Turismo corporativo em alta: saiba como usá-lo a favor do seu hotel

COMPARTILHE

Quem cruza o País de um canto ao outro a trabalho também precisa de um lugar que ofereça conforto, segurança e bem-estar para se hospedar. Pensando na demanda crescente de viajantes que se deslocam a negócios e no aquecimento do turismo corporativo no Brasil, principalmente nos últimos meses, o setor hoteleiro dispõe de um nicho interessante de mercado e tem a chance de surfar nessa mesma boa onda.

Números da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) mostram aumento de 6,6% nas atividades relacionados ao turismo corporativo em 2017, quando comparadas com o ano anterior. Ainda de acordo com Abracorp, as viagens de negócios movimentaram, no terceiro trimestre de 2017, R$ 3,01 bilhões em vendas de passagens aéreas, diárias de hotéis, locação de veículos e eventos. O valor reflete um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2016. Confira a seguir algumas dicas para aproveitar o bom momento a favor do seu hotel.

 

Hóspede corporativo tem necessidades diferentes

Os viajantes a trabalho tem objetivos e necessidades diferentes dos turistas de lazer. Com muito menos tempo para desfrutar das atividades do hotel e até mesmo da cidade, eles precisam de facilidades que tornem a estadia uma aliada no cumprimento de suas tarefas. É preciso estar atento às particularidades e oferecer serviços que atraiam esse hóspede que passa boa parte do dia imerso em compromissos e reuniões.

Um exemplo é disponibilizar a cozinha 24 horas, pois muitas vezes chegam tarde da noite e famintos. Ter essa opção fácil no hotel é uma comodidade que fará a diferença. Outra possibilidade é oferecer um espaço de descanso, com poltronas e sofás, para o hóspede esticar o corpo enquanto espera o táxi que o levará até o aeroporto. Outro aspecto importante para receber bem esse viajante a trabalho é investir em um enxoval de qualidade, com lençóis, toalhas, colchas e cobertores que proporcionem conforto e aconchego. Ainda que seja por uma noite apenas, o hóspede se sentirá bem ao chegar no quarto para descansar e perceber que tudo ali foi pensado com cuidado para ele. Sem dúvidas, é um investimento que vale a pena para atrair e fidelizar também esse público.

 

Disponibilizar salas e ambientes do hotel para abrigar eventos
Disponibilizar salas e ambientes do hotel para abrigar eventos

Abra seu hotel para sediar congressos e eventos corporativos

Disponibilizar salas e ambientes do hotel para abrigar eventos fechados, feiras e reuniões é uma ação estratégica para atrair empresas e, consequentemente, hóspedes. Além da renda obtida com o aluguel dos espaços, as diárias com a hospedagem dos funcionários e participantes que, eventualmente, se estabeleçam por ali será outra fonte de entrada no fluxo de caixa.

A iniciativa pode ser válida, principalmente, nos meses da baixa temporada, quando as reservas de turistas de lazer esfriam um pouco. Com salas bem equipadas, com internet de alta qualidade disponível, e um serviço de coffee break, atender aos eventos corporativos pode estabelecer um equilíbrio nas taxas de ocupação de seu estabelecimento ao longo do ano.

 

Lazer também cabe na viagem a negócio

Quem viaja a trabalho também quer aproveitar para passear e conhecer um pouco do que a cidade pouso oferece, ainda que dentro de um tempo bem apertado. Pesquisa realizada pelo Amadeus, um software de reservas, mostrou que os viajantes corporativos do Brasil são os que mais aproveitam para fazer turismo se comparados com viajantes argentinos, mexicanos e colombianos.  

Assim, que tal oferecer um roteiro bem prático, fácil e sucinto para esses hóspedes? Com os pontos turísticos e restaurantes mais interessantes, o guia pode ser enviado por WhatsApp, por exemplo, e o serviço de leva e traz disponibilizado pelo hotel. Esse agrado poderá fidelizar o cliente que fará questão de se hospedar novamente com você.

Outra possibilidade é que o hóspede corporativo estenda a estadia por mais um dia ou dois para ir a um museu, fazer compras ou viajar para cidades próximas. Então, fique atento caso ele faça essa opção e tente dispor de serviços que irão atendê-lo também no quesito lazer.

 

Fontes: Blog da Hotelaria, Valor Econômico e Revista Eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS

O que esperar do turismo em 2024?

Como é boa a sensação de termos atravessado e conseguido chegar em  mais um final de ano, onde olhamos para trás e vemos o quanto o turismo neste ano foi