7 dicas para garantir uma acomodação de qualidade no Airbnb

COMPARTILHE

Um lugar inteiro para chamar de seu. Uma casa espaçosa, com móveis e enxoval de qualidade, com conforto, comodidade, piscina, varanda, vista para montanha ou em frente ao mar. A busca por hospedagens inteiras – seja para um final de semana, seja para uma estadia mais longa – tem aumentado significativamente nos últimos anos, principalmente após a pandemia causada pela Covid-19. Diante das novas formas de se viajar e se hospedar, os anfitriões precisam estar atualizados e por dentro das principais necessidades de seus hóspedes.

Saber o que os hóspedes buscam, o que valorizam e o que gostariam de encontrar na acomodação é fundamental para que o anfitrião possa receber bem e, assim, garantir melhores avaliações e melhores retornos tanto econômicos como de imagem perante os viajantes. Pensando nisso, preparamos este artigo com cinco dicas principais para garantir uma hospedagem de qualidade no Airbnb. Vamos lá? 

Hospedagens em alta no Airbnb

Para começar nossa expedição pelas dicas para melhorar sua acomodação no Airbnb, vamos falar sobre os números que revelam o quanto a busca por estadias em espaços inteiros e casas de aluguel tem aumentado e feito a cabeça dos viajantes.

No ano passado, somente na semana do Réveillon de 2021 para 2022, cerca de 4,5 milhões de hóspedes de mais de 220 países e 50 mil cidades ficaram  em acomodações compartilhadas via Airbnb. Desse total, mais de 90% dos viajantes passaram o feriado em algum lugar diferente dos dez destinos mais populares da plataforma, expandindo fronteiras e totalizando mais de 53 mil destinos. 

Entre as características que mais atraem os hóspedes que buscam por acomodações no Airbnb está a possibilidade de viver uma experiência que vai além do destino e inclui a própria casa, o tipo de moradia, construção, como parte da viagem de sentidos e novas sensações. Uma dessas possibilidades é o turismo de isolamento, no qual o hóspede busca por casas isoladas e autossuficientes, mas bem equipadas e com muito conforto. 

Neste sentido, os anfitriões do Airbnb têm um leque de ações que podem incrementar sua acomodação, capazes de integrar, em harmonia, o rústico e o luxo, o natural e a facilidade, o isolamento e as comodidades. Quer ver como? Continua a leitura com a gente!

O que os hóspedes mais procuram em uma acomodação?

Agora, vamos aos quesitos que mais interessam aos hóspedes em uma acomodação.  Sem dúvidas, após o atravessamento de dois anos de pandemia, a limpeza e a higienização passaram a ter ainda mais importância e relevância no momento da escolha da hospedagem e no momento da avaliação após o check out. As práticas de segurança sanitária são pontos fortes e essenciais. 

Outra questão que passou a ter maior presença no turismo foi em relação à estadia e aos locais com menor fluxo de pessoas, como casas de campo e em cidades menores de praia – um indicador direto da preferência pelo turismo de isolamento, como dissemos anteriormente. 

A possibilidade de trabalho remoto, das aulas online e das atividades virtuais trouxe também a busca de muitas famílias por refúgios fora da cidade grande, mais próximo à natureza, mas, ao mesmo tempo, com boa infraestrutura, com lugar adequado e internet de qualidade para o esquema de home-office.

E, com a família toda viajando por mais tempo, os pets não poderiam ficar de fora – nem longe demais. Por isso, outro aspecto bastante buscado pelos hóspedes é a acomodação “pet-friendly”. Esta foi a característica mais pesquisada globalmente no ano passado, segundo o Airbnb. 

Segundo a plataforma, as pesquisas de acomodações feitas com o filtro “permite animais de estimação” aumentaram 65% de 1º de janeiro a 25 de fevereiro de 2021 na comparação com as do mesmo período do ano passado. 

A pesquisa revela ainda quais as comodidades que se destacam entre as preferências dos hóspedes no contexto da pandemia. Veja só: 

  • wifi está entre as 4 comodidades mais buscadas pelos hóspedes;
  • os anfitriões que oferecem espaços específicos para laptop ou áreas de trabalho ganham 14% mais que os que não possuem esses diferenciais nas acomodações;
  • os anfitriões que oferecem itens básicos de cozinha ganham 17% mais que os que não oferecem.

Sete dicas para garantir uma acomodação de qualidade no Airbnb 

Bem, diante das novas demandas dos hóspedes e das novas maneiras de se viajar e hospedar, quais devem ser os focos principais dos anfitriões para receber bem, com qualidade e ter um bom desempenho na plataforma? 

