Hotelaria de lazer traz boas novas para o final do ano

COMPARTILHE

Aonde vai passar o Natal e Ano Novo? Esta é uma pergunta clichê nesta época do ano. E, mesmo em um período inédito para todos, as festas de final de ano despertam o desejo de colocar o pé na estrada. As reservas na hotelaria de lazer vêm crescendo nos últimos meses e, segundo especialistas, hotéis e resorts podem atingir, em dezembro, receita com valores próximos ao da pré-pandemia.

Os destinos nacionais e mais próximos estão entre os principais na rota de quem pretende viajar nos próximos dias. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), em setembro, 70% das viagens compradas por brasileiros – tanto de pacotes como de voos avulsos – foram para destinos nacionais. Nesse cenário, a procura por reservas de casas por meio do Airbnb também tem se destacado.

Por isso, hotéis, pousadas, resorts e casas para aluguel de temporada no Brasil precisam estar com sua infraestrutura em dia para atender a demanda que desembarca junto com a chegada do final de ano. Acompanhe mais sobre as boas novas que a hotelaria de lazer traz para o período. Boa leitura!

Hotelaria de lazer e ocupação em alta

A demanda por viagens a lazer é que vem movimentando o turismo e o setor hoteleiro nos últimos meses. E a hotelaria de lazer é a que deve segurar a onda neste final de ano.

De acordo com a STR Consultoria, no feriado de outubro, mercados regionais como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife tiveram aumento nas taxas de ocupação em relação ao mesmo período do ano passado.

Viagens domésticas: o destino do final de ano

Pegar o carro e viajar pelo Brasil. As festas de final de ano devem ser marcadas por viagens mais curtas e para destinos mais próximos. Litoral e montanha estão entre as paisagens preferidas de quem deseja passar alguns dias fora de casa.

Já para quem quer ir um pouco mais além, as viagens aéreas domésticas estão sem restrições, segundo o Ministério do Turismo. Assim, os brasileiros estão autorizados a viajar do Oiapoque ao Chuí neste final de ano.

Turismo de isolamento

Muita coisa mudou neste ano pandêmico e o jeito de se hospedar também. O turismo de isolamento é uma nova forma de hospedagem. O modelo dá menos ênfase ao ponto turístico em si e valoriza mais a questão do descanso, do relaxamento, do tempo para ficar off.

Dessa forma, diante do contexto que favorece o turismo nacional e os destinos domésticos, um destaque para o Nordeste brasileiro. Com suas praias mais remotas e lugares próximos à natureza, a região, que sempre é um dos destinos mais procurados nesta época do ano, se mantém entre as preferidas, justamente, por também oferecer experiências de hospedagem mais isoladas, longe da agitação e aglomeração.

Airbnb: hospedagem local

Outra busca que cresce é pelo aluguel de casas e apartamentos de temporada por meio do

Airbnb. As reservas de espaços inteiros têm acontecido, geralmente, em cidades bem próximas do ponto de partida e em ambientes com contato direto com a natureza.

De acordo com plataforma de aluguel de hospedagens, desde maio há um crescimento na procura por casas em destinos chamados de ‘hiperlocais’, de até 300 quilômetros de distância de centros urbanos, em deslocamentos que podem ser feitos de carro, com toda a família.

Dessa maneira, para receber bem a demanda, os anfitriões precisam investir em comodidades e conforto para seus hóspedes.

Hotéis e pousadas, preparados para receber os hóspedes no final de ano?

Por fim, para que toda essa movimentação e retomada do turismo e da hotelaria se dê de forma ascendente e segura, é preciso que os hotéis, pousadas, resorts e casas de aluguel estejam com os protocolos de higiene em dia.

Certifique-se de que todas as recomendações e orientações de segurança sanitária estão sendo tomadas dentro do estabelecimento.

Além disso, faça o checklist de arrumação dos quartos e de toda estrutura e serviços necessários para receber os hóspedes ávidos por momentos de lazer e descanso neste final de ano.

Com tudo bem planejado e organizado, as festas de final de ano podem significar uma boa recepção a 2021.

 

Nossas informações foram importantes para você? Prepare-se para esse período e garanta as boas novas que ele pode trazer. Para saber mais dicas e informações sobre hotelaria, é só acessar nosso blog

Fontes: 

Revista Hotéis

InfoMoney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS

O que esperar do turismo em 2024?

Como é boa a sensação de termos atravessado e conseguido chegar em  mais um final de ano, onde olhamos para trás e vemos o quanto o turismo neste ano foi