Por que seu hotel precisa de um blog?

COMPARTILHE

Por que seu hotel precisa de um blog?

Estar presente nas redes sociais é mais do que acumular likes e seguidores. Para ser visto com melhores olhos, e de graça, pelo Google e, consequentemente, ser visto por mais gente é preciso gerar conteúdo. Conteúdo é o que diferencia e torna seu negócio melhor avaliado pelos algoritmos do maior mecanismo de buscas do mundo. Essa palavrinha mágica abre portas e estabelece uma relação de maior relevância, credibilidade e posicionamento. O canal para disponibilizar esse conteúdo produzido por você é criar um blog no seu site. Essa plataforma possibilita a disseminação de imagens e textos que vão tornar seu negócio uma referência, se produzidos com qualidade, é claro. Acompanhe a leitura, saiba como começar e veja a importância do blog na hotelaria.

 

Estabeleça o público

Antes de começar a produzir o conteúdo para o blog, é preciso definir quem serão seus leitores. Quem você deseja atrair com o blog? Quais as características e comportamentos dessas pessoas? Esse passo inicial é fundamental para que, na etapa seguinte, você possa traçar as estratégias de conteúdo e, assim, tornar seu blog bastante acessado. Provavelmente, esse público está relacionado com o público-alvo do seu estabelecimento, mas, ainda sim, é preciso mapear e estabelecer as personas (perfis de clientes ideais para entender melhor suas necessidades de consumo e que são diferentes da definição de público-alvo, que baseia apenas na definição social, econômica e demográfica) que terão acesso a esse conteúdo para não errar na mão.

 

Defina temas e palavras-chaves

Ao definir seus leitores, destaque as palavras-chaves que são importantes e que conectem a busca no Google ao seu negócio. No caso da hotelaria, exemplos de expressões como ‘hotel ou pousada no Rio de Janeiro’ e ‘quartos aconchegantes e espaçosos’, que façam referência à localização e às acomodações, são excelentes pontes de acesso. Baseado nelas, defina os temas que quer abordar no blog, assuntos que tenham utilidade, relevância, que agreguem informação para seu público. Textos aleatórios e sem embasamento são textos desperdiçados. Para ajudar na estratégia, crie um calendário com as datas das postagens e os temas. Regularidade é outro fator determinante para alavancar seu blog.

 

Interatividade e mais reservas

Os blogs possuem espaços para comentários. E são mais um canal de interatividade. Da mesma forma que você oferece conteúdo relevante, seus clientes e hóspedes lhe retornam com considerações, sugestões, críticas e elogios, estabelecendo uma relação de proximidade e confiança. A conversa que surge ali possibilita novos olhares e incentiva relacionamentos.  A troca é sempre válida e enriquecedora.

No processo final de venda ou, no caso na hotelaria, de reservas, o blog auxilia nos casos em que a pessoa ainda não está 100% decidida e pronta para fechar. Ao ler o conteúdo disponibilizado, o cliente é direcionado para o site do hotel ou pousada e, assim, ele pode conhecer mais sobre as acomodações e serviços do estabelecimento e continuar em contato. Aos poucos, a confiança se estabelece e o hóspede entende que é a melhor opção para ele.

 

Mas e o site, não é suficiente?

O hotel ou pousada já tem um site? Tudo bem, ele é importante também (Veja Capriche no site do seu hotel e atraia novos clientes). Mas sua finalidade é para um conteúdo fixo, parado, que não muda. Já a proposta do blog é complementar. Trata-se de uma ferramenta dinâmica, flexível, de atualização constante e novos conteúdos a cada semana. Essa carinha do blog é que garante as visitas frequentes dos leitores, que estão sempre em busca de informações fresquinhas. No caso da hotelaria, uma dica para manter esse fluxo e esse movimento de conteúdo é abordar temas relacionados ao local onde o hotel está situado, com dicas de pontos turísticos, gastronomia e eventos. Outra possibilidade é falar de questões que auxiliem o dia a dia dos turistas como, por exemplo, dicas práticas de como arrumar a mala. Seu hóspede se sentirá amparado e bem orientado.

 

Quer ver um exemplo de como isso é feito?

Nós aqui da Conamore também utilizamos esse tipo de ferramenta. Então, além de nossa loja virtual www.conamore.com.br, na qual apresentamos nossos diversos produtos, mantemos e atualizamos com regularidade este blog que você está lendo agora e disponibilizamos sempre conteúdos relevantes direcionados ao setor de hotelaria. Assim, ao levar informações de qualidade para nossos clientes, ganhamos relevância junto ao Google, melhorando nosso posicionamento orgânico e, consequentemente, sendo visitados por mais clientes.  

 

Então, pronto para estrear o blog do seu negócio? Sabendo da importância, fica mais fácil. Aqui você encontra um passo a passo para montar um blog. Confira! Esperamos que seja um sucesso.

Quer mais dicas de marketing para seu hotel ou pousada? Acesse nosso eBook Marketing para Hotelaria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS

O que esperar do turismo em 2024?

Como é boa a sensação de termos atravessado e conseguido chegar em  mais um final de ano, onde olhamos para trás e vemos o quanto o turismo neste ano foi