Veja como preparar o espaço e organizá-lo para a chegada de cada hóspede
Administrar uma hospedagem do seu imóvel para temporada vai muito além de simplesmente disponibilizar um lugar para dormir; trata-se de proporcionar uma experiência memorável. Para isso, é essencial investir na arrumação, organização e limpeza do espaço.
Ter um checklist completo de arrumação não apenas facilita a manutenção da propriedade, mas também impacta diretamente a satisfação dos hóspedes, aumentando as avaliações positivas e contribuindo para o sucesso do seu negócio.
Para que você se destaque no setor, preparamos um checklist detalhado para ajudá-lo a preparar seu imóvel para cada novo viajante. E números que mostram como a limpeza, organização e a estadia de cada hóspede impactam significativamente nos seus resultados.
A Importância de ter um checklist na hora da arrumação
O principal motivo de seguir um passo a passo na hora de arrumar o seu imóvel é para garantir que você não perca nenhum detalhe importante durante a limpeza e organização do imóvel. Isso porque a falta de atenção em pontos importantes pode resultar em críticas negativas, comprometendo a sua taxa de ocupação e até a reputação na plataforma.
Alguns blogs publicados revelam que a maioria dos hóspedes aponta a limpeza como o fator mais importante na escolha de uma hospedagem. E que para os viajantes a limpeza e os itens de cuidado tem um impacto direto na decisão de onde se hospedar.
Esses feedbacks demonstram claramente que a arrumação, a limpeza e a organização são cruciais para manter a satisfação do hóspede. Com isso em mente, um checklist completo de arrumação não só melhora a experiência do hóspede, mas também impacta diretamente as avaliações e a chegada de novos clientes.
Leia ainda: Checklist: dicas para arrumação de quartos para hotelaria e anfitriões
Arrumação perfeita: antes do check-in
O primeiro passo, antes da chegada do hóspede, é investir em uma limpeza profunda. No banheiro, desinfecte o vaso sanitário, pia, espelhos, box e/ou banheira. Troque toalhas sujas por toalhas limpas e dobre-as de forma organizada. Certifique-se de que os itens essenciais, como papel higiênico e sabonete, estejam disponíveis.
Na cozinha, limpe as superfícies, como bancadas e fogão, e faça uma limpeza geral em todos os utensílios usados. Lave pratos, panelas e utensílios e guarde-os no local correto. Limpe a geladeira e o micro-ondas, além de verificar se há produtos vencidos.
Em todos os quartos, troque as roupas de cama, como lençóis, fronhas e cobertores. Aspire o chão e verifique se há poeira ou sujeira embaixo dos móveis. Além de organizar os armários e certificar-se de que há cabides disponíveis.
Nas áreas comuns, como a sala de TV e de jantar, aspire os pisos, limpe os móveis e certifique-se de que todos os itens decorativos estejam organizados.
Lembre-se dos itens essenciais e da comunicação
Certifique-se de que o sinal da internet está funcionando corretamente e forneça a senha da WI-FI para o hóspede em um local visível, como na mesa de café ou em uma folha informativa.
Garanta ainda que há toalhas Conamore suficientes, tanto de banho quanto de rosto, além de lençóis limpos, travesseiros extras e cobertores. Verifique se o ar-condicionado, aquecedor e outros dispositivos estão funcionando adequadamente. Além de utensílios básicos de cozinha, como talheres, panelas, pratos e copos.
Se possível, tenha uma seleção de café, chá e açúcar para que o hóspede se sinta mais à vontade.
Dê um toque especial e personalizado na hora das boas-vindas, como uma pequena mensagem escrita a mão ou um cartão personalizado. Se possível, pense em um toque especial, como uma garrafa de água, chocolates ou produtos da região.
Veja também: Manual de governança: 11 passos para elevar a gestão do seu hotel
Mesmo que o hóspede cuide bem do ambiente, manter uma comunicação aberta e clara é essencial. Ofereça um suporte sempre que necessário e tenha um canal de diálogo eficaz que possa ajudar a solucionar problemas de forma ágil, garantindo que a estadia seja tranquila e sem surpresas.
Esse também é um ponto importante ressaltado nas avaliações.
O pós-estadia é importantíssimo
Após a saída do viajante, troque sempre as roupas de cama da Conamore, como as toalhas e fronhas, para garantir uma nova sensação de frescor para o próximo hóspede. A troca constante também previne a propagação de germes e ácaros. Mesmo que o hóspede tenha deixado tudo organizado, é fundamental realizar uma nova limpeza, especialmente nas superfícies que tiveram contato com alimentos ou itens pessoais.
Varra todos os pisos e carpetes e faça a limpeza com produtos adequados para o tipo de piso. Lembre-se de limpar os cantos e embaixo dos móveis, áreas que muitas vezes são esquecidas, mas que um hóspede percebe.
Aproveite a leitura: Como cuidar e fazer a manutenção do enxoval do seu imóvel para temporada
Não se esqueça de realizar uma checagem detalhada para verificar se houve danos nos móveis, eletrodomésticos ou outros itens. Se houver danos, é importante documentá-los imediatamente e, se possível, buscar uma solução com o visitante ou a plataforma.
E tenha a certeza de que todos os itens da lista do checklist foram cumpridos, como a reposição de itens básicos como papel higiênico, sabonete, detergente e outros produtos de uso diário.
Dica extra: otimize a troca de enxovais Conamore
A troca de roupas de cama e toalhas é uma das etapas mais críticas na arrumação de um imóvel, afinal são eles que garantem o conforto e higiene para o hóspede. Então pense se há um estoque suficiente de enxoval, pense em uma parceria com uma lavanderia local para facilitar o processo de lavagem e secagem dos itens e tenha um local adequado para armazenar o enxoval limpo e até o sujo.
Mantenha tudo bem organizado, você irá economizar tempo e garantir que tudo esteja sempre em bom estado e na qualidade que você deseja.
Ou seja, a preparação cuidadosa de um imóvel para cada hóspede é um ponto importante para garantir a satisfação e fidelização dos clientes. Seguir um checklist de arrumação bem elaborado, realizar um check-in e check-out eficaz e otimizar a troca de enxoval são etapas fundamentais para manter sua propriedade bem organizada e limpa.
Lembre-se de que um imóvel limpo e bem cuidado é um dos principais fatores que contribui para avaliações positivas, aumento de reservas e sucesso..
Baixe agora o checklist para arrumação do seu imóvel para temporada
Facilite a organização e limpeza da sua hospedagem com um checklist pronto para uso! Baixe agora o nosso modelo gratuito e tenha mais praticidade na preparação do seu espaço para cada hóspede.
Clique aqui para fazer o download!
🛎️ 5 lições importantes para ter uma hospedagem de sucesso
🛎️ Por que renovar o enxoval do seu hotel no começo de 2025 é essencial?
🛎️Novidades do Airbnb para anfitriões: confira as novas mudanças e ferramentas da plataforma!
🛎️ Como o marketing de conteúdo pode atrair mais hóspedes
🛎️Checklist: dicas para arrumação de quartos para hotelaria e anfitriões