Existem algumas diferenças que parecem pequenas em relação aos dois tipos de hospedagens entre Airbnb e hotel ou pousada. Mas que, na verdade, para o hóspede, são completamente diferentes.
Isso acontece porque a impressão que os hóspedes têm de um hotel varia muito para com o Airbnb. Ou seja, como é feita a reserva, se existem x, y ou z comodidades, se o check-out e inúmeros outros itens que podem acabar gerando dúvidas antes de fazer a reserva.
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É por isso que todo anfitrião que possui acomodações publicadas no Airbnb precisa saber responder algumas perguntas básicas. Veja quais são logo abaixo e se prepare.
1. “Oferece itens de comodidades básicas?”
Quando um hóspede pergunta se seu anúncio oferece esses itens, ele quer dizer aqueles como papel higiênico, sabonete, shampoo, toalha, travesseiro e roupa de cama.
Ele faz essa pergunta principalmente para saber como fazer sua mala, se precisará levar sua própria roupa de cama ou não. Afinal, é muito mais fácil carregar uma mala menor do que uma maior que precisará ser despachada pelas companhias aéreas, por exemplo.
É legal você saber que ter um enxoval esperando pelo hóspede e com amenities é um grande diferencial e pode, sim, ser um fator a ser considerado na hora de alguém fechar a reserva.
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Então, se decidir utilizar um enxoval profissional, não se esqueça de fazer as contas da quantidade necessária para cada hóspede conforme os dias de estadia reservados.
2. “E se eu quiser cancelar minha reserva, o que acontece?”
Os cancelamentos de reserva entram no grande tópico que o Airbnb chama de “Políticas de Cancelamento”. Onde a plataforma define algumas categorias de políticas para reservas curtas (menos de 28 noites consecutivas) e longas (mais de 28 noites consecutivas).
Veja também: Cancelamento de reservas no hotel e Airbnb – o que o código de defesa do consumidor diz?
Para as estadias curtas, você pode escolher entre as categorias de cancelamento: flexível, moderada, restrita e rigorosa. E para as longas, as categorias são apenas a restrita e rigorosa.
O que muda entre elas são os valores que o hóspede ou o anfitrião vão receber dependendo do prazo de cancelamento de cada uma. O Airbnb, possui uma página que explica cada detalhe dessas políticas para que o você, como anfitrião, escolha a que melhor lhe agrade.
E como fazer essa escolha?
Com equilíbrio, afinal de contas, é interessante serem evitados os cancelamentos, mas que a acomodação ainda seja vantajosa para o hóspede e também um diferencial que contribui em sua decisão final.
Análise também se a época de locação é de baixa ou alta temporada, se a localização do seu imóvel é uma área onde existe muita procura e principalmente, como você se relaciona com este negócio e quais são as vantagens para você, como anfitrião.
Lembre-se sempre de deixar as políticas de cancelamento sempre em evidência e encorajar o hóspede a ler com calma para não ter nenhuma decepção após confirmar a reserva.
3. “A área é segura?”
A segurança é, se não, a maior dúvida que o hóspede tem quando vão procurar por uma estadia. E nesta categoria de segurança envolvem o bairro, as ruas, o comércio e até os vizinhos.
Eles fazem essa pergunta porque pode acontecer de terem que chegar ou sair de madrugada por conta do vôo, ou do ônibus que vão usar para chegar ou sair desta acomodação.
Para responder a esta pergunta, descreva como é o bairro, quais são os tipos de comércio que estão em volta e também se existem bares ou boates no entorno.
Querendo ou não, a maioria dos hóspedes sempre procura nos comentários se outras pessoas deixaram um feedback sobre este tópico, então uma dica legal é encorajar todos os hóspedes a falar sobre sua experiência relacionada à segurança nos comentários após o check-out.
Essas são apenas algumas dúvidas que os hóspedes mais fazem antes de fechar uma reserva. É claro que existem outras dúvidas pertinentes a esta que podem ser respondidas na hora de escrever o anúncio, como também podem escapar.
Veja também: 4 Perguntas mais frequentes que os viajantes fazem aos hotéis, pousadas e Airbnb’s e como se destacar na resposta
Evite ser surpreendido e tenha sempre as respostas na ponta da língua para garantir que mais reservas sejam efetuadas nas suas acomodações.
E para conhecer mais dicas de hotelaria, empreendedorismo e até marketing para hoteleiros e anfitriões, não deixe de ler nossos artigos já publicados aqui no blog. Com certeza terá vários insights para melhorar ainda mais a experiência dos hóspedes.
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