Todo anfitrião deseja sempre o melhor para seu espaço e acomodações. É por isso que ter um Airbnb de sucesso significa entregar muito trabalho com dedicação e boas estratégias para atrair mais hóspedes e se destacar de concorrentes.
E por falar em competição, o Airbnb se popularizou no Brasil e agora praticamente todas as regiões possuem e adotam esse novo formato de hospedagem.
Um dado interessante é que essa plataforma consegue conectar turistas do mundo todo em mais de 190 países. Ou seja, sua acomodação além de precisar atender às expectativas nacionais, também conta com uma demanda internacional de peso também.
Sabendo disso, separamos as melhores lições para que você possa colocar em prática e realizar o sonho de uma acomodação onde todos gostariam de passar dias agradáveis desfrutando de um ambiente acolhedor.
Vamos lá?
1. Não deixe a concorrência te assustar
Ter muitas opções no mercado contribui para o todo melhorar, como assim? A gente explica: imagine que uma acomodação criou um diferencial que atraiu vários hóspedes. Em seguida, para não ficar para trás, outra acomodação agora criou outros dois diferenciais.
O que acontece é que todos buscam formas de inovar e melhorar os serviços hoteleiros continuamente, o que acaba melhorando a hospitalidade como um todo. Entendeu?
Leia também: Concorrência hoteleira: saiba como analisar os concorrentes e se destacar com boas estratégias para ter mais reservas
Então, não se assuste com a concorrência, aprenda o que mais agrada o hóspede e evite repetir os mesmos erros de outros lugares.
2. Vá além do óbvio
Viajar por si só já é algo memorável, então lembre-se que seus hóspedes buscam formas de não esquecer os melhores dias da sua vida. Mas o que isso tem a ver com o sucesso do seu Airbnb? Tudo!
Entregue não só uma acomodação com uma cama, abajur e lavabo. Saiba que sua acomodação gera valor e você como anfitrião pode potencializar através da criação de novas experiências e conteúdos.
Baixe nosso e-book: Diferenciais para anfitriões do Airbnb: saiba como se destacar dos demais
Crie um roteiro pela cidade ou cidades próximas que fogem do óbvio, que mostre como sua região é rica através de vivências e olhares de um morador local. Outra dica legal é receber seus hóspedes com uma cesta de café da tarde ou da manhã.
Com certeza essa atitude ficará na memória e até ajudará a receber comentários positivos que poderão render mais reservas.
3. Surpreenda e personalize
Você sabe quando é que um hóspede toma a decisão pela acomodação? E sabe também quais são as outras microdecisões que estão por trás dessa escolha? Pois é, saber o que seu hóspede quer é a chave para alcançar mais sucesso e se destacar.
É aí que a análise de dados entra em campo. Ter os dados dos hóspedes (com permissão, claro) facilita como você irá personalizar a experiência para ir de encontro com o que as pessoas desejam.
Será que seu hóspede chegará até sua região cansado e seria ótimo poder antecipar o check-in? Ou então, ser surpreendido com um desconto no tranfer para o local da hospedagem? Pense em várias ideias e personalize a gosto.
Veja mais: 7 dicas para garantir uma acomodação de qualidade no Airbnb
Aqui quem manda é a criatividade.
4. A pesquisa é sua melhor companheira
Uma das coisas mais legais do setor hoteleiro e do turismo é que sempre temos novidades no mercado. Este tópico é para você que não acompanha as notícias: tenha em mente que tudo muda o tempo todo, então saber quais mudanças são essas, já sinaliza as tendências que virão.
Assim, você saberá como se preparar e se adequar para mostrar que seu Airbnb está atualizado e pronto para receber o hóspede como ele espera. E também acaba sendo um diferencial competitivo e até mesmo fator decisivo na escolha final por uma reserva.
5. O sucesso começa com um sonho
Toda grande ideia que hoje se tornou popular, assim como o Airbnb, também já passou pelas fases de planejamento, pelas dúvidas e até pela descrença das pessoas.
Mas, o importante é que se alguém sonhou que daria certo. Deu início a este sonho e ao longo do caminho foi se aperfeiçoando, é um sinal de que com as mudanças necessárias e adequações, um projeto pode, sim, funcionar e ser bem aceito.
Você também vai gostar: Airbnb’s diferentões para você se inspirar
Se seu objetivo é que seu Airbnb tenha sucesso, foque nisso e coloque em prática as estratégias comentadas aqui, assim como também as outras dicas que demos em outras publicações aqui do blog.
Lembre-se que seu hóspede é o bem mais precioso que seu Airbnb tem, ele é o cliente que precisa ser cuidado antes do check-in, durante a estadia e após o check-out.
E para mais, acesse os demais conteúdos clicando nos links logo abaixo.
🛎️ O que esperar do turismo em 2024
🛎️ Cenário e projeções do turismo no Brasil para 2023 e 2024
🛎️ Como transformar a experiência do hóspede de forma sensorial
🛎️ Como incorporar tradições brasileiras ao seu hotel e receber mais turistas
🛎️ Como a inteligência artificial pode ajudar na gestão das redes sociais do seu hotel