Autonomia, maturidade, independência financeira, tempo livre e desejo de viver novas experiências. As pessoas com mais de 60 anos estão a todo vapor e aparecem com destaque no cenário do turismo nacional.
O público, que já se apresentava como protagonista nas tendências de viagens antes mesmo da pandemia, segue fazendo as malas e colocando o pé na estrada em um ritmo acelerado, vacinado e em busca de destinos e hospedagens prontos para recebê-lo.
Para a retomada do turismo e da hotelaria, após meses de incertezas, restam aos hotéis, pousadas e anfitriões voltar atenção às necessidades e anseios das pessoas 60 mais e colocar em prática ações e iniciativas que estejam à altura de um público exigente e disposto.
Pensando nisso, preparamos este artigo! Acompanhe a leitura e veja como pensar em serviços e diferenciais para atrair os viajantes mais velhos.
Muita vida a ser vivida
Para começar, é preciso ver como a população vem ganhando anos de vida e a longevidade é um dos sinais que indicam uma melhora do presente. Os cuidados com a saúde, os recursos da medicina, da ciência, as mudanças de comportamento, as novas possibilidades de tratamento e cura de doenças são alguns dos fatores que têm possibilitado uma vida mais longa.
A faixa etária que engloba as pessoas com 60 anos ou mais está crescendo e isso é muito bom. De acordo com dados da informações das Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil, referentes a 2019, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a expectativa de vida dos homens passou de 72,8 anos em 2018 para 73,1 anos em 2019.
Já no caso das mulheres, o aumento foi de 79,9 anos para 80,1. Segundo o IBGE, de 1940 até 2019, a esperança de vida do brasileiro aumentou em cerca de três décadas. Assim, em 1940, uma pessoa aos 50 anos, por exemplo, tinha uma expectativa de viver mais 19,1 anos. Em 2019, a esperança de vida passou para 30,8 anos.
Dados da Divisão de População da ONU mostram que o número de brasileiros com 60 anos e mais era de 2,6 milhões em 1950, saltou para 29,9 milhões em 2020 e as projeções indicam que deve alcançar 72,4 milhões em 2100. Neste ano, as pessoas com mais de 60 anos devem representar 40,1% da população brasileira.
Quando o envelhecimento, inerente aos seres humanos, se dá de forma respeitosa e assistida, em um ambiente de acolhimento e pertencimento, há ganhos que são imensuráveis, como a troca entre gerações, a possibilidade de aprendizado mútuo e uma parcela importante da população que se mantém ativa, participativa e pronta para viver novas experiências.
Turismo e hotelaria e o público 60 +
Como vimos acima, o crescimento da população com mais de 60 anos é um fato. Hoje, além do aumento nas estatísticas populacionais, os mais velhos que possuem estabilidade e autonomia financeira e contam também com mais tempo livre têm se tornado protagonistas quando o assunto é turismo.
A tendência pode ser comprovada por meio de dados como os levantados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) que apontam que 15% dos pacotes turísticos vendidos no país já são para pessoas com mais de 65 anos.
Outra pesquisa que aponta a mesma direção é a realizada pela Booking.com, plataforma global de turismo, que mostrava que, entre as tendências do turismo para 2020, estava o turismo na terceira idade. Cerca de 77% dos brasileiros entrevistados dentro dessa faixa etária afirmaram que fariam proveito da aposentadoria e do tempo livre para viajar.
As perspectivas, que já eram animadoras antes da pandemia causada pela Covid-19, se mostram ainda melhores agora que o público 60 mais está com a imunização completa e com as terceiras doses de reforço contra o Coronavírus em vista. Os viajantes mais velhos estão retomando a confiança e estão com força total para fazer as malas.
Como atrair os viajantes mais velhos?
Bem, diante das tendências que falamos logo acima, o que você pode fazer em seu hotel, pousada ou como anfitrião para atrair os viajantes com mais de 60 anos? O que eles esperam de uma boa hospedagem?
Ora, conforto, comodidade, praticidade e atenção são bem-vindos sempre, em qualquer idade. Então, os pilares para se atrair um hóspede também devem valer para o público 60 +, certo? Além disso, é preciso estar atento às necessidades específicas desse público e ofertar a melhor experiência possível.
-
Limpeza, higiene e segurança
A preocupação com a higiene e a limpeza dos espaços ganhou destaque com a pandemia da Covid-19 e não perder espaço nunca mais. Para atrair o público mais de 60 anos, é fundamental cumprir os protocolos de segurança sanitária no hotel, pousada ou casa alugada para que os hóspedes possam se sentir protegidos e confortáveis.
A limpeza e a higiene dos ambientes deve ser realizada de forma impecável e o tema é, muitas vezes, questionado diretamente pelos hóspedes à hospedagem para que tenham certeza de que estarão em um ambiente seguro.
-
Descontos e mimos especiais
Mostrar que a hospedagem se importa e está atenta às especificidades dos viajantes mais velhos é um passo importante na conquista desse público.
Para isso, seu hotel, pousada ou casa de aluguel pode oferecer descontos especiais nas diárias para viagens em grupo dessa turma que adora planejar destinos com os amigos.
Deixar um mimo no quarto, como uma mensagem de boas-vindas personalizada ou um vale drinque no bar do hotel, também são formas de atrair e cativar os viajantes mais velhos.
-
Itens de qualidade
Os viajantes com mais de 60 anos costumam ser mais exigentes em relação ao padrão de qualidade dos itens da hospedagem. Por isso, uma dica importante é investir em produtos e insumos que possam atender a demanda.
Entre os itens mais avaliados está a qualidade do enxoval do hotel ou pousada. A textura dos lençóis e a capacidade de absorção e o toque das toalhas devem proporcionar conforto e demonstrar cuidado.
-
Atividades específicas
Programar atividades específicas, que sejam do gosto das pessoas com mais de 60 anos, é outra forma de atrair este público. Entre as preferências, geralmente, estão atividades como hidroginástica, jogos de cartas ou de perguntas e respostas, massagens relaxantes, aulas de dança, caminhadas e noites temáticas, como noite da pizza, por exemplo.
Mas lembre-se de algo fundamental: é preciso se desprender de estereótipos criados em torno de determinado público. Gostos e preferências são pessoais e viajantes com mais de 60 anos podem estar também em busca de aventuras, trilhas, esportes radicais e outras atividades.
Por isso é tão importante criar uma proximidade com o hóspede para entender seu perfil e atendê-lo em suas particularidades.
-
Atendimento
Por falar em atender, o atendimento, antes de reserva, deve estar disponível e ser feito de forma clara e direta nos mais variados canais de comunicação.
Sabemos que hoje os sites e as redes sociais, como o WhatsApp e o Instagram, são ferramentas importantes para o fechamento das reservas. Sabemos também que o acesso e o manejo dessas tecnologias são possíveis para a maior parte das pessoas.
No entanto, há ainda quem prefira o contato direto, tête-à-tête, o telefone. Então, é preciso que hotel, pousada e anfitriões tenham esse meio de comunicação disponível e ativo, pronto para o atendimento e esclarecimento de possíveis dúvidas.
Por fim, aproveite esse desejo – e possibilidade – de viajar dos mais velhos e prepare seu hotel, pousada ou casa de aluguel para conquistá-los e aumentar as reservas por aí! Quer mais dicas sobre hotelaria e turismo? Acesse nosso blog 😉