WhatsApp Business: já tem no seu hotel? Saiba como usar e garantir mais reservas

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Estabelecer canais de relacionamento cada vez mais práticos, dinâmicos e funcionais entre empresas e clientes é essencial nesta era digital, na qual tudo é possível de se resolver com um toque na tela. O aplicativo WhatsApp Business foi desenvolvido para atender a demanda de quem quer se aproximar de seu público, abrir novas formas de comunicação e, claro, fechar negócios.

O WhatsApp Business na hotelaria é muito bem-vindo, pois facilita a troca de informações, esclarecimentos, dicas e imagens sobre a hospedagem, facilitando a interação com o hóspede, deixando-o mais seguro e confiante na hora de escolher sua estadia. Além disso, permite que ele feche a reserva através das mensagens, de qualquer lugar e durante aquela brechinha na hora do almoço, por exemplo, sem dispensar muito tempo para resolver a questão.

Seu hotel ainda não faz uso do WhatsApp Business? Preparamos este artigo para falar sobre a importância dessa ferramenta na hotelaria e também apresentamos algumas dicas para aprimorar o seu uso na comunicação com o hóspede. Acompanhe a leitura!

 

WhatsApp: preferido dos brasileiros para troca de mensagens

Dados publicados, este ano, mostram que 98% dos usuários de smartphones no Brasil utilizam, diariamente, o WhatsApp. O fato de ser gratuito, fácil de usar e permitir a troca de áudios, vídeos, fotos e textos de forma instantânea garante quase que sua unanimidade por aqui.

Segundo o site Statista, o aplicativo de mensagens é o preferido entre os brasileiros, quando comparados com outros povos da América Latina. A projeção é que este ano o número de usuários ativos atinja a marca de 77 milhões. Por isso, lançar mão da ferramenta na hotelaria é tão significativo. Hoje, tudo está ao alcance das mãos e seu hotel também precisa estar a um toque do seu hóspede.

Fonte: Statista 

Praticidade e a comodidade levam à preferência na hora da escolha

Um hotel que faz uso do WhatsApp para realizar reservas e atendimento aos hóspedes sai na frente quando o desejo é por praticidade, comodidade e agilidade. Quem entra em contato com o estabelecimento em busca de informação, na maioria das vezes, quer uma resposta rápida e que ajude na tomada de decisão, por isso, o aplicativo do WhatsApp Business é tão importante na hotelaria.

A tecnologia garante que o interessado tenha, em poucos minutos, seu problema ou dúvida sanada pela equipe do hotel. Pesquisas do setor apontam que, em alguns hotéis, quase metade das interações com os hóspedes acontece pelo aplicativo, tornando-se, assim, o principal canal de atendimento.

 

Como funciona o WhatsApp Business? Um passo a passo para começar

 Seu hotel ainda não tem essa ferramenta? Tudo bem. Sempre é hora de começar e renovar as formas de fechar negócios. Preparamos um guia bem rápido:

  1. baixe o aplicativo no computador, tablet ou celular do hotel;
  2. crie um perfil comercial e disponibilize informações como endereço, e-mail e site;
  3. organize os contatos e conversas com etiquetas para diferenciá-los e encontrá-los com mais facilidade;
  4. com o recurso das mensagens rápidas, você pode salvar e reutilizar mensagens enviadas frequentemente para responder perguntas comuns, sem precisar reescrevê-las;
  5. nas mensagens automáticas, defina um texto de ausência para que seu hóspede saiba que, em breve, será atendido. Defina também uma mensagem de saudação para apresentar o hotel.

Como fazer bom uso do WhatsApp Business na hotelaria?

Quando se fala em mundo digital e na interação com o público por meio dos aplicativos sociais, como o WhatsApp, é imprescindível considerar alguns comportamentos para não se tornar uma pedra no sapato dos contatos. Para fazer bom uso da ferramenta, os responsáveis pelo atendimento devem enviar aquilo que a pessoa está solicitando, responder sua demanda com consistência, sem enchê-la de longas e demoradas mensagens.

Alguém para responder, inclusive à noite

Ter uma pessoa responsável por atender e responder às solicitações e mensagens que chegam pelo WhatsApp é fundamental. Uma pessoa do staff deve estar sempre pronta e com as informações na ponta da língua (ou dos dedos) para realizar o atendimento com a agilidade e instantaneidade que o cliente, que se comunica pelo aplicativo,  espera. Boa educação e simpatia também não devem faltar ao profissional. Outra recomendação é o domínio do inglês e/ou espanhol para o atendimento aos hóspedes estrangeiros.

Pesquisas mostram que à noite é quando mais ocorrem as interações entre o público e as empresas, então, lembre-se de ter alguém para responder ao WhatsApp também nesse período do dia. 

O que mandar pelo WhatsApp aos clientes? E como respondê-los?

  • boas fotos das suítes, das áreas de lazer, dos serviços e comodidades oferecidas (como café da manhã e amenities, por exemplo);
  • mensagens curtas e objetivas;
  • atenção ao português e à escrita correta;
  • educação e cordialidade sempre;
  • manter-se à disposição para dúvidas e esclarecimentos;
  • mapa e orientações para chegar ao hotel;
  • dicas de passeios e atrações, caso o hóspede solicite.

 

Comunicar e estar presente nas mídias e redes sociais e aplicativos de mensagens, exige dedicação, empenho, disponibilidade, agilidade e muito jogo de cintura. É preciso saber se comportar no mundo virtual para usá-lo da forma mais positiva e rentável possível. Para te ajudar, além das dicas compartilhadas aqui, temos nosso Checklist para redes sociais do seu hotel ou pousada. Baixe o conteúdo sem custo.

 

As informações trazidas aqui te ajudaram de alguma forma? Então, compartilhe com outras pessoas do setor. No blog da Conamore, você encontra mais dicas e informações sobre hotelaria e turismo. Não deixe de visitar. 

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