11 dicas de livros que todo hoteleiro deveria ler

COMPARTILHE

Uma viagem também se faz por meio de livros. E aqui não estamos falando apenas da viagem possível por meio da imaginação que a leitura nos desperta e nos permite. Estamos falando das melhores experiências de viagens e hospedagens que podem ser oferecidas por meio do conhecimento obtido pelos livros. Os textos e as páginas de estudos e teorias como base para a prática hoteleira. Buscar referências é fundamental para um mergulho no setor, para desbravar seus meandros, conhecer as inovações, reconhecer suas possibilidades e compreender o contexto no qual está inserido. 

Neste sentido, fizemos a seleção de 11 livros que todo hoteleiro de médio e pequeno porte ou proprietário de pousada deveria ler para que seu posicionamento no mercado e sua presença junto aos hóspedes seja cada vez mais significativa e transformadora. Sabemos que viajar é sempre um convite a se abrir ao novo e, neste artigo, nosso convite é para que você busque por fontes de informação seguras e abra novas páginas para seu negócio. Acompanhe a leitura! 

1. Hotelaria na prática – Dicas e sugestões para hoteleiros – por Cezar Nogales

 

O primeiro livro da nossa lista trata da base da hotelaria que é a prestação de serviços. Na obra, são apresentadas dicas simples e bem-vindas para hoteleiros e aprendizes de hotelaria, baseadas nos empreendimentos administrados e ou consultados por Cezar Nogales. 

A publicação traz iniciativas práticas que vão desde a dobradinha do papel higiênico e a qualidade dos amenities, até estratégias comerciais de sucesso, qualidade no atendimento e dicas de gestão e administração. Há, inclusive, um capítulo especial todo dedicado ao setor de governança.

2. Gestão Hoteleira – por Geraldo Castelli

 

A segunda dica de livro tem um tom mais teórico e coloca o cenário da empresa hoteleira em sintonia com as práticas do mercado, abordando aspectos operacionais e gerenciais dos hotéis. A publicação, Gestão Hoteleira, é considerada por profissionais na área e por acadêmicos como “a bíblia da hotelaria”.

Não à toa, já que visa disponibilizar aos interessados alternativas de estudo e compreensão das atividades hoteleiras. Trata-se de uma obra bastante completa, com atuação dupla, pois é capaz de suprir a demanda da formação acadêmica ao mesmo tempo em que serve de manancial de informação prática aos gestores de hospedagens.

3. Pousadas e Hotéis – Manual Prático Para Planejamento e Projeto – por Ronald de Góes

Como um manual, esta dica de livro oferece ao leitor um guia com conceitos, paradigmas e informações relevantes para o setor hoteleiro, como histórico da evolução hoteleira no Brasil e no mundo, dimensionamento das áreas do hotel, questões de ordem construtiva e administrativa e classificação dos meios de hospedagem, segundo orientações do Ministério do Turismo. 

O material conta ainda com um amplo estoque de modelos e plantas que auxiliam no pensar de um empreendimento hoteleiro. Temos aqui um livro recomendado para empresários, agentes de viagens, arquitetos, engenheiros, administradores de hotéis e estudantes da áreas.

4. Inglês para hotelaria – por Tânia de Chiaro 

Atender turistas estrangeiros pode ser um grande desafio para a hotelaria brasileira. Por isso, temos aqui uma dica de livro que pode auxiliar na comunicação e na relação com hóspedes de outros países. Ter em mente os principais termos e situações cotidianas que acontecem em um hotel é o passo fundamental.

Neste sentido, este  livro, que vem acompanhado de um CD Áudio para praticar a pronúncia, conta com exercícios com respostas, vocabulários ilustrados e resumos ao final de cada capítulo. Importante destacar que, para aprender inglês, é preciso disposição, prática e gosto pela língua.

5. A hotelaria na visão de um gerente-geral – por Osvaldo Julio Neto 

Esse é o primeiro livro lançado pelo Gerente Geral de Desenvolvimento e Novos Negócios na Transamerica Hospitality Group, Osvaldo Julio Neto e tem, como essência, seu lado técnico. No entanto, é também uma obra que orienta e dá dicas para o leitor sobre vários assuntos, além de trazer uma compilação de artigos sobre o cotidiano do hoteleiro e um glossário com os termos que todo profissional do setor deve conhecer. 

