Como se viaja? Esta pergunta poderia soar como sem sentido há alguns anos. Ora, é simples, eu escolho um destino, reservo um lugar, faço as malas e pronto. Mas, o mundo mudou e o jeito de viajar também. As restrições, o isolamento e as atividades feitas de forma remota, por conta do combate a Covid-19, transformaram, significativamente, o cenário das viagens. E se colocar o pé na estrada está diferente, o modo de se hospedar e ser anfitrião dos turistas também não é mais o mesmo.
Diante disso, as novas configurações e preferências dos viajantes desencadearam novas necessidades e novas demandas às hospedagens. O site de reservas Airbnb elaborou uma lista com as principais tendências que vão ao encontro das principais características desse novo comportamento dos turistas. Vamos conhecer e saber como estar preparado para ser um anfitrião cinco estrelas? Acompanhe a leitura!
Reservas de longa duração
Para começar, vamos falar de uma das principais mudanças identificadas no comportamento dos viajantes: as reservas de longa duração. A possibilidade do trabalho, escola e outras atividades no modelo remoto permite um tempo maior fora de casa, resultando em estadias mais longas.
Segundo o Airbnb, 20% das noites reservadas em julho, agosto e setembro de 2021 foram para estadias de 28 dias ou mais — um aumento de 14% em comparação aos mesmos meses de 2019.
Para quem hospeda, as reservas de longa duração são – além de uma oportunidade de preencher o calendário do ano de forma mais rápida – favorece também o esquema de limpeza, a comunicação com os hóspedes e a realização de tarefas administrativas, tornando tudo mais eficiente.
Mas, para que as estadias mensais sejam realmente experiências positivas, é fundamental que a hospedagem se prepare para isso, oferecendo, comodidades essenciais na cozinha, materiais e utensílios de limpeza, além de Wi-Fi de alta velocidade, e um local adequado para trabalho e estudo, com mesa e cadeira.
Casas inteiras
Bem, diante da tendência de estadias mais longas, surge uma outra preferência dos hóspedes: o aluguel de casas inteiras. Os viajantes têm preferido reservas de espaços inteiros para ter mais privacidade durante o tempo de permanência, além da preocupação com a limpeza e o isolamento social.
Por isso, caso você seja um anfitrião de uma casa inteira, considere fazer o check-in com entrada sem contato humano na acomodação. Outra iniciativa importante é destacar suas boas práticas em relação à higienização do espaço e estar disponível para responder às dúvidas dos hóspedes.
Viagens locais
Vamos agora para uma tendência que tem sido responsável pela retomada do turismo e da hotelaria de forma significativa: as viagens locais. Diante de algumas restrições que ainda estão em vigor para viagens nacionais e internacionais e diante do receio de ficar confinado em um avião por horas, os hóspedes têm buscado cada vez mais por acomodações perto de casa.
O destino desejado fica a poucos quilômetros de casa, pode ser feito de carro, em segurança. As demandas têm sido para um espaço maior para um fim de semana próximo à natureza ou, então, para uma casa inteira para passar alguns meses, como dissemos acima.
Então, como anfitrião, você pode destacar os principais diferenciais do seu espaço para os hóspedes que moram por perto.
Por exemplo, caso tenha uma piscina, um quintal, uma horta ou um espaço de meditação, você pode incluir essas informações e chamar atenção das pessoas para desfrutarem dessas comodidades do lado de casa. Segundo o Airbnb, hoje, para os hóspedes, o mais importante são as comodidades e não as localizações exóticas.
Reservas de última hora
Com os deslocamentos mais curtos e as viagens feitas de carro, sem a necessidade compra de passagens, temos aqui uma nova tendência na forma de viajar: as reservas de última hora. De acordo com o Airbnb, a porcentagem de reservas de última hora, no site, dobrou desde o surgimento da COVID-19. Agora, 29% das reservas recentes no Airbnb são feitas uma semana antes do check-in.
Para os anfitriões, esta tendência desencadeia ações como a possibilidade de ativar o recurso de reserva instantânea, para que os hóspedes possam reservar seu espaço sem esperar confirmação, e a opção de estabelecer uma política de cancelamento mais flexível. Além disso, o anfitrião deve deixar o espaço sempre pronto para receber, com a manutenção e os itens de enxoval em dia – caso ofereça – e os materiais de limpeza e utensílios da cozinha organizados.
Faça a manutenção com antecedência
Falando em manutenção, ela é fundamental tanto no caso das reservas de última hora como no caso das estadias mais longas.
No primeiro caso, é preciso estar com tudo em ordem para receber, bem e com estrutura, a qualquer hora. Já no segundo, por conta do uso constante dos hóspedes de longa duração, o espaço e seus itens podem sofrer desgastes maiores. Então, é uma boa ideia deixar alguns dias livres entre as reservas para limpeza e a manutenção.
Outra dica é deixar agendadas as verificações de manutenção por temporada ou trimestrais, garantindo, assim, que eletrodomésticos, descargas, chuveiros e equipamentos de segurança estejam em boas condições de funcionamento.
Mais viagens em grupo
Estar com os amigos e planejar uma viagem em turma. De acordo com o site de reservas, esse modo de viajar vem se destacando também. As pessoas querem ficar perto, retomar o contato e, uma maneira segura de fazer isso, tem sido organizar encontros em pequenos grupos. A experiência da viagem compartilhada exige atualizações na hospedagem.
Assim, como anfitrião, você deve mencionar se seu espaço é adequado para famílias e grupos e certifique-se de que tem condições de recebê-los. Para isso, lembre-se de disponibilizar itens extras, como por exemplo, toalhas e lençóis, produtos de limpeza e outras comodidades úteis.
Ofereça mais descontos
Com mais gente na hospedagem e com estadias mais longas, é possível rever os valores e pensar em descontos, não é mesmo?
De cara, reduzir o preço por noite pode parecer desvantajoso, mas caso sua média de desocupação for de 20% (se você geralmente tiver reservas para 24 dias por mês), um desconto de 20% para uma estadia mais longa pode significar ganhar um valor mensal parecido com uma única estadia.
Faça os cálculos, coloque na ponta do lápis e veja o que é possível fazer, financeiramente, para atrair mais reservas de longa duração e, assim, garantir a hospedagem ocupada por mais tempo no mês.
Prepare o espaço
Por fim, para atender às novas demandas dos viajantes, como anfitrião, lembre-se sempre de pensar em como atender às necessidades dos hóspedes e, para isso, fique atento às comodidades que oferece e o que mais poderia agregar valor à hospedagem.
No caso das estadias mais longas, talvez a tendência mais relevante do momento, as pessoas podem querer uma quantidade maior de itens básicos na cozinha, no banheiro, no quarto – como cobertores, lençóis, toalhas e cobertores extras à mão -, além de uma estrutura de escritório confortável para trabalhar ou estudar.
Para mais dicas de como ser um anfitrião cinco estrelas, baixe o e-book, “Diferenciais para anfitriões do Airbnb: saiba como se destacar dos demais”, que preparamos. É rápido e sem custo 😉
É isso! Esperamos que as tendências compartilhadas aqui e que as dicas para receber – dentro de um novo cenário – tenham sido úteis e que, como anfitrião, você tenha mais e melhores maneiras de hospedar. Conte com a Conamore e suas peças de enxoval para hotelaria para acolher e impressionar!