Empresas do mundo inteiro, buscam formas cada vez mais criativas de chamar a atenção de seus clientes. E na indústria hoteleira, não é diferente, afinal, destacam-se aqueles que criam uma conexão memorável e uma experiência inesquecível com cada hóspedes.
Dentre essas estratégias, uma tem ganhado muito destaque: o marketing sensorial. Uma abordagem que envolve a criação de experiências imersivas por meio dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.
Neste temos, vamos te mostrar o que é o marketing sensorial, porque a experiência é tão crucial para os hóspedes e ainda deixamos algumas dicas práticas sobre como aproveitar cada um dos cinco sentidos para impressionar e fidelizar os visitantes do seu hotel.
O que é marketing sensorial
Sabe quanto alguém passa com um perfume do seu lado e logo você lembra de alguém? Ou quando prova um alimento que parece que te faz voltar décadas no passado? Pois é, esses são alguns exemplos de como a sua emoção está ligada com a memória e o afeto que tem por algo, alguém ou até uma época boa passada.
Recorrer ao marketing sensorial é saber que pode estimular os sentidos dos hóspedes e criar conexões emocionais mais profundas com seu hotel ou pousada.
Neste contexto da hotelaria, o objetivo é criar uma atmosfera única e envolvente que não apenas acomode os hóspedes, mas também os transporte para uma experiência memorável. Cada sentido é cuidadosamente explorado e com potencial para criar uma narrativa sensorial que evoca emoções e lembranças positivas com sua marca.
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A importância da experiência para o hóspede
Como anfitrião, você já deve saber que a experiência do hóspede é um fator determinante para quem está escolhendo um hotel. Hoje em dia, os viajantes procuram mais do que simplesmente uma cama confortável e um teto para passar algumas noites.
Eles buscam uma experiência que desperte seus sentidos, que os faça sentir especiais e crie lembranças duradouras. Por isso que um hotel que investe em marketing sensorial não apenas fornece acomodações, mas também traz para os hóspedes, benefícios que acontecem desde o momento em que entram no lobby até o momento do check-out.
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Como fazer as sensações virarem realidade
Descubra abaixo como cada sentido pode transformar a percepção dos hóspedes pela visão, audição, olfato, tato e paladar.
Visão
A primeira impressão conta, e a visão desempenha um papel fundamental nisso. Desde as fotografias dos quartos, escolha das cores até a disposição do mobiliário, o design do hotel deve refletir a identidade da marca e criar um ambiente convidativo.
Planeje a iluminação conforme as diferentes atmosferas em diferentes espaços, como áreas de relaxamento, quarto e restaurantes.
Audição
A música pode afetar profundamente o estado de espírito dos hóspedes. Já pensou em criar uma playlist e disponibilizar o código QR dela pelo ambiente ou então escolher trilhas sonoras que se alinhem com a “vibe” do hotel e da localização?
Sons ambiente, como o suave murmúrio de água corrente ou o farfalhar das folhas, podem criar uma sensação de tranquilidade e relaxamento.
Olfato
O olfato é fortemente ligado à memória e emoção. Criar uma fragrância distinta para o seu hotel pode fazer com que os hóspedes lembrem-se dele mesmo após a estadia. Os amenities são os produtos ideais para serem usados neste caso juntamente com outros cheiros em espaços comuns e nos quartos, proporcionando uma experiência sensorial consistente.
Tato
Invista em roupas de cama de alta qualidade, toalhas macias e móveis confortáveis. A sensação do toque é um aspecto muitas vezes subestimado da experiência hoteleira. Materiais de qualidade, como os produzidos pela Conamore não só oferecem conforto, mas também comunicam um senso de luxo aos hóspedes.
Paladar
A gastronomia desempenha um papel significativo na experiência do hóspede. Se seu hotel ou pousada tem cozinha, ofereça opções de refeições que não apenas agradem ao paladar, mas também estimulem a curiosidade culinária. Uma dica interessante é promover experiências como degustações de vinhos, noites temáticas e oficinas de culinária para envolver os hóspedes sensorialmente pelo paladar.
Viu só como com pequenas coisas é possível criar novas estratégias e até dar uma cara nova para seu hotel ou pousada? O marketing sensorial na hotelaria não é apenas uma estratégia de luxo, mas sim um investimento inteligente que você usar e abusar para se destacar neste mercado.
Ao explorar os cinco sentidos, os hotéis podem criar experiências imersivas que tocam os hóspedes em níveis emocionais profundos.
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