As iniciativas que envolvem o setor do turismo tiveram um bom desempenho no último ano, mesmo diante de muitos desafios e incertezas, e o Brasil fechou 2021 com alta de 21% no Índice de Atividades Turísticas.
Os bons ventos que sopraram e impulsionaram as viagens, hospedagens e outros serviços relacionados ao turismo foram medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e estiveram presentes em todas as 12 Unidades da Federação, pesquisadas pelo instituto.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada em dezembro, pelo IBGE, e divulgada em fevereiro deste ano. De acordo com o levantamento, a alta na taxa foi impactada, principalmente, pelos ramos de transporte aéreo, hotéis, restaurantes, rodoviário coletivo de passageiros e locação de automóveis.
Bons resultados pelo Brasil
Como dissemos no início, os 12 locais investigados pelo estudo tiveram avanços, com destaque para São Paulo (11,9%), Rio de Janeiro (16,9%), Minas Gerais (31,6%), Bahia (47,3%), Pernambuco (40,9%) e Rio Grande do Sul (39,0%).
O Índice de Atividades Turísticas também apresentou crescimento na comparação entre novembro e dezembro de 2021, com uma elevação de 3,5%. Segundo a pesquisa, trata-se da sétima taxa positiva nos últimos oito meses, e durante este período, o setor acumulou um ganho de 66,7%.
Agora, se olharmos para a comparação entre os meses de dezembro de 2021 e de 2020, o Índice de Atividades Turísticas teve crescimento ainda mais encorpado, de 30,7%.
Essa alta também foi verificada nas 12 Unidades da Federação onde o indicador é investigado e os destaques da vez ficaram para os estados de São Paulo (34%), Minas Gerais (48,5%), Rio de Janeiro (17,6%), Rio Grande do Sul (57,2%) e Bahia (33,1%).
Mais gente voando
Os números apontam para avanços importantes e significativos após meses de restrições e inseguranças. Outros dados que refletem a movimentação de turistas pelo País e sublinham as perspectivas de recuperação do setor são da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo o órgão, ao longo de 2021, mais de 62,5 milhões de pessoas foram transportadas nos aeroportos do Brasil. O número representa um crescimento de 20,4% em relação ao ano anterior (51,9 milhões de passageiros).