Aprovação lá em cima: turistas estrangeiros elogiam a hospitalidade e as acomodações da rede hoteleira

COMPARTILHE

Números de uma pesquisa encomendada pelo Governo Federal mostram que a satisfação dos turistas internacionais que visitam o Brasil cresceu nos últimos cinco anos. Em 2017, 88% dos entrevistados aprovaram a estadia em terras tupiniquins e destacaram a hospitalidade (98%) como melhor performance, seguida pela qualidade dos alojamentos (96,4%) e gastronomia (95,7%). No total, foram ouvidas 35.550 pessoas em 15 aeroportos e 10 pontos de entrada terrestre pelo País. Há cinco anos, a satisfação dos visitantes de fora era de 85%.

O levantamento relacionado a 2017 mostra ainda que 95% dos entrevistados tem a intenção de retornar ao Brasil. A informação é importante para a rede hoteleira que precisa estar cada vez mais bem preparada para receber os viajantes internacionais. Pelos cálculos do Ministério do Turismo, 6,5 milhões de pessoas entraram no País no ano passado. O número representa um aumento de 12% em relação ao desempenho de 2013, quando o registro foi de 5,8 milhões de turistas internacionais.  

Como cidade mais visitada por estrangeiros que procuram por lazer, o Rio de Janeiro segue na liderança (27% dos entrevistados). Na sequência, estão Florianópolis (20%), Foz do Iguaçu (12,5%) e São Paulo (7,8%). E a busca por dias de descanso e diversão está entre o fator principal para as viagens ao Brasil: 60% dos entrevistados.

As praias são as mais buscadas (72,4%), seguidas pelas cidades e atrações com ecoturismo, espaços de contato com a natureza e atrações de aventura (16,3%). Os outros motivos são visitar amigos e parentes (22%), participar de eventos e convenções ou realizar atividade vinculada a negócios (15,6%). Neste último caso, as cidades mais procuradas são São Paulo (44,4%), Rio de Janeiro (23,6%), Porto Alegre (4,2%), Curitiba (4,1%) e Brasília (3,3%). Pela avaliação histórica, as vindas a lazer aumentaram (em 2013 o índice era de 46,5%) e as realizadas em função de negócios diminuíram (representavam 25,3% há cinco anos).

Em relação às origens dos visitantes entrevistados, 63% vinham de países da América do Sul, 21% da Europa e 9% da América do Norte. Os hermanos argentinos representam uma parcela expressiva dos turistas (39,8%). Entre os países europeus, o maior número de visitantes vem da França (3,9%), seguida pela Alemanha (3,1%), Reino Unido (2,8%) e Itália (2,6%).

Os dados divulgados são importantes para que o setor hoteleiro possa se organizar e entender melhor as demandas, preferências e necessidades dos turistas estrangeiros que escolhem o Brasil como destino. Estar atento ao cenário é fundamental para alavancar e promover seu negócio.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS