Limpeza e higiene são mais do que necessários: são aspectos obrigatórios para oferecer uma boa estadia para os hóspedes. Junte a isso o fato de que, seja qual for o estágio de maturidade do seu negócio, investir pensando a longo prazo é sempre a melhor escolha. O resultado? Uma gestão focada na conservação dos recursos! É aí que entram medidas de proteção para os travesseiros do seu hotel.
Especialmente em regiões mais úmidas, em que a proliferação de ácaros acontece com mais intensidade, essa atenção precisa ser constante para garantir o conforto e também evitar gastos desnecessários com reposições de travesseiros danificados antes do prazo previsto. Afinal, você sabia que depois de dois anos, ⅓ do peso do seu travesseiro é composto por esses minúsculos – e incômodos – seres?
Então, para que você saiba como zelar pela durabilidade e proteção dos travesseiros – e quando realmente é necessário trocá-los -, separamos algumas dicas. Confira e incremente a administração do seu enxoval!
Lavar? Nem sempre!
Com o uso frequente, principalmente em altas temporadas, é importante que os travesseiros sejam lavados na lavanderia com os produtos e processos adequados. Porém, antes de colocá-los na máquina, se certifique de que realmente podem secar por completo. Isso porque se houver retenção de água, aumenta (e muito!) a reprodução de ácaros – micro-organismos que fazem muito mal à saúde. Essa orientação, portanto, já vale na hora de realizar a compra: prefira os modelos laváveis, antialérgicos e antiácaros para que a manutenção seja mais fácil e eficaz!
Não coloque para secar no sol
Você pode estar pensando que se não pode haver umidade, então, a melhor coisa é deixar os travesseiros secarem no sol… Mas, não é bem assim. Esse erro é bastante comum! Peças como lençóis, roupas e toalhas podem e devem secar ao sol, pois os raios ultravioletas são capazes de eliminar os micro-organismos que estão na superfície, proporcionando, assim, uma higienização. Porém, no caso dos travesseiros, em que ácaros, fungos e bactérias estão no interior, o aquecimento da luz solar provoca o ambiente perfeito para que todos eles se proliferem.
Ah! Sem contar que dependendo de como o travesseiro é fabricado, o tecido pode acabar ficando amarelado – o que não vai pegar bem com seus hóspedes, não é mesmo? A solução é deixar em um local arejado para promover a respiração, com a cobertura de uma fronha para evitar o contato direto com a luz!
Protetor de travesseiro é uma boa pedida
Não há dúvidas entre as recomendações de que o uso do protetor de travesseiro contribui para prolongar a vida útil e também ajuda na percepção do hóspede em notar que está preservando sua saúde! A transpiração, os fragmentos e a oleosidade da pele, e até mesmo as sujidades de roupas podem acelerar os danos e, por isso, a proteção dos travesseiros com o acessório certo impede que esses aspectos – inclusive acidentes com líquidos, por exemplo -, tenham um impacto maior para seus clientes e para seu orçamento!
Modelos impermeáveis e com zíper tornam todo cuidado mais simples, pois você poderá optar por lavar os protetores antes de demandar da lavanderia a higienização dos travesseiros, o que também otimiza seus investimentos. Lembre-se de verificar se o protetor em questão conta com um atributo muito importante do ponto de vista do conforto: a suavidade nos movimentos para não haver barulhos incômodos sempre que o hóspede se mexer. Isso permitirá que a noite seja tranquila, e a experiência no seu hotel mais agradável!
Proteção extra para travesseiro
Depois de garantir o protetor de travesseiro, não dá para esquecer de acertar na escolha da fronha. A composição deve ser mais confortável possível: prefira 100% algodão ou misto entre algodão e poliéster para que a maciez, que também é indispensável, esteja presente no momento de descanso dos seus hóspedes! Aqui, vale ficar de olho em dois pontos: nas trocas, que devem acontecer pelo menos a cada dois dias; e na lavagem, que deve seguir a mais criteriosa higienização. E não se esqueça de ter sempre fronhas extras para não passar aperto durante épocas de maior movimento. Mantenha um estoque confortável!
Hora de trocar!
Aumentar a durabilidade do travesseiro é uma ótima estratégia, mas em algum momento você precisará trocá-lo. A indicação é que o item seja renovado antes disso, sempre respeitando as condições que são apresentadas. Ou seja, se houve prejuízo como rasgos, furos, manchas ou amarelamento, não corra risco e faça a substituição, combinado?
Agora que você já sabe as formas de cuidar melhor do seu patrimônio, que tal ver outro artigo sobre a importância de proteger os colchões? Estamos aqui para ajudar e facilitar a administração do seu hotel com dicas valiosas. Aproveite e até a próxima!