Recepcionista de hotel: conheça as habilidades e funções e saiba como cativar os hóspedes

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Uma boa estadia começa com um bom atendimento e sabemos que todo mundo gosta de ser bem tratado. Assim, educação e simpatia são palavras-chave quando o assunto é recepcionar bem. Além de um bom enxoval e de outras comodidades que o hotel tem para oferecer, é muito importante que os hóspedes se sintam acolhidos desde o check-in. A recepcionista do hotel é peça chave para receber bem seus clientes

A troca de experiências é sempre muito bem-vinda. Além de recepcionar, orientar, apoiar e indicar são alguns dos verbos que demonstram todo cuidado para quem procura um diferencial em sua hospedagem. Aproveite a leitura para conhecer as habilidades e funções de um recepcionista de hotel e saiba como cativar os hóspedes com uma boa recepção.

Vamos lá?

 

Recepcionista do hotel: boas-vindas aos hóspedes
Recepcionista do hotel: boas-vindas aos hóspedes

Tudo começa na recepção: as boas-vindas aos hóspedes

É na recepção que começa o contato com o hóspede. Primeiramente, é importante que você saiba que a recepção não é apenas um lugar por onde as pessoas transitam, mas sim, um local onde você deve manter uma postura adequada.

Tirar dúvidas, fornecer as orientações certas e saber ouvir o que o hóspede tem a dizer são alguns dos fatores primordiais no atendimento para quem deseja proporcionar uma ótima experiência de estadia. O modo como você se expressa dirá muito. Aqui, vale lembrar que a primeira impressão é a que fica. 

Check-in e Check-out: uma das principais atribuições

Essa é uma das principais funções de um recepcionista de hotel. É no check-in que acontece o primeiro contato com o hóspede. São nesses primeiros minutos de contato que você deve estabelecer uma boa conexão com ele. 

As etapas são: informar o número da reserva, os dados pessoais, a duração da hospedagem e a forma de pagamento. Depois de realizar esse procedimento, não esqueça de perguntar se o hóspede tem alguma dúvida. Com esclarecimento, tudo flui com mais facilidade. 

O check-out é tão importante quanto o check-in. Aqui, também é o momento de cumprimentar o hóspede e perguntar como foi a estadia. Além disso, há outras funções como revisar os gastos durante o período de hospedagem e entregar o comprovante de pagamento. Não esqueça de desejar uma boa viagem e reforce que ele sempre será muito bem-vindo.

 

Organização e responsabilidade

Duas das principais qualidades que um recepcionista de hotel ou pousada deve ter é organização e responsabilidade. Manter todos os serviços e horários de forma organizada é a forma mais fácil de demonstrar toda responsabilidade e cuidado de quem está nessa função. 

Assim, com todas as tarefas e serviços em dia, além de otimizar seu tempo, também garante que você consiga dar a atenção necessária que os hóspedes precisam. 

Conheça algumas dessas funções:

  • Verificar e solicitar o que é preciso repor (para quem realiza a arrumação dos quartos)
  • Controlar o acesso às salas do hotel
  • Anotar recados
  • Realizar cadastros, reservas e cancelamentos
  • Agendar reuniões
  • Cuidar da ordem da recepção
  • Esclarecer todas as dúvidas dos hóspedes em relação à estadia

 

Imparcialidade: uma ótima aliada

Para evitar confusões e constrangimentos, quem está na recepção deve agir sempre de forma imparcial. Seja em relação à aparência do hóspede, ao seu modo de falar ou até mesmo aos seus desejos. Assim, é importante lembrar que não se deve favorecer ou diferenciar qualquer pessoa. Aqui, vale ressaltar que um bom recepcionista preza pela simpatia e qualidade no atendimento, seja quem for.

 

A criatividade também tem participação no momento da recepção

Uma das formas de se diferenciar, é ter criatividade no momento de recepcionar, já que auxilia no bom atendimento ao cliente. Você pode auxiliar o pensamento criativo na hora de indicar passeios turísticos e também para encontrar soluções viáveis quando o hóspede precisar de você. 

Aqui vai uma dica: faça um roteiro com dicas para eles. Neste roteiro, além de indicar pontos turísticos, você pode se apresentar, incluir dicas de restaurantes, locais para relaxar e locais para curtir a noite, por exemplo. 

 

Saber falar outras línguas é um diferencial

Nem sempre as pessoas que irão se hospedar serão do país de origem. Assim, saber falar outras línguas com certeza será um diferencial para uma recepção mais calorosa. 

Além de treinar suas habilidades com uma língua estrangeira, você também pode aproveitar para trocar vivências. Lembrando que não é preciso ter um nível avançado da língua, mas sim o básico para uma boa comunicação. 

 

Recepcionista: Recepção do hotel é importante
Recepcionista: Recepção do hotel é importante

Lembre-se: você faz parte do departamento mais importante do Hotel

A função de recepcionista do hotel é tão importante quanto outras funções do setor hoteleiro. É a que possui maior rotatividade de profissionais e a que controla as demais partes do hotel. É, sobretudo, uma profissão de muita responsabilidade, que vai além de atender o telefone, responder e-mails, realizar cadastros, reservas, cancelamentos e ter o controle do pagamento das diárias, por exemplo. 

Assim, um bom profissional da área precisa ter em mãos todo comprometimento e boa qualificação para o cargo, itens indispensáveis na área. Com a junção de tantas funções e habilidades, com certeza o atendimento é o cartão de visita do hotel.

 

Gostou de saber sobre as habilidades e funções que estão nas mãos daqueles que cuidam da recepção? Esse olhar atento e responsável faz toda diferença. Para saber dicas de marketing para hotelaria, hospedagem e turismo, acesse nosso blog.

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