Com base nos itens mais procurados pelos hóspedes na plataforma do Airbnb, preparamos aqui cinco dicas para colocar em prática e atrair mais reservas:

  • Limpeza e higienização

Como não poderia deixar de ser, as boas práticas de limpeza e higienização estão entre as preferências dos hóspedes no momento da busca por uma hospedagem. 

Um lugar com móveis limpos, tapetes e cortinas em dia, banheiro higienizado e roupas de cama e banho cheirando a amaciante são de encher os olhos e acalmar o coração, pois é possível saber e sentir o cuidado com a saúde e o bem-estar de quem vai ficar ali. 

Desde 2020, o Airbnb dispõe o Protocolo Avançado de Higienização, com orientação de autoridades sanitárias e especialistas internacionais, como o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, e especificações sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa e um selo para as acomodações.

Por isso, anfitrião, invista em produtos de limpeza e higiene de qualidade, em treinamento e em profissionais de limpeza profissionais para a realização dos procedimentos. Lembre-se de estabelecer um checklist da arrumação para que nada passe despercebido. 

  • Wifi de qualidade e infraestrutura

Uma hospedagem com wifi de qualidade e espaço para trabalho, com certeza, terá mais chances de ser escolhida pelos hóspedes, diante das novas preferências. 

Então, escolha uma operadora de serviço de internet de qualidade, expanda o sinal para todos os ambientes da casa, e garanta que a agilidade e a conexão estarão à altura das necessidades dos viajantes que aliam lazer e trabalho em uma estadia. 

Além disso, organize um espaço adequado com mesa e cadeira para que as pessoas possam fazer suas atividades com conforto.

  • Cozinha equipada

As estadias com mais tempo de duração têm ganhado o coração dos viajantes, por conta da flexibilidade do trabalho e das aulas remotas. Assim, a procura por uma acomodação com uma cozinha bem equipada também tem se tornado mais frequente. As famílias querem ter a liberdade e oportunidade de passar as semanas como se estivessem em casa mesmo, cozinhando, preparando as refeições e compartilhando do momento. 

Mais do que prover os itens básicos, como panela, frigideira, copos e talheres, é possível incrementar a geladeira com algumas bebidas, a dispensa com alguns temperos, café, petiscos e outros mimos. 

  • Enxoval de qualidade 

Sem dúvidas, o enxoval de qualidade é um item que agrada o hóspede. Uma toalha macia, um lençol suave ao toque, uma colcha que decora e aquece. Viajar para uma casa de aluguel e não ter que levar na mala roupa de cama e de banho é de grande valia para os viajantes, que não precisam carregar tanta coisa na mala. 

Então, invista em peças de enxoval de qualidade, tenha itens de reserva e lembre-se que este investimento reverbera em mais conforto para acomodação e melhores avaliações dos hóspedes. 

  • Acomodação pet friendly

Caso sua acomodação ainda não seja, talvez seja o momento de repensar seu posicionamento e se tornar uma hospedagem pet friendly. Como vimos, a busca por espaços assim aumentou significativamente e está entre as principais preferências dos hóspedes atualmente. 

Prepare seu espaço para receber os animais de estimação, inclua regras e termos de responsabilidade e compromisso para que a estadia dos bichinhos seja agradável e para que sua acomodação fique também resguardada. 

  • Estacionamento gratuito

Saber que o veículo ficará em um lugar seguro e sem custo é outro fator de peso na escolha do hóspede. A busca por estacionamento gratuito também aumentou devido ao aumento das viagens mais curtas, feitas de carro, diante das restrições de voos e viagens de ônibus. 

Então, pense em ter esse diferencial como anfitrião e lembre-se de informá-lo de forma clara e objetiva em seu anúncio. Para mais dicas de diferenciais na acomodação, baixe nosso ebook gratuito “Diferenciais para anfitriões do Airbnb: saiba como se destacar dos demais”. 

  • Ar-condicionado.

Por fim, o ar-condicionado nas acomodações também tem estado entre as preferências dos hóspedes. O equipamento entra no quesito conforto e comodidade, duas características que permanecem intactas nas malas dos viajantes. Lembre-se de fazer a manutenção, a limpeza e de garantir o funcionamento correto do ar-condicionado durante as estadias. 

Bem, esperamos que as dicas compartilhadas aqui para garantir uma hospedagem de mais qualidade no Airbnb possam te ajudar a preparar melhor sua acomodação e, assim, ter mais sorrisos de agradecimento, mais reservas e melhores notas na plataforma. 😉
Conte com as peças de enxoval profissionais da Conamore para o conforto do seu hóspede e do seu bolso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS