Ser um empreendimento sustentável deixou de ser um slogan bonito. Trata-se, hoje, de um posicionamento prático, que precisa superar o discurso. Quando aplicada à hotelaria, a sustentabilidade se apresenta por meio de iniciativas concretas, presente no dia a dia do hotel, nas ações de seus colaboradores e na educação de seus hóspedes.
Inserir a sustentabilidade na rotina do hotel gera resultados relevantes, tanto para o meio como para o próprio negócio, que se torna um agente de transformação e um gerador de impactos sociais e econômicos importantes, principalmente dentro do contexto atual, no qual o aumento dos preços pede uma revisão de hábitos e pequenas mudanças podem resultar em grandes retornos.
Ao gerir um hotel ou pousada com bases sólidas de sustentabilidade, é possível melhorar a competitividade no mercado e estabelecer uma imagem positiva perante os clientes e a comunidade, além de garantir economia significativa nas despesas, gerando mais lucro e melhores condições ao planeta.
Para isso, selecionamos aqui algumas ações sustentáveis e criativas para sua hospedagem desenvolver e desempenhar consciência ambiental, social e econômica. Acompanhe!
O que significa sustentabilidade?
Antes de colocarmos aqui as ações de sustentabilidade no hotel, vamos compreender o que significa o conceito em si. Quando falamos em sustentabilidade falamos da preservação e da manutenção de recursos naturais e dos ecossistemas ao longo do tempo e da garantia de continuidade dos níveis de qualidade de vida e do desenvolvimento econômico.
Como vimos, sustentabilidade não se restringe às práticas voltadas ao meio ambiente, mas está relacionada também às questões da esfera social e econômica. Neste último sentido, a sustentabilidade no hotel se apresenta como a possibilidade de realizar mudanças para garantir uma gestão financeira mais saudável e consciente.
Assim, a sustentabilidade abraça três frentes:
- econômica: com adoção de medidas para ampliar a eficiência e rentabilidade com objetivo de continuar a produzir, gerar emprego e renda e ter o retorno correto do capital investido.
- social: no respeito aos direitos humanos e na igualdade de oportunidades, com atuação de forma justa e honesta não só em relação aos colaboradores, mas a todos os parceiros.
- ambiental: na concentração de seus esforços para conservar e gerir os recursos naturais e atuar na proteção da paisagem e do meio no qual se está inserido.
Sustentabilidade e hotelaria
De acordo com a Organização Mundial de Turismo, a sustentabilidade aplicada ao turismo e à hotelaria “refere-se aos aspectos ambientais, econômicos e socioculturais do desenvolvimento do turismo, e deve ser estabelecido um equilíbrio adequado entre estas três dimensões para garantir a sua sustentabilidade a longo prazo”.
Abraçar a sustentabilidade como missão é assumir um compromisso com as gerações futuras e aplicar a consciência ambiental, hoje, e assumir um compromisso de responsabilidade com seu empreendimento. Implantar uma cultura que seja inclusiva e que olhe para o entorno com mais empatia é criar um espaço com melhores e mais saudáveis condições, tanto ambientais, quanto financeiras e sociais
Dicas e vantagens da sustentabilidade no seu hotel
Como falamos no início deste artigo, a sustentabilidade se aplica aos cuidados que envolvem não só a questão ambiental, como também a saúde financeira e o equilíbrio econômico dos negócios.
Diante de um momento de aumento de preços recorrente, tomar medidas simples e preventivas e que possibilitem mais dinheiro no bolso é uma atitude consciente, responsável e sustentável.
Então, vamos às dicas e vantagens da sustentabilidade em seu hotel?
-
Aproveitar a água da chuva
A primeira dica é uma clássica que se trata do aproveitamento da água da chuva por meio do uso de cisternas para a captação e armazenamento. A água da chuva pode ser usada para os cuidados com o jardim do hotel e para a lavagem de áreas externas.
O ato de recolher a água da chuva em reservatórios evita o desperdício de água potável, reduz a conta de água e ainda diminui o impacto ambiental nos meses de seca.
O aproveitamento de água das chuvas pode reduzir as contas em até 40%. De acordo com relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, o desperdício de água é um dos principais problemas e a escassez de água pode atingir até dois terços da população mundial em 2050.
