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Turismo: viajar está entre as tendências globais de consumo deste ano

Turismo: viajar está entre as tendências globais de consumo deste ano

Arrumar as malas e colocar o pé na estrada. Conhecer novos lugares, viver experiências únicas e, claro, dividir com os amigos (reais e virtuais). Os planos de sair de casa e viajar devem ficar mais intensos ao longo deste ano entre os consumidores do mundo todo. O cenário animador é apontado pela pesquisa “10 Principais Tendências Globais De Consumo 2019”, lançada pelo Euromonitor International, consultoria global de pesquisa e inteligência estratégica de mercado. Veja a seguir como os desejos de “consumir” uma viagem devem se apresentar e esteja com tudo preparado no seu hotel ou pousada para receber os consumidores de experiências. Uma conjuntura que favorece a hotelaria no Brasil.

Viagens para corpo e mente

De acordo com o relatório divulgado pelo Euromonitor International, os destinos e viagens que proporcionam transformações internas, que tenham uma relação com algo espiritual ou transcendental (como “ano sabático”) e que sejam personalizadas, com roteiros autênticos, estão entre as tendências de maior demanda. Isso porque o consumidor atual tem se mostrado cada vez mais preocupado com o que faz sentido para ele e está em busca de uma harmonia entre os destinos de turismo e seus valores e desejos.

As agências de viagens já estão sentindo essa mudança no comportamento dos viajantes. É possível notar uma demanda crescente por viagens que ofereçam algo além do roteiro tradicional. A transformação está na busca por viagens que vão além do turismo convencional e que incluam experiências de vida, de corpo e de mente. Viagens que são um convite à expansão do olhar.

 

Turismo aquece hotelaria

A viagem é feita também por quem não embarcou nela

Ainda de acordo com o Euromonitor International, o turismo é um setor que gera emoções e sensações e as pessoas querem compartilhar com seus amigos e conhecidos através das redes sociais. Há uma tendência também do aumento do compartilhamento de informações pelos consumidores. Assim, até mesmo quem não embarcou na viagem, poderá sentir um pouco do que foi vivido nela.

De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, “é essa mentalidade criativa, emotiva e digital que precisa ser compreendida e cada vez melhor atendida pelos prestadores de serviços turísticos. As múltiplas possibilidades do setor geram múltiplas oportunidades para o turista, para os empresários e também para o destino”, analisa.

Por isso, cada vez mais o setor hoteleiro deve estar preparado para essa presença digital por meio das publicações e impressões de seus clientes no Instagram e no Facebook. Oferecer serviços, ambientes e momentos “instagramáveis” é, hoje, uma estratégia fundamental de marketing.

Simplicidade, natureza e realidade: mais pedidos

Simplicidade é mais um valor de consumo apontado pelo relatório do Euromonitor International. O conceito é outro que se manifesta nas tendências de mercado do turismo. Viagens ecológicas, que combinem oportunidades para valorizar a culinária regional, conhecer habitantes locais e fazer uma imersão cultural no destino, também estão em alta.

Para o consultor de Turismo do Euromonitor International, Wouter Geerts, os valores e prioridades do ‘novo consumidor’ estão voltados para o crescimento pessoal do turista, que quer gastar seu tempo ‘offline’ com necessidades específicas. “Os consumidores esperam que as mudanças comportamentais durante suas férias os ajudem a mudar sua rotina diária. Essa fuga não envolve necessariamente longas férias em locais remotos. O que realmente importa para os consumidores é a personalização”, diz o relatório.

Para conferir o conteúdo completo da pesquisa e levantar mais dados que possam somar, positivamente, nas estratégias de atuação e posicionamento de seu hotel ou pousada, clique aqui.

Fonte: Ministério do Turismo

 

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