Estamos começando mais um ano e novas perspectivas se abrem para os negócios! Para melhorar os resultados, é comum que os gestores revisem o que foi feito anteriormente, analisando o que funcionou, o que deve ser abandonado e as novidades que precisam ser implementadas para um upgrade! É neste último ponto que vamos te ajudar no artigo de hoje, contando as principais tendências do mercado de turismo em 2019.
Nessa missão, trazemos uma pesquisa realizada pelo Booking.com a partir da análise de 163 milhões de avaliações dos hóspedes, que nos indicam o que vai estar em alta nos próximos meses. Aproveite, pois as dicas podem te dar insights de novas estratégias para seu hotel. Preparado para descobrir quais são? Vamos lá!
Menos é mais
De acordo com o levantamento, 67% dos turistas brasileiros têm a intenção de viajar com mais frequência nos fins de semana. Com isso, vemos o fortalecimento de roteiros mais personalizados em períodos mais curtos e a preferência por hospedagens que ofereçam mais do que somente um pouso, mas sim experiências que ficar guardadas na memória!
Motivos políticos, sociais e ambientais
Você sabia que o Brasil está na sexta posição quando o assunto é a preocupação com questões sociais no turismo? Isso quer dizer que as pessoas levam em conta qual será a interferência no destino antes de tomar a decisão: 66% dos brasileiros consultados preferem alterar a rota, caso considerem que a visita causará algum impacto negativo para os moradores locais. Além disso, 97% afirmam que fariam alguma atividade que beneficie o meio ambiente como forma de compensar as consequências da estadia. Por isso, vale seu estabelecimento ficar atento às práticas sustentáveis, como o reuso de toalhas, e promover opções para que os hóspedes se sintam contribuindo para este propósito.
Tecnologia parceira
Já falamos por aqui que os recursos tecnológicos (o chatbot é um deles!) estão conquistando espaço no setor hoteleiro e de turismo. E a tendência é que isso se amplie ainda mais! Se você quer investir nesse caminho, fique de olho em ferramentas que tornam o planejamento e a própria viagem mais práticos. Segundo a pesquisa, 57% dos turistas gostariam de um app que centralize todas as informações; 31% gostariam de ter um agente de viagens virtual com ativação por comando de voz; e 20% têm interesse em experimentar um pouco do destino por realidade aumentada. Imagine proporcionar um tour pelo quarto do hotel e mostrar a paisagem que o hóspede terá quando chegar?
Significados na bagagem
É o momento de entender as viagens como aprendizado! Conhecer um novo lugar, ver uma paisagem diferente são aspectos interessantes, mas agora, as pessoas estão agregando a isso a troca, os encontros e o aprendizado que será levado para a vida. É por isso que 72% dos brasileiros do levantamento se mostram interessados em viajar para realizar algum trabalho voluntário, enquanto 84% pensam em intercâmbios culturais. Aí na sua região é possível oferecer atividades nesse sentido? Pense nisso!
Originalidade x Resgate
E para finalizar os destaques, reforçamos que a palavra de ordem é experiência! Do destino ao sentimento. O desejo de autenticidade é refletido, por exemplo, quando 50% dos entrevistados indicam que se hospedariam em um hotel no fundo do mar! Por outro lado, cerca de 60% desejam visitar lugares que os façam voltar à infância, o que indica uma motivação pessoal na busca por uma satisfação que não dure apenas alguns dias, mas que seja um verdadeiro registro em suas histórias!
Quem viaja quer fazer escolhas com praticidade e consciência, sem abrir mão de viver momentos agradáveis e também inusitados! Tenha isso em mente ao planejar suas ações, incrementar seus serviços e aprimorar seu atendimento. Explore os potenciais da sua região, conte com a ajuda da tecnologia e surpreenda seus hóspedes entregando muito além de uma acomodação. Siga-nos nas no Facebook e Instagram e continue por dentro de dicas para a sua gestão!
Fonte: Veja