-
Adotar o programa de reuso de toalhas
Ainda no sentido de economizar água, outra medida bastante possível de ser implementada no hotel é o programa de reuso de toalhas. Além de evitar o desperdício de água, a ação visa também redução de consumo de energia, redução do uso de produtos de limpeza e aumento da durabilidade das toalhas (aliviando a necessidade de reposições frequentes).
O hotel pode informar sobre seu programa e convidar o hóspede a fazer parte dessa iniciativa de conscientização ambiental e transformação social. As toalhas podem ser lavadas a cada dois ou três dias e a economia gerada influencia diretamente no orçamento do hotel, colabora com meio ambiente e promove uma postura de hotel “ecofriendly”.
Para saber como implantar o programa de reuso de toalhas e incentivar os hóspedes a adotarem essa ideia, temos um e-book completo e gratuito.
-
Eliminar os descartáveis
Copos, talheres e pratos de plástico e garrafas de água. Todos esses itens geram lixo e, muitas vezes, são descartados em locais impróprios, poluindo a mata, o mar, os rios, etc.
Além do excesso de lixo gerado, o uso de descartáveis demanda um investimento constante na compra para reposição. Por isso, o ideal seria eliminar os descartáveis dentro do seu hotel, optando por artigos mais duráveis, como os de acrílico, de alumínio ou vidro.
O investimento em alternativas ao descartável rende economia financeira e redução de agentes poluentes no meio ambiente.
-
Separar o lixo para reciclagem
Parece óbvio, mas muitos lugares ainda não têm uma política que envolva a separação de lixo orgânico e reciclado. O simples ato de separar os materiais de descarte gera um reflexo imenso ao meio ambiente e à comunidade.
Dispor de lixeiras com indicação do tipo de lixo a ser deixado ali é importante para a educação do hóspede e pode gerar renda para as cooperativas da região que reciclam materiais e seus trabalhadores.
Para além de uma ação ambiental, há integrada uma ação social que reverbera e amplia o posicionamento do hotel.
-
Realizar a compostagem de alimentos
Seguindo a questão da separação do lixo, caso o hotel tenha horta ou uma área verde, os restos orgânicos, como cascas de frutas, podem servir de adubo. Para isso, basta realizar a compostagem dos alimentos e dar a eles uma nova função.
Caso seu hotel não tenha áreas verdes, você pode procurar um parceiro e destinar a compostagem.
-
Trocar as lâmpadas antigas por LED
Sem dúvidas, a conta de energia elétrica é uma das que mais pesa no bolso no setor hoteleiro. Por isso, é fundamental substituir lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que podem reduzir em até 50% a conta no final do mês.
É possível ainda instalar sensores de movimento nas áreas comuns, que são capazes de acionar o acendimento das luzes somente quando há necessidade.
Outras medidas sustentáveis para redução do consumo de energia elétrica são: optar por reguladores de tensão elétrica para reduzir o consumo pelos refrigeradores e comprar eletroeletrônicos mais modernos, que exijam menos eletricidade para funcionar.
-
Envolver o público interno
Para que as ações de sustentabilidade do hotel sejam, de fato, eficazes, é preciso engajar o público interno. Tanto os colaboradores quanto os hóspedes precisam ser informados e orientados sobre a postura da hospedagem.
Então, a dica é realizar treinamentos com as equipe, explicando as vantagens e os benefícios para todos ao praticarem iniciativas conscientes e, em relação aos hóspedes, escolha uma comunicação afetiva, que envolva as pessoas e as incentive a prática consciente.
Deixe recados e lembretes espalhados pelas áreas e pelos quartos com dicas como: “não se esqueça de apagar as luzes e desligar o ar-condicionado ao sair para passear” e a “água não precisa assistir você escovar os dentes, feche a torneira ;)”.
Por fim, para que a sustentabilidade faça parte do seu hotel e te traga bons retornos tanto econômicos como ambientais e sociais, é fundamental que o conceito seja, de fato, abraçado tanto pela gestão como por cada pessoa que integra e desfruta da hospedagem.
Trata-se, assim, de uma postura coletiva e genuína para que os benefícios possam ser sentidos e vividos por todos.
Para mais dicas sobre hotelaria, turismo e viagens, acesse o blog da Conamore!