Rio 2016 é marco para turismo nacional

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Olimpíada tem audiência acumulada de cinco bilhões de espectadores. Para Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, salto de visibilidade aumenta interesse turístico

A Olimpíada no Rio de Janeiro é um marco do turismo brasileiro. É o que considerou o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz, nesta terça-feira (9), durante um painel sobre o efeito positivo de grandes eventos para a marca do País.

Com uma audiência acumulada de mais de 5 bilhões de pessoas no mundo, os Jogos são considerados o ápice do calendário de megaeventos internacionais sediados pelo Brasil. “O desafio daqui para frente é o que fazer com esse estoque de potencial turístico do Brasil”, disse Lummertz.

Após apresentar os atributos da Marca Brasil, Lummertz destacou que os resultados do ciclo de megaeventos realizados pelo País se dão, principalmente, na infraestrutura e na imagem. “O Rio de Janeiro foi beneficiado pelo desenvolvimento da infraestrutura urbana e do receptivo turístico que ficam como legado para a população e a ampliação da percepção mundial acerca do País”, explicou.

Segundo o presidente da Embratur, o aumento da visibilidade do Brasil repercute em potencial crescimento do interesse turístico que a Embratur pretende explorar com a promoção de campanhas direcionadas ao consumidor final. “Vamos aproveitar que o Brasil está no imaginário desses consumidores após a megaexposição propiciada pelos Jogos e diversificar os destinos comercializados”, anunciou.

A expectativa do Instituto é que a Olimpíada atraia de 300 mil a 500 mil estrangeiros, que serão multiplicadores da experiência em seus países de origem. “Com a realização destes Jogos, vamos provar novamente a nossa capacidade de receber e encantar turistas do mundo todo. O turismo brasileiro alcança um novo patamar internacional. Continuaremos trabalhando para atrair esse público e elevar a rentabilidade do setor após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.”

Durante o painel, representantes do Reino Unido e da Colômbia apresentaram as campanhas desenvolvidas em seus países. Segundo a chefe de Comunicação da Missão Britânica no Brasil, Gemma Reignez, a campanha “Great”, lançada em 144 países em 2012 com ícones britânicos para potencializar a exposição dos Jogos Olímpicos realizados em Londres, gerou 2,1 bilhões de libras em receitas de turismo, educação e negócios.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Embratur 

Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

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