Existem vários desafios no dia a dia de um anfitrião, você mais do que ninguém sabe de todos os impactos positivos e negativos refletem no trabalho, e apesar da correria, no final tudo precisa estar perfeito para receber os seus hóspedes e proporcionar a eles uma experiência incrível com seu hotel ou pousada.
E por falar em experiência, este ano está repleto de feriados, algo que com certeza as pessoas estão esperando para viajar, descansar, tirar férias, e já estão procurando uma acomodação.
Continue a leitura e venha entender como o marketing digital está incluso neste processo, e ainda usar as redes sociais para atrair mais pessoas e aproveitar essa onda de oportunidades.
Segmentação
Para algumas pessoas, o marketing digital pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas isso não passa de um mito. Você vai ver que quando a gente separar por partes, fica bem mais fácil. Vamos começar pela segmentação.
A segmentação nada mais é do que “escolher” o público que virá até sua pousada. Ou seja, cada família tem suas preferências e capacidade de investir em uma acomodação, portanto, se seu hotel está localizado em uma área preservada, provavelmente as pessoas que se sentirão atraídas até este local são mais aventureiras.
Mas, se seu hotel está localizado em um lugar mais agitado, em grandes centros, por exemplo, pode ser que o público prefira fazer compras. Então, a primeira regra do marketing digital é saber quem é seu público.
Essa regra inclui também qual a rede social em que seu hotel estará presente, até porque não há necessidade de estar em todas as redes sociais que existem. O Instagram, por exemplo, é usado por muitos para visualizar fotos das suas acomodações, café da manhã e outras atividades incluídas na sua hospedagem.
Esteja onde seu público está e entregue as informações exatas que eles estão querendo saber. Antecipe dúvidas e se relacione com quem encaixa exatamente em seu negócio.
Domine a jornada de compra
Já falamos um pouco sobre experiência, mas como ela se relaciona com as redes sociais? Bom, o que acontece é que a experiência dos hóspedes não começa no check-in, ela começa desde o primeiro contato que alguém teve com você.
Leia também: Melhorando a experiência dos hóspedes, a importância da jornada do cliente na hotelaria
Esse primeiro contato provavelmente será na fase da descoberta. Uma pessoa pode encontrar sua acomodação pelo Google, Instagram, Booking, Airbnb e outros sites de hospedagem.
Lembre-se que seu futuro hóspede é um cliente crítico, ele analisará tudo: tempo de resposta, qualidade das fotos, data do último post, informações completas e corretas e muito mais. Domine a jornada de compras e todos os pontos de contato para atrair e conquistar novos hóspedes.
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Constância, criatividade e conteúdo
Lembre-se dessa tríade antes de começar as suas estratégias nas redes sociais. A criatividade te ajudará a saber como criar uma publicação que engaje, a constância fará com que seus posts sejam entregues ao seu público e o conteúdo tem que despertar a vontade de interagir.
Uma dica interessante para você não se perder nos formatos de publicações é criar uma linha editorial. A linha pré-define o que será publicado ao longo da semana, ou seja, você pode publicar na segunda-feira uma foto do quarto, na terça, dicas de passeio na região e por aí vai. Veja só algumas dicas para começar:
- Mostre o caminho para chegar até sua pousada/hotel
- Dê dicas de lugares interessantes para ir por perto
- Forneça informações sobre restaurantes próximos
- Pontos estratégicos para turistas tirarem fotos são um diferencial
Você não precisa publicar todos os dias, defina o possível para não se sobrecarregar e perder a constância das publicações.
Saiba como medir seu sucesso
Para saber se uma boa campanha de marketing digital está trazendo resultados positivos, saiba como medi-los. É para isso que existem as métricas, elas são os principais guias para uma boa propaganda.
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Veja se após suas estratégias de segmentação, jornada e publicações os números de: curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos aumentaram. Se sim, quer dizer que seus hóspedes estão te enxergando como possibilidade de acomodação e estão provavelmente interessados em suas instalações.
Para finalizar, lembre-se que as redes sociais são como uma extensão da experiência de compra, faça o possível para agradar e encantar seus hóspedes com ela. Uma última dica é: sempre colha os feedbacks, tanto positivos quanto negativos, para melhorar sua pousada ou hotel e também para usá-los como prova social.
Os clientes também costumam ler as opiniões de quem já se hospedou para saber se é tudo isso mesmo que alguns lugares prometem em suas publicações.
Aproveite que você chegou até aqui e dê uma olhada em nosso Instagram, veja como organizamos as dicas, com produtos e até os feedbacks. Conheça toda a nossa linha de produtos e encante ainda mais seus clientes.
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