Só no fim de ano de 2022 ultrapassamos a marca de 9,7% de viajantes, 45% maior do que o contabilizado no mesmo período do ano passado.
E a previsão para o carnaval também é animadora! Pensando nisso, separamos dicas de como você pode preparar seu hotel, pousada ou AirBnb para o carnaval, receber mais hóspedes e encantá-los ainda mais.
Quer saber como? É só acompanhar a leitura 🙂
O que podemos esperar para o turismo em 2023?
Segundo a FeComércio de São Paulo, “Em 2023, a expectativa para o setor de turismo é de um crescimento de 53,6% em comparação ao ano de 2022, já inclusa a adesão de novos destinos que estão surgindo na cartela de viagens dos consumidores”
E esses dados são animadores para todo o setor do turismo, mas principalmente para o ramo hoteleiro!
Mas mais do que receber um monte de hóspede, é importante saber como fidelizá-los, transformando a experiência durante a estadia. Por isso, esse artigo irá contemplar todo o processo: antes, durante e depois!
1- Invista em Marketing Digital
Uma forma de conseguir mais hóspedes nessa época do ano e que possui um ótimo custo-benefício é o investimento em marketing digital.
Tanto para hotéis, pousadas e AirBnb, sabemos que o investimento em anúncios nas redes sociais e o próprio uso de ferramentas como instagram estão em alta e ajudam muito a conseguir mais hóspedes.
E sabe do melhor? Temos um artigo cheio de dicas para te ajudar a alavancar seu negócio, é só👉 clicar aqui 👈!
2 – Uma bela apresentação, faz toda a diferença!
Já leu o item que disponibilizamos no item 1 e está curioso do que mais fazer para preparar seu hotel para o carnaval?
A dica 2 vai muito além de apenas sugestão para essa data, é algo que você deve se preocupar o ano todo!
Tanto para pousadas e hotéis como para AirBnb ‘s, a apresentação do estabelecimento precisa ser bem feita.
Por isso, invista em fotos de qualidade e que sejam fidedignas ao anúncio.Preocupando-se sempre com:
💡 Iluminação: A luz natural costuma deixar as fotos mais bonitas, então abra as cortinas e acenda as luzes do ambiente para ajudar a iluminar
📷 Fotos horizontais: As fotos na horizontal, em modo paisagem, costumam apresentar melhor seu estabelecimento
🌴 Comodidades: Caso seu espaço tenha comodidades únicas como piscina, belas obras de arte,etc. não deixe de mostrá-las nas fotos
E, para os anfitriões do AirBnb, temos um presente especial, um e-book com dicas valiosíssimas de como destacar seu espaço. Para baixar, é só clicar aqui.🎁
3 – Ofereça pacotes diferenciados
Durante o carnaval, a chance do seu hóspede manter-se em seu estabelecimento por mais de três dias é grande. Então, que tal oferecer pacotes diferenciados nesse período?
E lembre-se de deixar claro que esses pacotes são exclusivos para essa época do ano e de mostrar todas as vantagens que o hóspede terá ao escolhê-lo, assim você garante casa cheia neste período!
4 – Agora é hora de pensar na sua equipe
Pronto, você investiu em marketing, fez fotos lindas da sua acomodação, os pacotes especiais estão sendo todos comprados… O que falta?
Algo que não pode ser deixado de lado nesse momento é o treinamento da sua equipe!
No carnaval é muito comum a vinda de pessoas de fora do país, por isso é sempre interessante investir em colaboradores que dominem línguas estrangeiras como o inglês e espanhol.
Além de alertar os colaboradores que ainda não estejam familiarizados que, nessa época do ano, acontece de os hóspedes estarem mais animados, então é importante orientá-los quanto aos excessos, multas, etc.
Mas lembre-se: um atendimento de qualidade é a peça-chave para que seus clientes sejam fidelizados e pode ajudar a fazê-los deixarem ótimas avaliações em seu site.
5 – Decoração
A decoração também é algo muito levado em consideração quando falamos de encantar os hóspedes, principalmente em época de festas.
De acordo com a decoração do seu hotel, invista em itens que remetam ao carnaval e chame ainda mais atenção!
Pode ser confete, máscaras, decoração de mesa e tudo mais que sua imaginação criar.
6 – Desenvolva atividades relacionadas ao carnaval
Durante esse período também é legal desenvolver atividades que tenham a ver com o tema. Que tal oferecer um jantar ou baile de carnaval?
Só não esqueça de também oferecer opções para quem não é tão fã assim dessa festa e busca atividades mais calmas, assim você agrada os dois públicos e mostra o quanto preza pelos seus hóspedes.
7 – Pense nos mínimos detalhes
Você já conseguiu mais hóspedes, os encantou com as atividades e decoração mas ao chegarem no quarto tiveram aquela decepção: um quarto mal arrumado e com itens de pouca qualidade. Ninguém merece passar por esse pesadelo, não é mesmo?!
Por isso, não se esqueça de manter a organização do quarto sempre em dia e se certificar que não está faltando nada de enxoval para o seu cliente.
Para ter esse controle bem feito, que tal um checklist com dicas de arrumação? Assim você tem cada passo detalhado para não deixar nada passar. Faça o download clicando aqui!
E agora uma dica bônus: Confira nosso artigo que fala tudo que você precisa saber sobre toalhas: como escolher, comprar e cuidar!
8 – Consiga Feedbacks
Agora que você já mostrou que sabe como receber seu hóspede, que tal conquistar o feedback dele para que você ganhe autoridade e sirva de chamariz para que mais gente conheça seu hotel, pousada ou AirBnb?
Uma forma legal e não invasiva de conseguir esses feedbacks é mandar um e-mail, assim que a estadia dele acabar, pedindo para que responda sua pesquisa de satisfação. Você pode aproveitar e oferecer um desconto para cada cliente que responder a pesquisa, ganhando além da avaliação, a chance mais concreta ainda daquele hóspede voltar!