Resistência e resiliência. A hotelaria tem sido sinônimo dessas duas palavras no atravessamento da pandemia de Covid-19. Diante do cenário adverso imposto pelas restrições na contenção do Coronavírus, hotéis e pousadas têm passado por um período de revisão, recriação e redescoberta na forma de hospedar e receber.
As perspectivas para os próximos meses, de acordo com especialistas, apontam para uma retomada gradual e para uma recuperação acelerada, principalmente, no turismo doméstico de lazer. As hospedagens voltadas ao bem-estar, ao autocuidado e ao autoconhecimento são vistas como as principais rotas de destino dos brasileiros durante a pandemia.
Para entender melhor quais as perspectivas e tendências da hotelaria neste momento e o que deve permanecer no setor – em relação às inovações e adequações – após a crise sanitária, preparamos este artigo. Acompanhe a seguir!
Turismo durante a pandemia no Brasil
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o setor do turismo acumula um déficit de R$261,30 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Estamos falando de um segmento que, em 2018, foi responsável por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Uma fatia significativa e importante para a economia do País.
A pandemia do Novo Coronavírus provocou uma revolução em todas as camadas – política, social e econômica – e ter consciência desse movimento é fundamental para que outros caminhos sejam abertos e para que a potência da hotelaria e do turismo possa ser restabelecida de forma segura e criativa.
Para ajudar os estabelecimentos de hospedagem nessa travessia, apresentamos as principais tendências no setor de turismo e hotelaria. Veja só:
Tendências para hotelaria em 2021
Viajar e estar em segurança. Viajar e pensar na saúde. O verbo viajar, hoje, está atrelado ao cuidado e à proteção da saúde. Por isso, hotéis e pousadas precisam estar preparados para receber os hóspedes com todos os protocolos sanitários em dia. Este é o primeiro ponto quando se fala da retomada.
Uma pesquisa realizada pela Phocuswright – líder mundial em pesquisa da indústria de viagens – uma das principais tendências para o setor é o uso de tecnologias sem contato.
Em lugares diferentes, as pessoas podem ter mais receio de contaminação por não saberem dos protocolos de higiene e, por isso, oferecer check-in e pagamento de forma virtual são maneiras mais seguras e contribuem para reduzir o contágio de Covid-19.
Outro aspecto que deve ganhar cada vez mais força e o segmento da hotelaria pode explorar é o dos eventos e reuniões virtuais. As salas e anfiteatros podem servir de cenário e locação para a transmissão de um encontro online, por exemplo.
Viagens de lazer, autoconhecimento e bem-estar
Aqui, uma mudança de comportamento reflete diretamente na maneira de viajar e se hospedar durante e após a pandemia. As pessoas têm buscado e valorizado, cada vez mais, lugares que ofereçam experiências relacionadas ao bem-estar e ao autoconhecimento.
Por isso, hotéis e pousadas de menor porte, que oferecem práticas e encontros que proporcionam novas formas de viver a vida e que possibilitam o contato com a natureza têm se destacado.
Nesses casos, a procura é por hospedagens próximas e para as quais seja possível viajar de carro, meio pelo qual as pessoas estão mais seguras para irem de um canto a outro nesse momento.
A questão do deslocamento, pode ser comprovada por uma pesquisa da The Hotelier Pulse Report, que apontou que a maior tendência a partir da metade de 2020 foram as viagens de carro. No período, as viagens domésticas tiveram alta, representando 49,7% das diárias reservadas, contra 23% no ano anterior.
Viagens mais longas em 2021
Viajar para perto, no entanto, não significa viajar por pouco tempo. É o que mostra uma outra tendência da hotelaria para 2021.
A decisão de fazer as malas e colocar o pé na estrada vem, hoje, acompanhada de muitas necessidades nunca antes experimentadas: seguir protocolos de limpeza, realizar testes e calcular riscos. Há, ainda, somada a todas essas ações, a questão econômica.
Por isso, os especialistas defendem que as viagens com estadias de longo período devem ser uma tendência, pois uma vez realizadas todas as iniciativas, é melhor aproveitar ao máximo o tempo fora de casa, com menor custo. Ou seja, ficar por mais tempo em um mesmo destino.
Assim, os hotéis e pousadas podem olhar para essa tendência com atenção, aproveitar para oferecer pacotes e condições especiais e fidelizar e atrair mais hóspedes.
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