, – o Google Meu Negócio é mais uma janela de exposição para hotelaria.

Os estabelecimentos com ficha no Google Meu Negócio ganham mais visibilidade nas procuras e oferecem, de cara, as principais informações aos pretendentes a hóspedes. Não sabe como fazer e quer saber mais sobre os benefícios? Então, acompanhe a leitura e bons novos negócios! 

Como as pessoas pesquisam na internet?

Antes de apresentar a ferramenta do Google Meu Negócio e falar sobre como usá-la na hotelaria, é importante estar por dentro de como as pessoas costumam realizar buscas na internet quando estão planejando uma viagem.

Um estudo realizado nos Estados Unidos, pelo TrustYou, com 900 viajantes, desenhou um comportamento de pesquisas na web. Confira os dados:

  • 91% das pessoas disseram que começam a pesquisa por sites de busca. Entre essas pessoas, 81% usam o Google;
  • na primeira busca, 57% digitam a palavra “hotel” ;
  • 31% costumam fazer uma busca mais refinada, com termos como “nome do hotel + nome do destino”.

Por que cadastrar meu hotel ou pousada no Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e pode-se dizer que é uma ficha com as informações principais do negócio: nome, localização, telefone, horário de funcionamento, site, avaliações, etc. 

O dispositivo do Google facilita o acesso às informações e coloca cara a cara quem procura e quem oferece. As empresas cadastradas na plataforma ganham em visibilidade e se tornam mais acessíveis. No caso do setor hoteleiro, o viajante pode até mesmo realizar reserva direta com o estabelecimento, por meio da ficha do Google Meu Negócio. Um clique, e tudo resolvido. 

De acordo com dados divulgados em 2019 pelo Google, os cadastros no Google Meu Negócio haviam crescido 50% em um ano no Brasil. Em 2018, o site de buscas fechou com 600 mil sites criados para pequenas empresas. 

O que o Google Meu Negócio oferece aos hotéis?

Ao digitar o nome do hotel ou pousada no Google, caso o estabelecimento esteja cadastrado no Google Meu Negócio, o interessado terá acesso de forma rápida aos dados divulgados. Entre as informações que podem ser logo conferidas estão: 

  • localização do hotel no Google Maps e principais rotas;
  • horário de funcionamento;
  • telefone;
  • amenidades;
  • classificação de classe;
  • avaliações e notas de outros hóspedes;
  • fotos do estabelecimento;
  • site do hotel;
  • faixa de preço da estadia;
  • perfis das redes sociais.

Como fazer o cadastro no Google Meu Negócio? 

É muito rápido e fácil. Não tem segredo. A ferramenta é gratuita e para estar nela, é preciso fazer uma conta no Google Meu Negócio. Veja o passo a passo:

Passo 1 – abra a página do Google Meu Negócio na internet;

Passo 2 – no canto superior direito, clique em Gerenciar agora;

Passo 3 – faça login com sua Conta do Google ou faça uma conta, caso não tenha ainda; Passo 4 – coloque o nome do seu hotel e clique em botão ‘Próxima’;

Passo 5 – informe o endereço do seu hotel e clique no botão ‘Próxima’. Caso a  localização não for encontrada, será necessário posicionar um marcador no local do seu hotel em um mapa;

Passo 6 – na ‘Categoria de negócios’, selecione uma opção. Depois, vá em ‘Próxima’.

Passo 7 – informe o número de telefone ou o site do site do seu hotel (não é necessário ter site para se cadastrar no Google Meu Negócio). Em seguida, vá em ‘Próxima’;

Passo 8 – para confirmar seu vínculo com o hotel, clique em ‘Continuar’;

Passo 9 – por fim, selecione uma opção de verificação (email, SMS, etc).

Prontinho! 

Quais as vantagens do Google Meu Negócio para hotéis e pousadas? 

A questão da visibilidade já foi citada aqui, mas há ainda outras vantagens do Google Meu Negócio para o setor hoteleiro. Veja só:

Disponibiliza métricas

O Google Meu Negócio coleta dados e os fornece para melhorar a estratégia das empresas. Por meio das informações sobre as buscas pelo seu hotel na internet,  é possível saber a quantidade de visualizações do estabelecimento na plataforma, além do número de cliques e telefonemas que o hotel ou pousada recebeu por meio dela.

Reforça a presença e melhora alcance 

O cadastro do estabelecimento no Google Meu Negócio deixa as informações expostas para as pessoas que pesquisam o nome do seu hotel na internet. Com essa facilidade de visualização, aumentam as chances do público chegar até seu negócio e fechar a reserva. 

Aparece entre os primeiros na busca 

Com o Google Meu Negócio, o hotel ou pousada aparece nas primeiras posições nas pesquisas no Google.

Incentiva interação dos hóspedes

Por meio dos comentários, é possível ficar mais próximo e interagir melhor com os hóspedes. É fundamental responder aos comentários e avaliações, de forma gentil e educada. Esse cuidado mostra comprometimento, respeito e fortalece o relacionamento com os hóspedes e outros possíveis clientes.  

Com essas dicas sobre o uso do Google Meu Negócio no setor hoteleiro, seu hotel tem mais chances de ter lotação máxima o ano todo. Aproveite, explore as muitas possibilidades e coloque seu estabelecimento no topo. Para mais dicas de marketing para hotelaria, faça o download do nosso checklist agora mesmo e confira orientações práticas e úteis para seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS