Canais de vendas para melhorar as reservas no seu motel

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O mundo mudou. A tecnologia é a intermediária para praticamente tudo: do pedido no restaurante, passando pela reunião de trabalho até o meet com os amigos. A vida acontece pelos meios digitais. Diante das novas perspectivas e possibilidades, as reservas de pernoites e diárias em motéis também mudaram e passaram a ser realizadas pelos canais de venda onlines. 

Assim, para que seu o motel seja visto e desejado, é fundamental que ele esteja na vitrine principal do momento: a internet. E, para essa exposição que vai gerar mais olhares, existem diversos caminhos digitais. 

Para te ajudar a identificar os melhores canais de venda, marcar presença de forma efetiva no mundo virtual e alavancar as reservas no seu motel, preparamos este artigo. Acompanhe e leitura!

O que são canais de venda? 

Para começar, é importante entender o que são os chamados canais de venda dentro dessa nova era, a era da tecnologia. 

Quando falamos em hotelaria e nos setores de hospedagem e estadia, os canais de venda online são plataformas digitais nos quais os hotéis, pousadas e motéis podem apresentar seus espaços e serviços ao seu público e concretizar as reservas. 

Entre os tipos de canais de venda, podemos destacar dois: os canais de venda diretos e os indiretos. Veja como cada um funciona:

  • Canal de venda direto 

Aqui, não há intermediário e o canal oferece o serviço diretamente ao público final. Tudo é feito e negociado de forma direta entre o estabelecimento e o hóspede. 

Neste caso, podemos citar como canais de venda diretos o site próprio do motel, suas redes sociais e até mesmo seu próprio aplicativo de reservas. 

  • Canal de venda indireto

Já quando falamos em canal de venda indireto, tratamos do envolvimento com outras empresas parceiras que atuam como ponte e que oferecem a hospedagem ao cliente final. Em muitas situações, essas empresas, além de realizar a venda de reservas, atendem às necessidades e prestam assistência ao hóspede. 

Como exemplo de canais de venda indiretos, podemos destacar as parcerias com as Online Travel Agencies (OTA’s). O investimento no marketing do motel nesses espaços, certamente, renderá bons resultados, já que essas plataformas de vendas online investem pesado nas ações de publicidade e distribuição de seus estabelecimentos cadastrados. 

Quais os canais de venda para motéis? 

Bem, agora vamos aos principais canais de venda para aparecer e fazer bonito nas estratégias de reservas do seu motel.

  • Site próprio

Ter um site é ter seu próprio território na internet. Ainda que as redes sociais estejam assumindo cada vez mais a dianteira no mundo virtual, um site bem construído, com fotos em boa resolução, informações detalhadas e contatos disponíveis, transmite segurança e confiabilidade em quem está pesquisando um lugar para uma noite ou uma estadia especial.

Além disso, o site pode ser o canal de vendas direto do motel. Por meio dele, os interessados podem conhecer as suítes disponíveis, checar as datas e horários, solicitar por serviços personalizados e efetuar a reserva. Tudo de uma forma muito prática e sem intermediários.

Para o motel, o canal de venda direto é uma opção vantajosa, pois reduz custos com comissões e taxas, cobradas nos canais indiretos, por exemplo. No entanto, todos os trâmites, contato e assistência ao hóspede ficam a cargo do estabelecimento, que precisará se organizar para atender. 

Importante lembrar também que ao realizar as reservas pelo site, o motel deve seguir os protocolos de segurança de compras online para que as pessoas se sintam tranquilas ao compartilharem os dados de pagamento.

Ah, o site do motel também deve ser de fácil navegação e responsivo, ou seja, que sua visualização seja compatível ao acesso via mobile, em tablets e smartphones.

  • Redes sociais e aplicativos

WhatsApp, Instagram e Facebook passaram de aplicativos e redes sociais para o patamar de canais de venda direta. Sim, é possível fechar negócio e realizar reservas online por meio dessas ferramentas de interação e comunicação. 

Ter um perfil no Instagram e no Facebook pode ir além da divulgação do motel e dos serviços por meio de fotos e textos. Essas redes sociais são espaços valiosos para estreitar o relacionamento com os hóspedes, descobrir preferências e oferecer mimos e promoções especiais. 

Através das mensagens privadas, os directs, é possível negociar a estadia e concretizar a reserva, receber comprovante de pagamento e deixar tudo pronto para o hóspede quando ele chegar para desfrutar. 

Outra ferramenta de venda direta fundamental para o marketing dos motéis é o WhatsApp. O aplicativo de troca de mensagens instantâneas torna tudo mais rápido. Em questão de minutos é possível fazer o contato, escolher a suíte por meio de fotos e fechar a reserva. Tudo acertado e o motel com as reservas em alta. 

Os canais de venda direta possibilitam aos motéis, além do menor gasto com taxas e comissões – como já dissemos -, uma proximidade maior com seu público. O tête-à-tête pode ser decisivo na fidelização do hóspede. 

  • OTAs

Agora, vamos aos canais de vendas indiretas. As chamadas Online Travel Agencies (OTAs) são plataformas digitais que reúnem e oferecem serviços de hospedagem e estadia. Elas promovem os estabelecimentos cadastrados e realizam a intermediação com os hóspedes.  

Como grandes empresas que são, as OTA’s  – como Booking.com e Guia de Motéis – investem pesado nas divulgações e no marketing, têm um tráfego diário altíssimo de visitantes e contam com um reconhecimento importante do público. 

Por isso, ter seu motel cadastrado em algum site de reservas é algo bastante significativo para melhorar as taxas de ocupação. 

No entanto, é preciso analisar com atenção as condições oferecidas pelo site – qual valor da taxa a ser repassada à plataforma, por exemplo – e pensar a quantidade certa de suítes que serão disponibilizadas ali. 

Outra questão que vale ser destacada é que, ao fazer uma pesquisa em uma OTA, o interessado no seu motel pode ter acesso aos comentários e avaliações deixados ali por outros hóspedes. 

Assim, a escolha pode ser feita com base nas experiências positivas de outras pessoas. Então, mais do que nunca, o motel precisa se comprometer em garantir uma estadia satisfatória (e inesquecível!) para que seus diferenciais e boa reputação se espalhem pela rede. 

Mas, preste atenção, caso haja algum comentário ou avaliação negativa, não ignore ou seja rude. É importante sempre responder às mensagens com gentileza e proatividade. 

Gestão para aproveitar ao máximo os canais de venda

Bem, como vimos, há muitos caminhos para serem explorados nas reservas por meio dos canais de venda. 

As portas de entrada podem ser muitas e, por isso, para que não haja problemas de overbooking, é essencial que o motel tenha uma boa ferramenta de gestão, capaz de centralizar as ações de reserva de todos os canais de vendas e de acompanhar em tempo real as transações.

Uma dessas ferramentas é o Channel Manager, um software para hotéis, pousadas e motéis, que gera relatórios e métricas e faz a gestão das reservas, otimizando as ações e oferecendo maior controle. 

Então, agora que você conhece as muitas possibilidades de melhorar as reservas no seu motel por meio dos canais de venda, é hora de colocar as estratégias em prática, certo?

Ah, por fim, um lembre fundamental quando se trata de marketing de motéis: mantenha a discrição, a privacidade e o tom elegante ao comunicar e vender. Agir de maneira cuidadosa, responsável e atenta é a melhor forma de se mostrar.

Gostou das informações compartilhadas aqui? Para mais dicas de marketing na hotelaria e em hospedagens, acesse o blog da Conamore!

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