Novidades tecnológicas sempre chegam para modernizar e facilitar o dia a dia das pessoas e empresas. No setor da hotelaria, não seria diferente. Mas, você deve estar se perguntando: “por que ter um hotel ou pousada automatizado?” ou “será que usar tecnologia vai afastar ou me aproximar dos hóspedes?”.
Leia também: Como a inteligência artificial pode ajudar na gestão das redes sociais do seu hotel
Para resolver todas essas dúvidas, elaboramos este blog que conta com algumas dicas para te ajudar a entender melhor tudo isso e também a refletir se vale ou não a pena.
Continue a leitura para descobrir tudo isso a seguir.
O que é automação e hotel inteligente?
A automação em hotéis e pousadas é sobre aplicar tecnologias como IoT (Internet das Coisas, traduzindo para português), Inteligência Artificial e outros tipos de sistemas automatizados para melhorar a experiência do hóspede e também a eficiência operacional.
Um hotel inteligente é, então, um estabelecimento que usa esses dispositivos interconectados para oferecer um nível superior de estadia, com serviços e conveniência ainda melhor.
Veja mais: Hotelaria no futuro – tecnologias que irão contribuir para o setor
É legal saber também que tudo isso vai muito além de ter um simples controle de temperatura e iluminação, mas abrange todas as áreas: cozinha, recepção, segurança, comodidades, desde o check-in até o check-out.
Veja uma lista com exemplos para você se inspirar:
Recepção
Check-in/check-out: automatização das reservas com aplicativos móveis ou totens de autoatendimento.
Reconhecimento facial para acesso: acesso ao hotel com leitura de face para aumentar a segurança.
Atendimento ao cliente: assistência 24/7 através de IA para responder perguntas e dar recomendações.
Você também vai gostar de saber: Chatbot – como essa tecnologia ajuda o marketing do seu hotel?
Autoatendimento: telas e quiosques interativos para informações e orientação dos hóspedes.
Quartos
Controles inteligentes: ajuste de temperatura, iluminação, cortinas, som ambiente e TVs inteligentes controlados por voz ou app.
Monitoramento do ambiente: sensores de qualidade do ar e ajuste de sistemas de purificação ou umidificadores.
Automação na arrumação e higiene: robôs automatizados para facilitar a limpeza.
Restaurante
Gestão de alimentos: automatização de pedidos e pagamentos de serviço de quarto com máquinas de venda automática.
Personalização do serviço de quarto: sistemas que permitem aos hóspedes fazer um upgrade de serviços no quarto.
Hotel de forma geral
Sistemas de gerenciamento de energia: tecnologia IoT para otimizar o uso de energia, ajustando o aquecimento, ventilação e ar condicionado.
Automação na segurança: câmeras de segurança inteligentes e sistemas de monitoramento.
Quais são os benefícios?
Além de facilitar as comodidades para o hóspede, os principais benefícios da automação em hotéis inclui também a otimização do uso de energia, para economizar e cortar gastos quando luzes e equipamentos não estão sendo utilizados, um controle mais intuitivo sobre o ambiente dos quartos, como a facilidade de ligar e desligar luzes com a voz e ainda fazer reservas em restaurantes.
São exemplos como esse que melhoram a velocidade e a qualidade do serviço. A automação também pode aumentar a segurança, como, por exemplo, o uso de portas inteligentes que abrem com senhas que podem ser trocadas a cada novo hóspede, o monitoramento dos espaços de convívio e controle de acesso às salas internas dos funcionários.
Leia mais: Google hotel center – descubra como essa ferramenta pode te ajudar a aumentar o número de reservas
E os malefícios?
Mas, como nem tudo são flores, a automação também tem um lado que pode apresentar alguns desafios para quem deseja implantar esta modernidade. O alto custo inicial de implementação, a necessidade de manutenção contínua, e potenciais preocupações com a privacidade e segurança dos dados dos hóspedes são alguns exemplos para ficar de olho.
Um outro risco é o fato de se perder o contato humano durante a estadia, ou seja, aquele acolhimento especial, o olho no olho, aquela ajuda inesperada que, no final das contas, somam muito para a experiência de quem espera personalização e pode prejudicar a hospitalidade.
Saiba também: Customer success – tudo que você precisa saber sobre esse assunto
Cuidados antes de automatizar
Antes de mergulhar nesse processo de automatização, lembre-se de realizar uma análise detalhada se as automatizações que deseja fazer cabem no bolso, isto é, pense bem no custo-benefício para garantir que esse investimento trará um retorno esperado.
É importante considerar a compatibilidade das novas tecnologias com os sistemas que já existem, justamente para facilitar a ponte de suporte e manutenção quando forem precisar arrumar algum desses itens.
A segurança de dados dos hóspedes (LGPD) é um item que não pode ser deixado de fora, quando o assunto é informações de clientes, é exigido a implementação de protocolos de segurança cibernética, chame um profissional de TI para te ajudar nessa.
Uma última dica é treinar todos os funcionários para garantir que todos saberão utilizar os novos sistemas. Faça todos os testes antes de lançar para o hóspede, tenha a certeza de que tudo funcionará corretamente.
Cuidar do seu hóspede é também sobre investir em serviços melhores para ele. Veja nossas outras dicas em artigos já publicados logo abaixo.
🛎️ O que esperar do turismo em 2024?
🛎️ Como escolher o melhor enxoval para a meia estação
🛎️ Cenário e projeções do turismo no Brasil para 2023 e 2024
🛎️ Como transformar a experiência do hóspede de forma sensorial
🛎️ Como incorporar tradições brasileiras ao seu hotel e receber mais turistas
🛎️ Como a inteligência artificial pode ajudar na gestão das redes sociais do seu hotel