Use e abuse do Instagram para vender seu hotel

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A paisagem dos sonhos na palma da mão. O convite para uma visita a um clique. Na retomada das atividades de hospedagens e viagens, fortalecer a presença do seu hotel no Instagram é uma estratégia de marketing fundamental para alavancar as vendas e atrair hóspedes. 

A rede social que cativa pela imagem e conecta pessoas e marcas é peça chave na divulgação, interação e conversões para hotéis e pousadas no retorno do turismo. No Brasil, o Instagram figura entre as cinco redes sociais mais usadas, com 69 milhões de usuários. 

Por isso, mais do que nunca, é hora da rede hoteleira usar e abusar das ferramentas e possibilidades de produção de conteúdo atrativo oferecidas pelo Instagram. 

Para saber mais sobre como desbravar a rede social e tornar o perfil do seu hotel ou pousada mais interessante, preparamos este artigo. Boa leitura!

Redes sociais: canais de check in para hotelaria 

Antes de entrar nos méritos do Instagram para o seu negócio e como usar a tecnologia a seu favor, vamos a alguns dados importantes sobre as redes sociais e a rede hoteleira durante a pandemia da Covid-19. 

Uma pesquisa inédita realizada pelo Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), mostrou que as redes sociais tiveram um excelente desempenho no suporte tecnológico para negociações. 

No ranking dos canais mais usados, o Instagram está em segundo lugar:

  • Whatsapp (86%)
  • Instagram (61%)
  • Facebook (57%) 
  • site próprio (45%)

Por que ter um Instagram para o meu hotel?

O Instagram conta com mais de 1 bilhão de contas ativas no mundo. São muitas pessoas, marcas, empresas e instituições que se conectam, diariamente, por meio do aplicativo de imagens. O Instagram é um mundo onde, hoje, tudo acontece. 

Mais do que postar fotos, ele permite a gravação e edição de vídeos, realização de lives, compra e venda e compartilhamento de experiências. Estar no Instagram é ser visto, notado.

Para seu hotel ou pousada, a rede social permite aproximar o viajante interessado ao que ele busca, despertando o desejo de fazer check in neste lugar. As imagens são capazes de encher os olhos e são poderosas aliadas para aguçar o desejo de viajar e de desfrutar do ambiente e dos serviços compartilhados no feed ou nos stories. 

Além disso, por ter um funcionamento prático e estar sempre à mão, no acesso pelo celular, o Instagram possibilita um contato direto e rápido com a equipe do hotel. 

Assim, o hóspede pode interagir pelo Direct, tirar suas dúvidas, fazer sua escolha e fechar a reserva de uma forma rápida, por um meio só. 

Instagram para alavancar as reservas: 5 dicas

Vamos agora às dicas de como fortalecer a presença do seu hotel no Instagram. Veja as cinco dicas que preparamos para você:

  1. Use imagens do hotel para transmitir bem-estar e acolhimento

Boas imagens enchem os olhos e o Instagram é o lugar delas. 

Em pesquisa realizada pelo Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA), da ESPM, o Instagram também tem cadeira cativa como uma das redes sociais mais usadas durante a pandemia do Novo Coronavírus. 

Depois do WhatsApp, usado por 97% dos brasileiros, o Instagram aparece em segundo lugar, como aplicativo usado por 88% das pessoas. Entre os principais motivos apontados pelos usuários estão a busca por bem-estar e sentimentos positivos.

Então, que tal usar as imagens do seu hotel ou pousada para despertar essas sensações? Uma foto do pôr do sol, uma foto do jardim, da piscina, da melhor vista, do enxoval das acomodações. Uma bela foto acompanhada de um texto afetuoso. Estes elementos podem ser um convite e tanto para uma reserva. 

  1. Cultive relacionamento e empatia 

O Instagram é uma ferramenta que aproxima. 

Por isso, estabeleça com seus hóspedes e possíveis hóspedes um canal aberto para troca de experiências. Mostre-se aberto para ouvir sugestões de melhoria, mostre empatia pelo momento pelo qual todos estamos passando e aproveite para reforçar o relacionamento de confiança. 

Procure responder às solicitações e mensagens que chegam pelo Direct com rapidez, clareza e gentileza. Dessa conversa, além das vendas, o hotel aumenta sua credibilidade e valoriza sua imagem perante os clientes. 

  1. Abuse de vídeos institucionais e de dicas 

O Instagram permite fazer vídeos direto na função Story ou então gravar e postar tanto no feed quando no IGTV. Os vídeos tornam as possibilidades ainda mais reais e próximas. 

Por isso, abuse dessa ferramenta para criar conteúdos de relevância que mostrem, por exemplo, as iniciativas que o hotel coloca em prática para manter o ambiente higienizado para atender dentro das normas da saúde. Assim, é possível criar um laço de segurança. 

Outra ideia é fazer vídeos que mostrem o funcionamento do hotel e seus bastidores. Esse “revelar” do que ninguém vê quando se hospeda desperta interesse e curiosidade. 

Gravar vídeos com dicas de passeios e atividades pela região e de serviços oferecidos pela hospedagem é também uma forma de atrair clientes, além de fomentar a economia local

  1. Conecte-se com influenciadores no Instagram

O Instagram possui milhares de perfis que são considerados influenciadores de comportamentos e que, de fato, pesam na decisão de compra de muitos usuários. 

Um estudo do Instituto Qualibest, em parceria com a Spark, realizado em 2019, mostrou que cerca de 76% dos usuários de internet no Brasil já consumiram produtos ou serviços indicados por influenciadores digitais. 

Para o seu hotel, é possível identificar quais nomes no Instagram têm seguidores que fazem parte do seu público de interesse e estabelecer, com esses perfis influenciadores, uma parceria para divulgação. O contato pode render reservas, além de outros desdobramentos positivos. 

  1. Use o Instagram Insights e o Instagram Ads

A tecnologia dentro da tecnologia.

Para otimizar as postagens e o perfil do seu hotel no Instagram, duas funcionalidades podem fazer toda diferença: o Instagram Insights e o Instagram Ads. 

O primeiro possibilita que os gestores acessem as métricas – alcance; impressões; visitas ao perfil e seguidores -, que vão ajudar a entender melhor o público e a desenvolver estratégias de marketing mais assertivas.

Já o Instagram Ads serve para segmentação de público e para determinar para qual perfil de pessoas as suas postagens devem ser exibidas. 

Dessa forma, por meio desse recorte bem feito, é possível aumentar o número de seguidores e fazer seu hotel seu visto e notado, realmente, pelo seu público de interesse. 

Por fim, com uma presença robusta no Instagram, seu hotel tem mais chances de estabelecer conexões, criar novas relações, despertar emoções e fechar bons negócios nesse momento de retomada. 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Continue acompanhando mais dicas e informações sobre hotelaria em nosso blog.

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