Recomendado tanto para iniciantes como para veteranos do ramo, o livro fala da importância de um hotel bem planejado, desde sua construção até o treinamento de sua equipe e mostra como essas ações influenciam, diretamente, no sucesso do negócio.

6.Cases em Hotelaria – como superar os obstáculos no dia a dia de um hotel – por William F. Rodrigues 

Agora, uma dica de leitura mais leve, menos técnica e mais cômica. O livro de William F. Rodrigues traz um compilado de diálogos entre hóspedes, recepcionistas, funcionários e gerentes sem ficar cansativo ou repetitivo. 

O livro é sagaz em propor a narrativa que descreve situações do cotidiano da hotelaria, com situações que todo profissional do ramo vai se identifica, desde a recepção até a equipe administrativa do hotel. Vale a leitura para se deparar com situações comuns ao setor e se preparar para melhor solucioná-las no dia a dia.

7.Turismo e hotelaria – Comentários à legislação – por Dilson Jatahy Fonseca Neto 

As leis que regem a hotelaria no Brasil são o foco deste livro de Fonseca Neto, mestre e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP). A publicação é capaz de esclarecer com bastante assertividade toda a legislação do turismo e hotelaria brasileira.

E, antes que você pense que se trata de um livro enorme de direito, ele tem apenas 152 páginas. Trata-se, assim, de uma importante iniciativa que, com clareza, apresenta uma visão geral das diversas leis vigentes no país, além das principais questões cíveis e tributárias.

8.Assassinatos na hotelaria – Ou como perder seu hóspede em oito capítulos – por Ricardo Coimbra 

De cara, o nome pode assustar e causar estranhamento, mas o livro de Ricardo Coimbra passa longe de qualquer questão mórbida, já que, na verdade, “Assassinatos na hotelaria” oferece uma visão crítica dos bastidores de um hotel, revendo todos os pontos e cenários de risco em que o hotel pode perder um cliente ou sua fidelidade.

O autor também propõe, no final, posturas e soluções diante dos erros, com o objetivo de evitar danos à imagem do hotel em razão de uma má gestão e decisões equivocadas.

9.Hospitalidade – a inovação na gestão nas organizações prestadoras de serviços – por Geraldo Castelli 

Novamente Castelli na nossa lista e desta vez com um livro que levou o Prêmio Jabuti, em 2011, premiação literária mais importante e tradicional do Brasil. Nele, o autor aborda aspectos que vão além da gestão na prática, acessando termos e conceitos teóricos e fazendo uma revisão histórica da hospitalidade, da Antiguidade até a Idade Contemporânea, relacionando-a com outros aspectos, como alimentação, deslocamento, abrigo, meios de hospedagem, lazer e meios de comunicação. Uma obra e uma viagem e tanto.

10.Desenvolvimento de hotéis – estudos de viabilidade – por Antonio Carlos Bonfato

Quer abrir um hotel ou pousada? Então, leia este livro. Um projeto hoteleiro de sucesso não pode abrir mão de estudos preliminares que vão nortear seu caminho. Qual o melhor lugar? O que recomenda o mercado? Como fazer frente aos concorrentes? Quais são os custos envolvidos? E os requisitos em recursos humanos? 

É por meio dessas perguntas iniciais que é possível compor uma estrutura de análise segura para a tomada de decisão e para a futura implantação. No livro, o leitor terá as respostas que precisa além de outras informações fundamentais para obter um resultado positivo na construção do seu negócio.

 11.Lazer e recreação na hotelaria – por Luiz Wilson Alves Correa Pina e Olívia C. F. Ribeiro

Por fim, para encerrar nossa lista, algo fundamental na hotelaria: o lazer! A expansão e a concorrência no sistema hoteleiro pede por novas ideias e por profissionais da área preparados para lidar com as transformações. 

Desse modo, o livro se constitui como uma ferramenta de consulta útil que aborda o desenvolvimento das atividades de lazer e recreação em hotelaria, as orientações em relação ao planejamento de atividades e a formação e o trabalho de coordenadores, animadores e outros especialistas.

Essas foram nossas dicas de livros! Esperamos que sejam úteis a todo hoteleiro ou proprietário de pousada para melhor formular, planejar, construir e gerir seu negócio. Abra e viaje na viagem!  
Ah, e conte com a Conamore e nossas peças de enxoval profissional para oferecer comodidade e conforto aos seus hóspedes. 
Até o próximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS